Previous
Next

Ambev: Integridade, gestão disciplinada e transparência como pilares do sucesso sustentável 

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a diferenciação de uma empresa passa, sobretudo, por seus valores e pela solidez de sua governança. A Ambev, líder no setor de bebidas, reforça sua estratégia centrada em três pilares essenciais: integridade, gestão disciplinada e transparência. Esses elementos têm sido fundamentais para a consolidação da sua reputação e para sustentar um crescimento sustentável de longo prazo. 

Segundo Eduardo Paoli, diretor de controladoria e tributário da Ambev S.A., esses três elementos são inegociáveis, pois a integridade é a base de todas as operações da companhia. “A integridade guia nossas ações e decisões, garantindo que nossos processos sejam éticos e responsáveis em todas as frentes”. Ele complementa que a gestão disciplinada permite foco e precisão na execução de estratégias, enquanto a transparência dita a forma de agir com o mercado e com a sociedade, reforçando a cultura da organização de nunca pegar atalhos. 

O reconhecimento externo pelo Troféu Transparência, da ANEFAC, é considerado por ele um reflexo do compromisso da empresa com essa cultura de responsabilidade, daquilo que se faz dentro de casa. “Mantemos um fluxo claro, contínuo e consistente de informações com todos os nossos stakeholders, reforçando a responsabilidade e o compromisso com a ética de ponta a ponta na operação. O prêmio reforça a importância e valida a nossa abordagem disciplinada e ética, e nos mostra que estamos no caminho certo para construir um futuro cada vez mais confiável e transparente, sempre com mais razões para brindar”.  

Para a Ambev, a transparência não é apenas uma obrigação institucional, mas uma estratégia de relacionamento com o mercado, que valoriza o espírito de dono de cada colaborador, promovendo uma cultura de confiança e responsabilidade, além de garantir que as suas demonstrações financeiras reflitam com exatidão a realidade do negócio.  

No contexto de um mundo em rápida transformação, pensando numa visão de longo prazo, Paoli destaca que a transparência funciona como uma bússola para a sustentabilidade do negócio, por isso, o troféu representa a prova de que a confiança é o ativo mais valioso que se pode construir. “O prêmio é um sinal de que aqui atrelamos o crescimento do negócio à governança corporativa, que é um dos alicerces para a nossa sustentabilidade a longo prazo. Ele nos incentiva a continuar aprimorando nossas práticas para estar cada vez mais em linha com o nosso propósito de unir as pessoas por um mundo melhor”. 

A liderança humanizada, aliada à transparência, tem um papel decisivo nesse cenário. Para ele, esse modelo fomenta um ambiente de confiança mútua, impulsiona a inovação e melhora a tomada de decisão. “Isso é essencial para valorizar o ‘espírito de dono’ e o protagonismo de cada pessoa na empresa. A transparência nos permite comunicar abertamente nossos desafios e vitórias, o que empodera nossos times para agir com responsabilidade e criatividade. Esse modelo de liderança impacta positivamente os negócios: estimula a inovação, melhora a tomada de decisão e fortalece a resiliência da organização em momentos de adversidade”. 

Além disso, a liderança humanizada e a transparência desempenham um papel fundamental no fortalecimento da confiança de investidores, clientes e demais stakeholders. Na visão de Paoli, essa abordagem demonstra a seriedade e o respeito da empresa por todos que fazem parte do seu ecossistema, construindo uma relação de consistência e coerência. “Para os investidores, a transparência nas demonstrações financeiras e a clareza sobre a estratégia empresarial são essenciais para a tomada de decisões estratégicas, enquanto para os clientes, ela oferece a garantia de que estão se relacionando com uma marca ética e responsável. Esse ciclo virtuoso de confiança interna e externa contribui para a manutenção da reputação sólida e da credibilidade da organização no mercado, fortalecendo sua posição diante de um cenário cada vez mais exigente”. 

Para o futuro, a estratégia da Ambev permanece focada na execução disciplinada, na evolução cultural e na inovação contínua. A companhia busca expandir sua liderança no mercado, digitalizar seus ecossistemas e ampliar os impactos positivos na cadeia de valor. “estamos focados em seguir promovendo impacto positivo para uma cadeia imensa, ao mesmo tempo em que expandimos e lideramos a categoria cervejeira, digitalizamos o ecossistema e otimizamos o nosso negócio. Neste ciclo, continuaremos a aprender e a evoluir, mantendo nossa essência, sempre pautados pela transparência e ética em tudo o que fazemos”, conclui Paoli. 

Eduardo Paoli, diretor de controladoria e tributário da Ambev S.A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *