Previous
Next

M. Dias Branco: Pessoas satisfeitas se engajam mais e geram melhores resultados no longo prazo  

Tem se mostrado evidente que as organizações que investem na construção de uma cultura de liderança humanizada e práticas transparentes conseguem não só consolidar sua reputação, mas também impulsionar resultados sustentáveis a longo prazo. Empresas que adotam esses valores em seu DNA demonstram uma postura ética e responsável, fortalecendo a relação de confiança com investidores, clientes, colaboradores e demais stakeholders – uma estratégia que transcende o curto prazo e se torna um diferencial competitivo essencial na economia contemporânea. 

Magali Carvalho Façanha, gerente de contabilidade societária na M. Dias Branco, reforça essa visão ao afirmar que “a liderança humanizada, aliada à transparência, fortalece nossa conexão interna ao promover um ambiente de trabalho mais empático, colaborativo e alinhado com os valores da empresa. Isso estimula o engajamento dos colaboradores, amplia o senso de pertencimento e facilita a comunicação entre equipes e lideranças.” 

Até 2030, a companhia pretende ampliar seu índice de satisfação dos colaboradores com o clima organizacional. Para atingir essa meta, realiza anualmente pesquisas para avaliar a percepção dos funcionários acerca dos líderes, do orgulho de fazer parte da empresa, da colaboração entre setores, além da estrutura e benefícios oferecidos. Segundo Façanha, “com base nessa pesquisa, buscam evoluir a qualidade do ambiente de trabalho da companhia pois entendem que pessoas satisfeitas se engajam mais e geram melhores resultados no longo prazo.”  

Práticas inclusivas também integram essa estratégia. Exemplos dessa prática podem ser vistos em iniciativas como o fortalecimento da representatividade feminina: atualmente, 28,8% das posições de liderança são ocupadas por mulheres, e 42,8% do Conselho de Administração é composto por elas. Estabeleceram como meta alcançar 40% de representatividade feminina em cargos de liderança até 2030, reafirmando seu compromisso com a inclusão. Outras ações de destaque incluem o Comitê de Diversidade, a Política de Direitos Humanos, a Semana da Diversidade, o podcast PODiverso, o Conexão Mulher e a acessibilidade do site em Libras.  

No que se refere ao fortalecimento da confiança junto aos investidores, clientes e demais stakeholders, Façanha destaca que celebram com orgulho mais um reconhecimento pelo Troféu Transparência, que reforça a missão de manter a confiança dos investidores, clientes e parceiros. “A transparência é um valor central, refletido em nossa governança sólida e em práticas que promovem responsabilidade.” A companhia busca oferecer informações claras, organizadas e ágeis, fundamentais em um ambiente de negócios cada vez mais justo e ético.  

Essas ações incluem a divulgação anual da Carta de Governança Corporativa, a presença de membros independentes no Conselho acima do exigido por lei e a adesão ao Movimento Transparência 100%. Além disso, o Código de Ética orienta condutas que reforçam princípios como integridade, respeito à legislação, responsabilidade social e ambiental, além do compromisso com a continuidade do negócio — elementos que reforçam a confiança dos diversos públicos e consolidam a credibilidade da marca. 

Para o futuro, a M. Dias Branco pretende continuar alimentando e inspirando pessoas, transformando sonhos em realidade por meio de alimentos de qualidade, saborosos e acessíveis. “Seguiremos investindo em uma atuação diversificada, com presença global e crescimento sustentável”, afirma Façanha. Além disso, a adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, iniciativa da Controladoria-Geral da União, reforça o compromisso com uma cultura organizacional pautada pela ética e pela integridade, elevando a reputação da companhia e sua competitividade no mercado. 

Para sustentar sua trajetória de sucesso, a empresa aposta em três pilares estratégicos principais: governança corporativa forte, sustentabilidade e inovação. De acordo com Façanha, para se manterem relevantes e competitivos no mercado, é essencial atuar com base em estruturas sólidas que reflitam o seu trabalho e nossa estratégia de longo prazo. 

Ela explica que “os valores da companhia se baseiam em cinco pilares: simplicidade nas relações, atitude para inovar, colaboração para o crescimento, respeito às pessoas e ao bem comum, e excelência em tudo que fazem.” Sua Agenda Estratégica ESG também é fundamental, fundamentada nos pilares de cuidar do planeta, acreditar nas pessoas e fortalecer alianças. Essa iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, aos quais a empresa é signatária desde 2019. No campo da governança, por exemplo, reforçam sua atuação com iniciativas como a adesão ao Movimento Transparência 100%, a divulgação anual da Carta de Governança Corporativa e a promoção da diversidade no Conselho, mantendo membros independentes acima do que é exigido por lei. Na parte de pactos e reconhecimentos, destaca a sua Certificação ISO 37001, que atesta a implementação de um sistema de gestão antissuborno. 

O reconhecimento pelo Troféu Transparência, inclusive reforça esse compromisso de visão integrada do negócio, que contempla as dimensões financeira, econômica, social, ambiental e de governança. “Essa premiação atesta nosso compromisso com o crescimento sustentável e a geração de valor para a sociedade. A transparência é um dos pilares mais importantes da governança corporativa na M. Dias Branco. Ela orienta nossas decisões estratégicas, fortalece a confiança dos stakeholders e garante que nossas práticas estejam alinhadas com os mais altos padrões éticos.”  

Em um mundo em constante transformação, a obtenção do Troféu Transparência representa, para a companhia, um marco de credibilidade e um incentivo a continuar aprimorando suas práticas de divulgação de informações e governança. Façanha comenta que “receber o Troféu Transparência é motivo de grande orgulho para a M. Dias Branco. A relevância dessa premiação reafirma nosso compromisso com a divulgação de informações financeiras claras e de alta qualidade, promovendo um entendimento do negócio por parte de todos os nossos stakeholders.”  

Ela reforça que esse reconhecimento é um estímulo para seguir aprimorando processos com excelência e objetividade, sobretudo em um ambiente de mudanças constantes. “Essa conquista é um marco de credibilidade, que fortalece a confiança de investidores, parceiros e colaboradores, além de refletir o compromisso da companhia com a ética, governança e desenvolvimento sustentável.”  

Por fim, Façanha destaca que “essa postura está refletida, também, em seus relatórios integrados e na Agenda Estratégica de Sustentabilidade, com metas definidas até 2030, alinhadas aos compromissos da empresa com a ética, a governança e o desenvolvimento sustentável.”  

Magali Carvalho Façanha, gerente de contabilidade societária na M. Dias Branco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *