Num cenário onde inovação, sustentabilidade e governança se tornaram requisitos essenciais para a competitividade, a TAESA se destaca ao consolidar sua estratégia de longo prazo com base em princípios sólidos. Na visão de Catia Pereira, CFO da companhia, a aposta da empresa na liderança humanizada aliada à transparência tem refletido diretamente na sua reputação e na confiança de investidores, clientes e demais stakeholders.
Segundo Pereira, “a liderança humanizada, que combina empatia, escuta ativa e valorização das pessoas, fortalece a cultura interna e promove engajamento. Aliada à transparência, garante que nossos colaboradores e parceiros entendam claramente as decisões e os objetivos da TAESA. Isso impacta diretamente nos resultados, ao aumentar a produtividade, estimular inovação e assegurar operações mais eficientes e consistentes.”
Esse alinhamento de valores contribui significativamente para o fortalecimento de uma gestão responsável e previsível. Para a executiva, quando a liderança humanizada é combinada com transparência, gera credibilidade e previsibilidade nas ações da empresa. “Investidores enxergam maior segurança na gestão; clientes percebem compromisso e responsabilidade; e demais stakeholders reconhecem coerência entre nossos valores e nossas práticas. Essa confiança compartilhada é essencial para consolidar relacionamentos duradouros e gerar valor de longo prazo.”
Diante do dinâmico ambiente do setor elétrico, a companhia projeta sua atuação pautada pelo compromisso com a governança, a inovação e a sustentabilidade. A TAESA avalia que seguirá posicionada como referência em governança, sustentabilidade e eficiência operacional. Para os próximos anos, entende que será essencial acompanhar a evolução regulatória, as novas demandas do setor elétrico e as expectativas crescentes em ESG. Sendo o desafio unir solidez financeira e inovação contínua, sempre mantendo nossos valores éticos e o compromisso com pessoas, sociedade e mercado.
Um exemplo dessa busca por inovação é o lançamento da TAESA Ventures, uma frente estratégica voltada encontrar soluções para os desafios da companhia e do setor elétrico brasileiro como um todo. “A iniciativa segue o conceito de venture, buscando soluções voltadas para a criação ou investimento em novos negócios inovadores e de alto potencial de crescimento e marca a consolidação da TAESA no ecossistema de inovação aberta, explorando tecnologias, parcerias e soluções que aceleram a transformação do setor elétrico,” explica Pereira.
Outro ponto de destaque é o reconhecimento pela conquista do Troféu Transparência, que reforça os três pilares centrais da companhia: governança sólida, foco em eficiência e inovação, e valorização das pessoas. “O Troféu Transparência reforça o compromisso da TAESA com a clareza e a responsabilidade em todas as nossas ações. O reconhecimento evidencia que nossa governança é sólida, que nossas estratégias são pautadas em resultados confiáveis e que o respeito às pessoas e à sociedade está presente em nossa cultura. É um selo de coerência entre discurso e prática, que fortalece a credibilidade da empresa no mercado”, avalia ela.
Para Pereira, o prêmio simboliza a mais sólida validação do compromisso com os clientes, investidores e sociedade. “O Troféu representa para a TAESA a confirmação de que estamos trilhando o caminho certo rumo à sustentabilidade e ao crescimento sustentável. Em um ambiente de rápidas mudanças, a transparência é fundamental para consolidar a confiança de investidores, clientes e colaboradores, além de reforçar a solidez e a reputação da companhia no setor de energia elétrica.”
