Previous
Next

Petrobras: Sustentabilidade, inovação e governança para avançar em sociedade de baixo carbono e crescimento sustentável 

A Petrobras, uma das maiores empresas de energia do mundo, vem consolidando sua estratégia de longo prazo com foco em sustentabilidade, inovação e governança responsável. Ao olhar para o futuro, a companhia manterá seu foco na busca contínua por sustentabilidade, inovação e excelência operacional, alinhado ao compromisso com uma transição energética justa e à geração de valor para o país e seus stakeholders. “Seguiremos investindo na produtividade e na diversificação da matriz energética, investindo em tecnologias de baixo carbono e soluções inovadoras que atendam às demandas de um mercado em transformação”, diz Fernando Melgarejo, diretor da companhia.  

Ele explica que a estratégia inclui ampliar o parque industrial, gerar valor por meio da reposição de reservas, fortalecer a monetização do petróleo nacional e ampliar a oferta de produtos de baixo carbono. Além disso, a companhia visa atingirá a neutralidade nas emissões operacionais e manterá a liderança na transição energética justa, com visão de longo prazo e resiliência econômica e ambiental. Assim, a Petrobras busca consolidar seu papel na geração de valor social e econômico para o país, promovendo uma transição energética responsável e sustentável — um horizonte em que inovação, responsabilidade social e governança eficiente caminham juntos. 

Tudo isso, segundo Melgarejo, seguindo o contexto do Plano de Negócios 2025-2029, os três principais pilares que orientam a companhia atualmente são: sustentabilidade, cuidado com as pessoas, integridade, inovação e comprometimento com a companhia e o país.  

De acordo com o diretor, esse conjunto de valores reflete seu planejamento para a visão de futuro, alinhando-se a uma transição energética justa e ao cenário de crescentes demandas por ações responsáveis no setor de energia. “A Petrobras atua com compromisso ambiental e social, com atenção às pessoas e investindo em energias de baixo carbono e inovação tecnológica para gerar valor sustentável à sociedade”, afirma.  

Ele reforça que a integridade se manifesta na ética, na transparência e na coerência entre discurso e prática — elementos essenciais para fortalecer a confiança dos acionistas e garantir uma gestão eficiente de riscos corporativos. “A busca pela excelência operacional e inovação constante permitem à Petrobras manter sua competitividade global, superando obstáculos e otimizando processos com tecnologia, capacidade técnica e aprendizagem contínua. Esses pilares refletem os valores da companhia e orientam sua estratégia para fortalecer sua posição no mercado e contribuir para o desenvolvimento do país”.  

Neste contexto, o reconhecimento do Troféu Transparência, promovido pela ANEFAC, é visto pela Petrobras como uma validação importante de seus pilares estratégicos, sobretudo na prática. “O prêmio reforça nossos valores ao evidenciar a clareza e a qualidade das nossas demonstrações financeiras”, esclarece Melgarejo, acrescentando que: O troféu serve para fortalecer a estratégia de informar de forma objetiva, técnica e tempestiva, promovendo maior transparência na prestação de contas aos acionistas e à sociedade, evidenciando a responsabilidade da companhia na gestão dos seus negócios.  

Para a Petrobras, o prêmio tem uma relevância simbólica na sua cultura de transparência. “É o reconhecimento do nosso compromisso com a ética, a clareza e a responsabilidade na comunicação com seus públicos. Assim, o Troféu confirma a qualidade do trabalho da companhia, reforçando a cultura de transparência que fortalece a confiança dos investidores, clientes e da sociedade, elementos essenciais para assegurar a perenidade do negócio. O prêmio também estimula a Petrobras a manter sua inquietude natural de aprimorar continuamente o que já é bom, valendo-se do conhecimento e capacidade para evoluir sempre”, explica ele. 

O executivo destaca como a combinação de liderança humanizada e transparência é estratégica para o crescimento da companhia. “O cuidado com as pessoas, a promoção de um ambiente seguro, diverso e inclusivo, assim como o estímulo à participação ativa dos colaboradores, fortalecem o engajamento e a motivação, resultando em maior produtividade e excelência operacional. Da mesma forma, a transparência na comunicação externa constrói uma imagem sólida e confiável da Petrobras perante investidores, clientes e demais stakeholders, facilitando parcerias estratégicas e o acesso a recursos.”  

Melgarejo explica que uma liderança que escuta, orienta com clareza e inspira por meio de ações concretas aumenta a motivação e a produtividade dos times, refletindo-se em eficiência operacional. A liderança humanizada impacta diretamente no engajamento das equipes internas, na qualidade das decisões de negócio e na execução das estratégias da companhia, transmitindo segurança e credibilidade a todos os públicos. A transparência, por sua vez, assegura a divulgação clara, ética e consistente das informações sobre gestão, desempenho e compromissos socioambientais, reduzindo incertezas e demonstrando responsabilidade e integridade. “Juntas, liderança humanizada e transparência consolidam a reputação da Petrobras como uma empresa ética, inovadora e comprometida com a sustentabilidade e a geração de valor no longo prazo”. 

Fernando Melgarejo, diretor da Petrobras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *