A dinâmica do mercado de energia demanda das empresas uma combinação de estratégia, governança e valores, que vão além de resultados financeiros imediatos. Em um contexto de rápidas transformações econômicas, sociais e ambientais, a sustentabilidade do negócio depende do alinhamento com princípios que reforcem a credibilidade, responsabilidade e inovação. Nesse cenário, em um mundo em constante mudança, a transparência se torna um pilar indispensável para garantir a sustentabilidade de longo prazo.
Segundo Luiz Eduardo Muniz Coimbra, diretor de Relações com Investidores da Alupar, o Troféu Transparência demonstra o compromisso contínuo com os melhores padrões de integridade e prestação de contas, em um contexto onde as companhias são cada vez mais cobradas por seu impacto social e ambiental, além de seu desempenho financeiro. “Essa postura não apenas constrói confiança entre os stakeholders, mas também favorece uma tomada de decisão mais acertada, contribuindo para a perenidade da organização.”
Por outro lado, a liderança humanizada, aliada à transparência, emerge como uma fórmula poderosa para o sucesso organizacional. Coimbra explica que quando a liderança humanizada se alia à transparência, o impacto nos negócios pode ser altamente positivo. Mais do que boas práticas de gestão, essa combinação representa um modelo capaz de sustentar o sucesso organizacional a longo prazo.
Na visão dos investidores, para ele, a confiança é o ponto central na decisão de aportar capital. “Não basta apenas a promessa de lucro; é essencial que a companhia demonstre solidez, boa administração e um futuro sustentável. A credibilidade junto ao cliente é essencial para construir lealdade e fortalecer a imagem da marca. A transparência fortalece parcerias, constrói confiança com a comunidade e assegura conformidade regulatória, impactando positivamente todos os stakeholders.”
No âmbito das estratégias futuras, o foco permanece na geração de valor e na manutenção da perenidade da empresa. O executivo sinaliza que a empresa seguirá na busca por investimentos e iniciativas que gerem valor aos stakeholders nos países em que atuamos, visando manter a perenidade da companhia com retorno aos acionistas e as comunidades nas quais estão presentes. Em meio a um período marcado pelo maior ciclo de investimentos em sua história, a implantação eficiente desses ativos será determinante para garantir retornos excelentes no longo prazo, consolidando a posição da empresa no mercado e reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
De acordo com Coimbra, os pilares que sustentam a sólida performance da empresa são potencializados pelos seguintes pilares: disciplina financeira, estrutura de capital eficiente, governança e gestão, responsabilidade e transparência e, principalmente, pessoas. A importância desses fundamentos é reforçada por reconhecimentos que evidenciam a postura responsável da organização. “Pelo terceiro ano consecutivo, fomos premiados pelo Troféu Transparência e isso reafirma o compromisso da companhia com a excelência, a ética e a transparência. Fortalece nossa posição no mercado, amplia a credibilidade institucional e contribui para a atração de novos investimentos e talentos.”
