Previous
Next

Energisa: Estratégias ASG e compromisso social para liderar a transformação do setor energético brasileiro 

Em um momento de intensas transformações no setor energético, o Grupo Energisa reforça seus pilares estratégicos com uma governança sólida fundamentada em ética, integridade e transparência. Segundo Rodolfo Lima, diretor de contabilidade, controladoria e tributos, a empresa adota uma governança robusta, que assegura relações de confiança com clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e demais públicos.  

Esse compromisso se traduz no Código de Ética e Conduta da empresa, que estabelece diretrizes claras sobre direitos humanos, meio ambiente, integridade nas relações de negócio e responsabilidade social, e no Programa de Integridade, alinhado à Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013). O programa é estruturado em seis pilares que orientam ações de prevenção, monitoramento e tratamento de irregularidades, disseminados por meio de treinamentos obrigatórios de ética e integridade na admissão e em capacitações anuais. Segundo ele, essa solidez em governança é o que garante longevidade ao negócio e confiança junto ao mercado e reguladores.

Outro pilar fundamental é o compromisso ambiental, que impulsiona a estratégia ASG de transformação energética no Brasil. Isso inclui, na percepção de Lima, viabilizar a inserção de fontes renováveis, ofertar soluções sustentáveis alinhadas aos 5Ds (Descarbonização, Descentralização, Digitalização, Democratização e Diversificação), mitigar impactos do negócio com olhar sistêmico para toda a cadeia produtiva, promover o uso consciente de energia e água e reduzir emissões e resíduos. Além disso, a Energisa busca a democratização e universalização do acesso à energia, planejando levar energia limpa a aproximadamente 55 mil unidades consumidoras em áreas remotas até 2026, reforçando sua contribuição para o desenvolvimento regional e inclusão social, em parceria com o Ministério de Minas e Energia e a Aneel. 

No âmbito social, a companhia estabelece metas socioambientais, promovendo mobilidade social e valorização regional por meio de programas como o Energisa Cultural, além de apoiar várias organizações sociais. A empresa também fomenta oportunidades de educação empreendedora e geração de renda nas suas concessões, comprometida com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. 

Para ele, o Troféu Transparência valida publicamente o compromisso com transparência e governança, além de reconhecer as práticas de divulgação e responsabilidade corporativa ao reforçar a credibilidade do modelo de governança da Energisa. “É uma confirmação externa de que a Energisa busca de forma constante manter a excelência de suas demonstrações financeiras bem como demonstra estar no caminho certo ao integrar práticas ASG em sua estratégia.” 

Além de reforçar sua reputação, a Energisa acredita que o reconhecimento impacta positivamente seus negócios, pois o mercado reconhece a transparência e qualidade das informações financeiras, e no campo ASG, os avanços concretos da descarbonização com investimentos em renováveis, à inclusão social com iniciativas como o Energisa Cultural, até a governança sólida garantida pelo Código de Ética e pelo Programa de Integridade. Esses resultados reforçam a reputação da companhia e ampliam a confiança de clientes, comunidades, reguladores e investidores. 

Responsabilidade social e fortalecimento da imagem institucional 

A Vida é um dos valores do Grupo Energisa, que assegura o cuidado com todas as suas operações ao adotar sistemas de gestão de saúde e segurança eficazes, alinhados a padrões internacionais. Segundo Lima, essas ações permitem avaliar continuamente os processos e programas voltados à segurança de colaboradores próprios, terceirizados e da comunidade, garantindo um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos. Ele destaca que a empresa tem uma política forte nesse aspecto: A Política de Segurança e Saúde (SSO) orienta as operações, disseminando suas diretrizes por meio de capacitações, exercícios práticos, treinamentos e campanhas de comunicação.

