Previous
Next

Cemig: Antecipar tendências e se adaptar ágil às mudanças regulatórias será essencial para o sucesso no setor elétrico em transição energética 

A capacidade de se adaptar, inovar e manter uma estratégia sólida é, atualmente, o que diferencia as empresas que desejam construir uma trajetória de sucesso consistente e de longo prazo. Andrea Marques de Almeida, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Cemig, reforça essa visão ao afirmar que o posicionamento da Cemig será manter seu plano estratégico de investimento prioritariamente em setores regulados e em Minas Gerais, além do foco contínuo em transformação digital, inovação e atendimento de excelência aos nossos clientes. 

Ela destaca ainda que os pilares ESG e segurança certamente permanecerão sendo prioritários, ressaltando que a capacidade de antecipar tendências, adaptar-se com agilidade às mudanças regulatórias e a competitividade num setor elétrico cada vez mais aberto e líder na transição energética serão chave para sucesso da companhia no futuro.

Para sustentar sua atuação no mercado, a Cemig se fundamenta em seis direcionadores estratégicos, que representam os pilares de sua governança e estratégia: i) Encantar o cliente; ii) Criação de valor; iii) Inovação; iv) Cultura de resultados; v) Princípios ESG e vi) Segurança. Esses direcionadores refletem os pilares que sustentam a governança e a estratégia da companhia. 

O reconhecimento pelo Troféu Transparência reforça esse compromisso e esses valores. Segundo ela, o Troféu Transparência representa o reconhecimento público de um trabalho contínuo e comprometido da Cemig: o de aprimorar suas demonstrações financeiras e, por meio delas, contar com clareza e responsabilidade a história da companhia – seus planos de negócio, seus investimentos e sua estratégia. O prêmio exemplifica a importância de manter a transparência como pilar central da governança corporativa. “Este prêmio reforça o valor da transparência como pilar da nossa governança e fortalece nossa jornada de melhoria contínua, inovação e crescimento sustentável. Mais do que um reconhecimento, ele é um incentivo para seguirmos promovendo práticas que geram valor de longo prazo para nossos investidores, clientes, colaboradores e toda a sociedade”. 

Num cenário de constantes mudanças globais, o Troféu Transparência simboliza para a Cemig a credibilidade e a gestão sólida que sustenta suas ações de longo prazo. “Ele demonstra que, mesmo diante de desafios, de cenários de volatilidade, de mudanças macroeconômicas constantes, é possível manter uma gestão sustentável e voltada para a geração de valor de longo prazo,” afirma a executiva. 

Por outro lado, a liderança humanizada, aliada à transparência, também é vista como uma estratégia que impacta positivamente os negócios. Segundo Almeida, “quando a liderança humanizada se integra à transparência, cria-se um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e seguro, onde as pessoas se sentem encorajadas a expressar suas opiniões.” Essa postura, explica, “fortalece a confiança, e promove a geração de valor sustentável na empresa.” 

A combinação dessas práticas de liderança e transparência também reforça a confiança de investidores, clientes e demais stakeholders. “Investidores, clientes e demais stakeholders buscam empresas que demonstrem coerência entre discurso e prática. A liderança humanizada, aliada à transparência, transmite segurança, autenticidade e responsabilidade. Essa postura transmite confiança aos investidores e stakeholders de que as promessas que serão feitas nos planos estratégicos, sejam elas de investir ou de implementar planos de net zero até 2040 por exemplo, serão perseguidas com muito esforço pelas lideranças, e terão grandes chances de serem alcançadas, fortalecendo a confiança na empresa e na geração de valor”, finaliza a executiva. 

Andrea Marques de Almeida, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Cemig

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *