“Queremos continuar a alimentar e inspirar as pessoas, transformando sonhos em realidade”, afirma Magali Carvalho Facanha, gerente de controladoria societária da M. Dias Branco. Para isso, a companhia investe para se manter como uma grande referência no setor alimentício, com atuação diversificada e crescimento sustentável. “Apostamos nessa conquista por meio dos nossos valores: simplicidade nas relações e na busca por soluções práticas, atitude para inovar e fazer acontecer, colaboração para o crescimento do negócio, respeito às pessoas e ao bem comum e excelência em tudo o que fazemos”.
Neste cenário, para a M. Dias Branco, especialmente por ser uma companhia de capital aberto, a transparência se torna ainda mais crítica. ” A transparência é fundamental em todo o processo de uma empresa em relação a divulgação de informações financeiras. Temos o compromisso com as melhores práticas de transparência e de divulgação, dedicados a fornecer aos acionistas e à sociedade a mais ampla e correta interpretação dos nossos negócios e propósitos”, pontua ela.
Facanha ressalta que a importância da transparência financeira está em reduzir a assimetria informacional e disponibilizar informações de qualidade, “que reduza o nível de incerteza nos negócios e, consequentemente, apoie os investidores na tomada de decisões.” Assim, entende a importância de ser reconhecida com o Troféu Transparência ANEFAC em suas interações com os stakeholders. “Estamos muito contentes por mais um reconhecimento, no total, já fomos premiados sete vezes. Sabemos da importância da premiação, que é conhecida como o ‘Oscar da Contabilidade’, e reforça a missão da M. Dias Branco de manter a confiança de seus investidores, clientes e parceiros, em um compromisso contínuo com a ética e a transparência.”
Segundo a empresa, a conquista é fruto de um esforço diário que combina disciplina e trabalho árduo. Enquanto líderes de mercado, entende que deve servir de espelho para outras empresas, o que faz com que se cobre para ser cada vez melhor e justo no que faz. A transparência é um valor fundamental para a M. Dias Branco, e a empresa aposta em uma comunicação clara e objetiva para enfrentamento de desafios. “Temos uma estrutura de governança corporativa sólida e diretoria estatutária atuante”, afirma ela. A companhia também está atenta às melhores práticas de compliance, realizando auditorias conduzidas por terceiros.
Facanha menciona o Código de Ética da empresa, que orienta a conduta de colaboradores e representantes legais em 11 temas principais. “O cumprimento da legislação é requisito de todas as atividades; a confiança de nossos clientes e consumidores é nosso maior patrimônio; cuidamos da integridade, saúde e segurança dos colaboradores; adotamos uma relação transparente com nossos investidores; respeitamos a livre concorrência; negociamos de forma justa com nossos fornecedores; os interesses da M. Dias Branco prevalecem sobre os nossos interesses pessoais; tratamos nossas informações com profissionalismo e respeito à privacidade; respeitamos o meio ambiente e a comunidade à nossa volta; somos responsáveis pela continuidade de nosso negócio; consequências e não retaliação.”
A empresa disponibiliza ainda o Canal Ético, um instrumento acessível a colaboradores e stakeholders para receber comunicações sobre condutas que vão contra o Código de Ética. “A ferramenta é utilizada para dúvidas, sugestões, críticas ou denúncias sobre os temas acima. É um serviço terceirizado, gratuito e confidencial, acessível por todos os canais, que garante o anonimato.” O Comitê de Ética da empresa reporta as demandas apresentadas no canal diretamente ao Comitê de Auditoria, órgão vinculado ao Conselho de Administração.