Previous
Next

Cemig: Manter a transparência, mesmo diante de desafios e riscos, é uma estratégia essencial para a confiança e a reputação  

Para os anos de 2024 e 2025, a administração da Cemig se compromete a focar no cliente em sua gestão, elevando os padrões de qualidade dos produtos e serviços e garantindo fidelidade e satisfação. Segundo Mário Lúcio Braga, da superintendência de controladoria, para alcançar os objetivos, o destaque é o robusto programa de investimentos previstos para o período de 2023 a 2028, de R$ 35 bilhões, sendo a maior parte deste investimento no negócio de distribuição de energia na sua concessão em Minas Gerais, o que certamente terá como consequências uma maior oferta de energia para o desenvolvimento social, além de uma energia de melhor qualidade, com menor frequência e duração de interrupções no fornecimento. 

Ao mesmo tempo que executa esse programa de investimentos, a Cemig é uma das companhias que mais paga dividendos no setor elétrico, graças à robusta geração de caixa associada a uma baixa alavancagem financeira. “É importante buscar alternativas e soluções que reduzam o valor da conta de energia para os clientes do negócio de distribuição, com foco na questão dos encargos regulatórios, impostos, incentivos fiscais, criando sustentabilidade para o setor”, explica Braga.  

Em entrevista, Mário Lúcio Braga, da Superintendência de Controladoria da Cemig, elucidou como a empresa utiliza o Troféu Transparência em suas interações com stakeholders. Segundo Braga, “O Troféu Transparência ANEFAC é um reconhecimento externo de grande valor para a Cemig, considerando a tradição, reputação do prêmio e critérios técnicos rigorosos na escolha das Vencedoras.” Para a companhia, esse prêmio é uma ferramenta estratégica que fortalece as relações com seus stakeholders, reafirmando o compromisso da Cemig com a transparência e a ética nas práticas financeiras, em seu relacionamento com investidores, clientes, colaboradores e parceiros. Além disso, tal reconhecimento ajuda a consolidar uma imagem positiva no mercado, destacando a empresa como referência em governança corporativa. 

Em um contexto de desafios e riscos, a Cemig mantém sua estratégia de transparência como pilar crucial. “Manter a transparência, mesmo diante de desafios e riscos, é uma estratégia essencial para consolidar a confiança e fortalecer a reputação da empresa.” Para alcançar esse objetivo, segundo Braga, é fundamental implementar e sustentar um sistema robusto de governança corporativa, assegurando que todas as operações e decisões estejam em conformidade com leis e regulamentos. Além disso, ele destaca a importância de promover uma cultura organizacional que priorize a ética em todos os níveis, gerenciando riscos de forma proativa e transparente. “Isso fortalece a credibilidade da empresa perante seus stakeholders e o mercado.” 

Desta forma, ele desta que o impacto do Troféu Transparência é um reconhecimento externo de grande valor para a Cemig, considerando a tradição, a reputação do prêmio e os critérios técnicos rigorosos na escolha das vencedoras. Para a Cemig, é uma ferramenta estratégica para fortalecer as relações da empresa com seus stakeholders, onde é reafirmado o compromisso da companhia com a transparência e a ética nas práticas financeiras, em seu relacionamento com investidores, clientes, colaboradores e parceiros. Além disso, ajuda a consolidar uma imagem positiva no mercado, destacando a empresa como referência em governança corporativa. 

Internamente, o reconhecimento, de acordo com Braga, valoriza as boas práticas de gestão, motivando colaboradores a manterem elevados padrões na elaboração das demonstrações financeiras. “Esse compromisso com a responsabilidade e a transparência torna a empresa mais atrativa para novos investidores, colaboradores e clientes, além de facilitar o acesso ao mercado de capitais”. 

A importância da divulgação de informações financeiras no cenário atual também é enfatizada. Braga afirma que a divulgação de informações financeiras é essencial no cenário atual, pois promove transparência, fortalece a confiança e atrai investidores, consolidando a reputação da empresa. “Essa prática facilita o acesso a capital, evidencia boas práticas de governança e capacita os stakeholders a tomarem decisões informadas. Além disso, a transparência financeira é fundamental para responder às crescentes demandas por responsabilidade social e sustentabilidade, posicionando a empresa como competitiva e ética no mercado globalizado”, finaliza. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.