O ano de 2024 tem sido positivo em termos de estratégia comercial para a ZAMP e com importante captura das eficiências implementadas ao longo de 2023. Para o ciclo 2024 e 2025, continuarão com crescimento orgânico via abertura de restaurantes BK, investimentos em tecnologia e reimagens das lojas, trazendo modernidade e digitalização da jornada do cliente.
De acordo com Anthony Muller, gerente contábil e contador da ZAMP, como já é público, a empresa está em processo de conclusão da aquisição do direito de operar a marca Starbucks no Brasil (como master franqueado) e em paralelo com a aquisição de ativos da marca operados pelo antigo master franqueado (SouthRock). “É um passo relevante do nosso plano estratégico de ser um grande operador de restaurantes como uma House of Brands, e assim ganhar escala e sinergias, gerando valor.”
Sobre os pontos de atenção no QSR, ele pontua que a preocupação está nos altos níveis de juros no país, endividamento das famílias e instabilidade das metas fiscais, pois enfraquecem o consumo, afetam o câmbio, que impacta a matéria-prima e criam um ciclo mais duro de negócio. Para contornar as incertezas do ambiente macro, ele afirma que estão sempre de olho nos hábitos de consumo para se adaptar, garantir conveniência, qualidade do produto e value for money, além de estar constantemente trabalhando o melhor mix de vendas/produtos que gere uma equação de valor tanto para o consumidor quanto para a empresa.
Muller afirma que conquistar o Troféu Transparência valida os esforços da ZAMP e confirma que as informações contábeis apresentadas nos relatórios financeiros estão alinhadas com as melhores práticas de governança. “O reconhecimento não apenas reforça o compromisso da companhia com a ética e a transparência, mas também atua como uma ferramenta poderosa para gerar confiança e criar um ambiente mais seguro para todos os stakeholders.
Pois, para ele, manter a transparência nas operações diante de desafios e riscos é uma tarefa complexa, mas crucial para a integridade e confiança da ZAMP. Além disso, pontua que enfrentar desafios e riscos exija um equilíbrio delicado entre a abertura e a proteção de informações sensíveis, a empresa preserva a confiança dos stakeholders ao adotar práticas rigorosas e claras. Com essa abordagem, acredita que é possível enfrentar esses desafios de maneira eficaz, mantendo a transparência e a confiabilidade.
A divulgação de informações financeiras é fundamental no cenário de negócios atual e exerce um impacto relevante em várias dimensões. “Ela não só promove a transparência e a confiança, mas também desempenha um papel crucial na tomada de decisões, no cumprimento das regulamentações, legislações, na gestão de riscos e na atração de investidores. Em um ambiente de negócios dinâmico e altamente regulado, uma comunicação financeira eficaz é essencial para garantir o sucesso e a sustentabilidade a longo prazo de qualquer empresa”, finaliza Muller.