Refletindo sobre a cultura corporativa que a Ambev promove, Lucas Lira, CFO, destaca a importância da transparência nas relações da empresa com seus stakeholders. “Aqui na Ambev temos uma cultura de não pegar atalhos, em que a transparência é um pilar essencial em todas as nossas operações e relações com os stakeholders”, afirmando que o reconhecimento da empresa com o Troféu Transparência é um reflexo dessa postura e um reforço do compromisso com uma comunicação clara com investidores, clientes e colaboradores.
A Ambev enfrenta desafios e riscos sem abrir mão da transparência em suas operações. Segundo ele, a transparência, a ética e o cumprimento integral da lei devem ser os princípios fundamentais que orientam todos os negócios. A empresa avalia que atinge a excelência por meio de uma cultura corporativa sólida e uma gestão disciplinada, permitindo à empresa antecipar e mitigar riscos de forma eficaz. Por isso, manter um fluxo contínuo e claro de informações é fundamental, especialmente em tempos difíceis, o que reforça a responsabilidade e o compromisso ético da empresa.
Em relação à divulgação de informações financeiras no cenário atual, Lira destaca a significância de criar um ambiente de confiança. “Um ambiente de confiança e credibilidade é impreterível para o desenvolvimento econômico e, nesse contexto, a transparência sobre a performance financeira é peça-chave para fortalecer a relação com investidores e demais stakeholders.” Ele considera que informações financeiras claras e precisas são essenciais para a sustentabilidade dos negócios.
Por fim, sobre os planos futuros, a Ambev acredita na sua estratégia comercial e de portfólio, com compromisso com uma execução disciplinada. “Em 2020, começamos uma jornada de transformação da companhia pautada na evolução da cultura e do negócio como um todo, e temos conseguido melhorar nosso desempenho operacional e financeiro de forma consistente,” conclui Lira.