Vivemos um momento da história em que grandes transformações acontecem de forma rápida e irreversível. Ficar para trás não é uma opção nem para os negócios que desejam se manter no mercado de forma eficiente, nem para os profissionais que buscam crescer e se destacar. Para discutir os impactos desse cenário no mercado, a ANEFAC realizou em julho o ANEFAC Innovation Day, um evento que reuniu diversos líderes do setor para compartilhar suas experiências e o papel transformador da inovação nos negócios.
O encontro foi dividido em dois painéis: o primeiro focado em investidores e o segundo voltado para a aceleração de startups.
Investimentos
Na primeira apresentação, Lilian Primo, vice-presidente da ANEFAC, moderou o bate-papo entre Carol Paiffer, CEO da Atom & Shark Tank Brasil; Jairo Margatho, diretor de Venture Capital na Bossa Invest; e Walter Moreira, diretor de Investimentos da Epitychia.
Neste ambiente de inovação, as ideias são essenciais para o desenvolvimento de novos produtos que podem mudar a forma de consumo, seja de produtos ou serviços. No entanto, se essas ideias não tiverem uma construção financeira sólida, elas podem naufragar. Carol Paiffer destacou: “Eu sempre digo que não quero trabalhar com fumaça, com quem visa muito a mídia, mas pouco a estrutura que tornará a empresa rentável. Por isso, costumo enfatizar que o empreendedor deve ter um propósito, mas não abandonar o caixa, porque você pode ter a melhor ideia para um negócio, mas sem economia real ele não ficará de pé.”
“O legal da jornada é crescer juntos. Por que eu vou crescer sozinha se posso trazer outras pessoas, dividir o risco e avançar ainda mais? É essa a visão que os investidores têm neste tipo de negócio”, reforçou Lilian.
Olhando para o setor e suas tendências, especialmente em mercados alternativos, houve uma mudança nos requisitos que um investidor demanda para considerar um negócio promissor. Walter Moreira explicou que, antes, qualquer oportunidade de escapar de uma taxa de juros baixa era vista como vantajosa. “Foi um momento de mercado que gerou uma série de danos, porque o retorno esperado não chegou. Isso tornou os investidores mais criteriosos na hora de fechar negócios, observando aspectos financeiros que comprovem que a empresa já se sustentou por algum tempo. A sustentabilidade financeira da empresa se tornou essencial.”
Mas o que esperar para o futuro? Jairo Margatho explicou que, nos últimos anos, os cheques gordos se tornaram menores, o que pode ser positivo, pois representa uma maior diversidade de investimentos. Essa tendência deve continuar nos próximos anos, com investidores ajustando suas carteiras para incluir empresas jovens e maduras. “Olhando para o Brasil, eu não acredito que temos estrutura para criar produtos de Inteligência Artificial como a China fez, por exemplo. Precisamos estar atentos a isso”, alertou.
Aceleração
Após essa visão geral do mercado, os participantes do ANEFAC Innovation Day puderam se aprofundar nos processos e requisitos do trabalho de aceleração de startups.
O painel, mediado por Thais Borges, head Adjunta de Empreendedorismo e Startups da ANEFAC, contou com a participação de André Lucato, diretor na Dinastia Hub; Carol Paiffer, Atom & Shark Tank Brasil; Jairo Margatho, Bossa Invest; Walter Moreira, Epitychia; e Oseias Gomes, fundador da Lions Startup; além da participação de Lilian Primo Albuquerque, head de Empreendedorismo e Startups da ANEFAC.
Um dos principais pontos a serem observados na aceleração de negócios é a qualificação dos responsáveis por esses processos. A experiência, que inclui tanto sucessos quanto adversidades, é um requisito essencial. Como salientou a mediadora do evento, Thais Borges: “A bagagem de um profissional é única. Suas experiências, aprendizados e visão de negócios são intransferíveis. Não é eficiente contratar o ‘filho’ de um profissional renomado para uma posição como essa, porque ele ainda está começando sua carreira e não possui a mesma maturidade que o empreendedor experiente teria.”
Após selecionar sua equipe de profissionais e conselheiros, é crucial entender o propósito do negócio e o que precisa ser feito. Essa etapa é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia, como destacou Oseias Gomes durante o painel.
“Hoje, o ser humano está de mãos dadas com o robô, e os gestores precisam compreender essa realidade e se preparar para formar equipes compostas por humanos e tecnologia. Durante muito tempo, ouvi pessoas dizendo para nos apegarmos às soluções porque os problemas já existem. Mas não concordo com essa afirmação. Quem quer melhorar as coisas nunca desiste do problema. Quanto mais você estressa o problema, maiores serão as soluções encontradas. Não podemos nos contentar com o superficial. É necessário cuidar tanto das pessoas quanto da tecnologia.”
Uma dúvida comum é como mensurar os resultados de um negócio em processo de aceleração. Isso é fundamental em todas as etapas, desde antes do desenho de uma nova estratégia até sua implementação e ajuste. André Lucato destacou: “Não podemos avaliar o negócio apenas com ‘achismos’. É necessário fazer análises de dados semanalmente para entender o que funciona e o que deve ser deixado de lado. Muitas vezes, precisamos fazer testes ao longo da jornada, mas é preciso errar rápido. Ou seja, ter agilidade para ajustar o curso. Outro ponto fundamental é não ter apenas uma fonte de receita; é preciso ter diversidade de produtos e serviços dentro de uma mesma empresa.”
Apresentações e premiação
Na etapa final do evento, quatro startups puderam fazer um pitch de cinco minutos apresentando seu negócio aos participantes, em especial aos investidores. E, a partir desta fala, estas empresas foram premiadas com mentoria (exclusiva para o primeiro lugar), cursos e a isenção da 1ª anuidade da associação à ANEFAC, bem como uma participação no ANEFAC News, de acordo com a classificação de cada uma.
Após uma criteriosa análise da banca avaliadora, as vencedoras foram:
- 1º lugar: Bits
- 2º lugar: Mitfokus
- 3º lugar: Filma eu
- 4º lugar: Cognitive
Ao final do evento, a ANEFAC anunciou que será retomado o ANEFAC Conecta, iniciativa que tem por objetivo proporcionar uma maior visibilidade às empresas através de uma comunicação eficiente com o mercado. Quem quiser conhecer mais sobre o programa pode acessar o https://www.anefac.org.br/anefac/conecta/.