Previous
Next

B3: Gestão de riscos, atuação ética e conformidade para garantir a continuidade dos negócios 

Para enfrentar desafios e riscos, a B3 adota normas e procedimentos internos rigorosos que permitem uma gestão responsável e a divulgação clara das informações financeiras e não financeiras. “A transparência é um princípio fundamental para nós. Isso inclui garantir a integridade em nossas ações e a divulgação clara e precisa de informações financeiras e não financeiras, além de promover as melhores práticas de mercado em nossa prestação de contas”, diz João Paulo Gonzaga Pereira, superintendente de contabilidade da B3. 

A empresa implementa práticas abrangentes que incluem a gestão de riscos, a atuação ética e a conformidade com regulamentações locais, além de políticas anticorrupção. Esses esforços visam garantir a continuidade dos negócios e a resiliência de suas plataformas operacionais, assegurando a segurança e a integridade dos dados pessoais, enquanto previne ataques cibernéticos e promove uma gestão eficaz da cadeia de suprimentos. 

Pereira também enfatizou a importância da divulgação de informações financeiras, afirmando que ela é vital tanto para as empresas quanto para o mercado de capitais. Informações precisas ajudam a evitar assimetrias e fraudes, contribuindo para a estabilidade do mercado. Ele acrescenta que empresas que compartilham dados financeiros, incluindo aspectos sociais e ambientais, podem melhorar sua reputação e alcançar um destaque positivo. 

A B3 destaca a relevância do Troféu Transparência, prêmio que a empresa recebe pela 14ª vez. Segundo Pereira, esse reconhecimento é crucial para fortalecer as relações com os stakeholders, ressaltando a importância da transparência e da integridade em todas as interações. Ele enfatiza que a promoção do desenvolvimento econômico sustentável é parte do compromisso da B3 em fornecer ao mercado e à sociedade informações confiáveis de forma ética. 

Para 2024 e 2025, a B3 se compromete a manter sua centralidade no cliente e a ouvir as demandas de um mercado ágil e competitivo. “Utilizamos nossa experiência e credibilidade para desenvolver soluções e produtos que acompanhem e facilitem a evolução do mercado, em parceria com reguladores, clientes e parceiros. Nossa estratégia de negócios é ‘ambidestra’, o que significa que, enquanto fortalecemos nosso core business, também aceleramos a diversificação em áreas adjacentes aos negócios tradicionais”, explica Pereira. 

O core business inclui atividades como bolsa, balcão organizado e infraestrutura para financiamentos, enquanto os negócios adjacentes se baseiam na expertise principal da B3, explorando territórios complementares e aproveitando sinergias para maximizar resultados. “Dessa maneira, enfrentamos um mundo em constante transformação e estabelecemos as bases para um desempenho sólido, tanto no presente quanto no futuro”, finaliza Pereira. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.