Entre as ações de treinamento, ele menciona que destacam-se a integração de novos funcionários, capacitações para manuseio de produtos químicos, prevenção de quedas, combate a incêndios, primeiros socorros, segurança de máquinas e equipamentos, além do trabalho com eletricidade. Os gestores são capacitados para identificar e mitigar riscos operacionais, com “multiplicadores internos transmitindo procedimentos essenciais às equipes”. Além disso, inspeções de segurança são realizadas regularmente para o acompanhamento, identificação e correção de possíveis não conformidades durante as atividades. 

O Programa Operar Seguro, segundo Lima, é voltado para colaboradores próprios, terceirizados e, desde 2022, para as comunidades do entorno. O objetivo é identificar riscos de segurança nas operações e promover melhorias nos processos de prevenção. O programa inclui capacitações sobre as regras de ouro em segurança e campanhas de conscientização da população, como ações sobre os riscos associados às redes clandestinas e o uso de pipas, frequentemente realizadas em parceria com organizações não governamentais e associações de moradores. 

Para ampliar a sensibilização, a Energisa realiza visitas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) às escolas, distribui materiais gráficos e promove diálogos diários de segurança com a comunidade. A iniciativa inclui grafitagem de muros das subestações com mensagens educativas e parcerias com órgãos públicos para campanhas, palestras e inspeções. “Uma inovação é o piloto Líder de Bairro, “que incentiva lideranças comunitárias a reportar problemas em suas regiões”. 

Ele ressalta que essas ações internas e externas se refletem na melhoria contínua do atendimento ao cliente, na execução operacional mais segura e na maior resiliência frente a crises, fortalecendo a imagem da Energisa como uma companhia comprometida com a segurança, responsabilidade social e a excelência operacional. 

A liderança humanizada e a transparência também são pilares essenciais para a Energisa, que adota uma cultura de cuidado e segurança. A estratégia de sustentabilidade da empresa foi construída a partir de um processo estruturado de escuta dos stakeholders, no qual foram ouvidos vários representantes de diferentes públicos, clientes, colaboradores, fornecedores, comunidades locais etc. Essa consulta resultou na definição de uma matriz de materialidade, que identificou os temas mais relevantes para os negócios e para a sociedade, posteriormente validados pelo Comitê Estratégico de Sustentabilidade. De acordo com Lima, esse modelo participativo reforça o compromisso com a transparência e garante que as decisões estejam alinhadas às expectativas dos públicos com os quais nos relacionamos. 

O compromisso com o futuro também é prioridade. O Grupo Energisa é uma empresa que pensa no futuro desde 1905, pois inovação, empreendedorismo e sustentabilidade sempre estiveram em nosso DNA. São 120 anos realizando histórias e evoluindo relações. Com presença em 97% do território brasileiro, a empresa reforça sua estratégia de transição energética, orientada por uma lógica de “adição energética” que combina fontes renováveis e convencionais para atender o crescimento do consumo. Ao olhar para os próximos 120 anos, o Grupo Energisa mantém o compromisso de continuar ousando, inovando e expandindo suas soluções para oferecer energia de qualidade para um Brasil mais conectado, sustentável e próspero. 

“Nosso modelo se baseia na multipotencialidade, em que elétrons, moléculas e bytes convivem de forma complementar para atender diferentes demandas do mercado e garantir competitividade,” explica Lima. Entre as estratégias estão o fortalecimento de redes cada vez mais resilientes e inteligentes, o crescimento de soluções de geração distribuída, mercado livre, serviços de valor agregado, além da ampliação do uso do gás natural e do biometano, que promovem diversificação energética e circularidade no setor agroindustrial. A utilização intensificada de tecnologia e dados, com inteligência artificial e automação, visa criar soluções digitais adaptadas ao Brasil real, do campo às cidades. No centro dessa visão está o cliente, cuja satisfação motiva a busca contínua por soluções mais sustentáveis, competitivas e viáveis, consolidando o posicionamento do Grupo Energisa como protagonista na transição energética do Brasil. 

Rodolfo Lima, diretor de contabilidade, controladoria e tributos do Grupo Energisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *