“Fomos pioneiros em 2005, ao nos tornarmos a primeira corporação brasileira com 100% das ações em free float e listagem no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3”, destaca Luciano Agliardi, diretor de Controladoria da Lojas Renner. Para ele, o encantamento traduz a essência da empresa em superar expectativas e criar conexões genuínas com seus clientes e a sociedade. “A transparência, por sua vez, é o elo que garante relações de confiança com acionistas, colaboradores, fornecedores e demais stakeholders.”
Este compromisso com boas práticas foi reforçado ainda mais neste ano, quando a Renner foi pioneira no varejo mundial e a segunda empresa do setor público no Brasil a divulgar um relatório alinhado às normas internacionais IFRS S1 e S2, emitidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB). Essas normas integram dados financeiros, impactos ambientais e práticas de governança em um padrão global, consolidando um dos valores mais importantes da companhia: a sustentabilidade.
“O Troféu Transparência é um marco de credibilidade que sintetiza nossa forma de atuar”, afirma Agliardi, complementando: “temos orgulho de conquistá-lo ao longo dos últimos anos, pois reconhece a consistência das nossas informações contábeis e de gestão, reforçando a solidez da nossa governança. A transparência faz parte da prática diária da companhia e a adesão voluntária às normas IFRS S1 e S2, com dois anos de antecedência ao prazo previsto, demonstra o compromisso da Renner em estar na vanguarda global em transparência corporativa.”
Agliardi reforça que, num cenário de rápidas transformações, o troféu é um símbolo de perenidade e responsabilidade, mostra que só há futuro sustentável quando existe confiança — e essa confiança nasce da prestação de contas clara, acessível e consistente. Com exemplos práticos, ele destaca que a publicação do relatório IFRS S1 e S2 já comprova essa visão: revelando ganhos líquidos de R$ 100 milhões em 2024 com iniciativas de sustentabilidade e projetam geração de caixa de até R$ 217 milhões em dez anos, mesmo em um contexto de eventos climáticos extremos. Para o executivo, isso reforça que transparência e sustentabilidade são indissociáveis e vitais para nosso futuro.
Na visão de Agliardi, a liderança humanizada e transparência andam lado a lado. “Liderar de forma humanizada significa unir desempenho e encantamento das pessoas, e a transparência garante que este valor seja percebido e legitimado”. Como exemplo, o programa Balance, implementado desde 2021, visa promover o bem-estar e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores, por meio de diálogo permanente entre lideranças e equipes, além de investimentos em tecnologia para otimizar processos.
“Com isto, estimulamos um ambiente de maior confiança e segurança psicológica, o que nos permite combinar ganhos de produtividade e melhor qualidade de vida para todos”, reforça Agliardi. Ele acrescenta que esse alinhamento também sustenta a estratégia de sustentabilidade da companhia, tornando as ações ainda mais mensuráveis e auditas, evidenciando como as escolhas sustentáveis impactam positivamente o negócio.
Além disso, segundo Agliardi, a confiança só existe quando há consistência entre discurso e prática. Assim, acredita que para os investidores, isso significa segurança proporcionada por informações contábeis robustas e decisões baseadas nas melhores práticas de governança. Para os clientes, representa a autenticidade da marca, que se posiciona com clareza e ética. Para colaboradores, fornecedores e comunidade, é respeito, inclusão e responsabilidade social. “Quando unimos liderança humanizada e transparência, criamos um ciclo virtuoso de credibilidade”, afirma. Essa combinação sustenta a marca e assegura a perenidade do negócio, ao permitirmos que stakeholders contribuam com avaliações, pontos de melhorias e propostas de inovação, gerando um aprimoramento constante na criação de valor.
Ao olhar para o futuro, Agliardi explica que a estratégia da Lojas Renner está focada em três frentes principais: digitalização crescente, fortalecimento do ecossistema de moda e lifestyle, e a continuidade da agenda ESG de longo prazo. A companhia reforça seu compromisso de sustentabilidade até 2030, com metas ambiciosas em soluções climáticas, circulares e regenerativas, além de promover conexões que amplifiquem o impacto social, cultural e econômico.
Ele destaca que a publicação pioneira do relatório IFRS S1 e S2 confirma que estão preparados para os desafios climáticos e regulatórios, pois conectam sustentabilidade com informações financeiras através das DFs em um único padrão global, auditado e comparável internacionalmente. Esse caminho, segundo o diretor, é essencial para que a Renner permaneça relevante para os investidores, alinhada ao seu propósito de encantar e criar valor para toda a sociedade.
Agliardi finaliza reafirmando a importância do alinhamento entre inovação, transparência e ESG na trajetória da companhia. “Nosso objetivo é seguir promovendo uma gestão responsável, pautada na confiança e na integridade, garantindo que todas as nossas ações contribuam para um futuro sustentável, inovador e marcado pela perenidade do negócio.”
