Previous
Next

Localiza: Liderança humanizada, aliada à transparência, cria um ambiente de confiança e engajamento de todos os stakeholders 

Em um cenário de rápidas transformações regulatórias, sociais e econômicas, a Localiza acredita que consolida sua estratégia de diferenciação no mercado por meio de uma governança sólida, orientada a princípios éticos e à sustentabilidade.  

De acordo com Myrian Aires, diretora de Controladoria da Localiza, a vantagem competitiva da companhia repousa em três fundamentos que refletem seus valores institucionais: primeiro, Gente e Cultura, que aposta em uma governança de padrão mundial, promovendo decisões éticas e um ambiente de trabalho valorizador das pessoas; segundo, Cliente no Centro, onde a confiança e a experiência do cliente orientam a inovação, a digitalização e a excelência operacional; e, por fim, Resultados com Impacto Sustentável, que une performance financeira à agenda ESG, com foco na transição para a mobilidade de baixo carbono, educação e empreendedorismo, promovendo impacto positivo na sociedade. 

A conquista do Troféu Transparência, entregue pela ANEFAC, reforça diretamente os pilares que norteiam a estratégia da Localiza. Na visão de Aires, ele valida o compromisso com Gente e Cultura, ao reconhecer práticas éticas, consistentes e orientadas pela integridade; fortalece o pilar Cliente no Centro, pois a transparência reconhecida gera confiança, credibilidade e preferência, consolidando a experiência como guia para inovação e operação; e evidencia Resultados com Impacto Sustentável, já que a divulgação responsável, incluindo informações ESG, demonstra que crescemos de forma competitiva e perene, entregando valor econômico aliado ao impacto social e ambiental positivo. 

Além disso, a executiva pontua que o Troféu reforça o compromisso da companhia com a clareza na divulgação de informações e a integridade de suas práticas, pilares essenciais para a manutenção de sua reputação e crescimento de longo prazo. O reconhecimento, segundo Myrian Aires, é uma validação da estratégia de longo prazo da empresa, principalmente na sua adesão rigorosa às normas contábeis e à divulgação responsável de informações financeiras e ESG. “Essa premiação sinaliza ao mercado que nossa estratégia está ancorada em governança sólida e disciplina de reporte, fundamentais para a confiabilidade do nosso negócio”, afirma a executiva. 

A liderança humanizada, aliada à transparência, é outra peça-chave na estratégia da Localiza, pois acredita que resultados sustentáveis só acontecem quando há coerência entre o que a companhia pratica internamente e o que entrega à sociedade. Como explica Aires, essa abordagem cria um ambiente de confiança e engajamento, em que todos as pessoas se sentem parte do propósito da companhia e trabalham alinhadas a objetivos comuns. “Esse modelo de gestão contribui diretamente para a tomada de decisões mais responsáveis, para a inovação e para a construção de relacionamentos duradouros com todos os públicos.” 

A confiança é um ativo intangível fundamental para qualquer organização, e ela se fortalece quando existe clareza na comunicação e coerência nas práticas. A transparência, nesse sentido, significa para a Localiza apresentar com clareza as informações, adotar práticas contábeis reconhecidas – e que estejam de acordo com aquelas praticadas no mercado – e assegurar que todos os processos estejam alinhados a padrões de governança e pautados pela ética. “Já uma liderança humanizada demonstra respeito às pessoas e responsabilidade social e, juntas, essas dimensões reforçam a reputação da companhia, tornam a relação com clientes mais próxima e geram valor a longo prazo para todos seus stakeholders”, avalia Aires. 

Para o futuro, a Localiza mira a continuidade da evolução digital, a incorporação da sustentabilidade em suas operações e o fortalecimento de uma cultura de transparência e ética. Segundo a diretora, olhar para a frente exige das empresas um olhar atento para a inovação, a sustentabilidade e a constante transformação digital, sempre guiados por princípios éticos e de responsabilidade.  

Além disso, de acordo com Aires, é fundamental seguir evoluindo de forma transparente, com disciplina financeira e foco em gerar impacto positivo para pessoas, comunidades e para o mercado. “É também imprescindível que a companhia se mantenha atrativa para todos os públicos — investidores, clientes e colaboradores — respondendo às expectativas de novas gerações e perfis de relacionamento. O posicionamento estratégico deve ter a inovação e a sustentabilidade incorporadas no modo de ser e agir da organização, pois essa integração será crucial para gerar valor de forma contínua para continuar consolidando a relevância da companhia nos próximos anos”, conclui. 

Myrian Aires, diretora de Controladoria da Localiza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *