Previous
Next

Embraer:  Investimento em governança e inovação para consolidar liderança no setor aeroespacial global 

A Embraer destaca-se por sua governança sólida, apoiada por um tripé de valores que norteiam sua estratégia de crescimento e inovação. Segundo Marcos Paulo de Almeida Rosa, Sr. Accounting Manager da Embraer, ética e integridade estão no centro de tudo o que fazem e caminham lado a lado com a transparência, que é mais uma premissa do negócio. Esse tripé explica em grande parte porque o modelo de governança da empesa é referência no mercado. E ainda cria condições ideais para que a estratégia se desenvolva apoiada em: crescimento, com ambição em vendas, expansão da capacidade produtiva e inovação; eficiência, com foco, prioridades claras e disciplina financeira; e pessoas, valorizando nossa cultura e incentivando ideias que transformam complexidade em simplicidade. ‘Isso tudo é permeado também por: segurança em primeiro lugar; qualidade sempre; e o compromisso com uma aviação mais sustentável.” Essa sólida configuração tem sido fundamental para sustentar a trajetória de excelência da fabricante brasileira de aeronaves. 

O reconhecimento do Troféu Transparência, segundo ele, traduz como o mercado percebe nossa gestão e a transparência com que comunicamos nosso compromisso com a boa governança. “Funciona como uma validação externa que evidencia a consistência de nossa cultura e estratégia, ao mesmo tempo em que nos retroalimenta, como um valioso mecanismo de feedback.” Para a Embraer, essa premiação reforça a efetividade de sua cultura de transparência e governança, além de servir de estímulo para o contínuo aprimoramento dessas práticas. 

Ao refletir sobre o papel do Troféu Transparência em seu processo de evolução, Rosa afirma que receber essa premiação ao longo de tantas edições é motivo de grande orgulho para a Embraer. “Já conquistamos o reconhecimento 24 vezes, sendo quatro delas como empresa em destaque. Durante esse período, passamos por importantes transformações, mas nossa governança se manteve resiliente – evoluindo de maneira contínua e alinhada aos mais elevados padrões nacionais e internacionais de qualidade.” Essa constância em seus pilares de governança mostra a robustez do modelo adotado e sua capacidade de adaptação às mudanças do mercado global, refletindo a maturidade de uma gestão confiável. 

Na perspectiva de liderança, ele reforça que a liderança humanizada somada à transparência aumenta o engajamento e a produtividade, impulsiona a inovação, consolida processos, além de atrair e reter talentos qualificados. Ao criar um ambiente de confiança e acolhimento, a equipe se sente valorizada e mais motivada diante de grandes desafios, alcançando melhores resultados e cultivando uma atmosfera mais colaborativa. Essa combinação de valores internos é vista como uma estratégia que potencializa a capacidade da Embraer em responder às complexidades do setor aeroespacial. 

Para consolidar essa relação de confiança, Rosa explica que liderança humanizada e transparência não são só boas práticas internas – elas geram resultados para o mercado. “Times motivados produzem mais e inovam mais, e essa é uma grande vantagem competitiva. Para investidores, clientes e outros stakeholders, a mensagem é traduzida como: essa é uma empresa confiável, capaz de entregar hoje e preparada para o futuro. Assim, fortalecemos relacionamentos, reduzimos incertezas e atraímos capital qualificado.” Essa postura reforça a reputação da Embraer como uma companhia comprometida com a ética, a inovação e a sustentabilidade. 

Por fim, olhando para o futuro, ele evidencia que o futuro se revela cada vez mais dinâmico, com a tecnologia acelerando muitas mudanças estruturais. “Também podemos entender que as organizações brasileiras terão grandes desafios contábeis, tributários e de sustentabilidade na elaboração, preparação e apresentação das demonstrações financeiras com as novas regras obrigatórias. Diante desse cenário, o envolvimento da administração e órgãos internos de governança, planejamento adequado e tempestivo, preparação técnica dos times e soluções de controle e gestão das informações serão fundamentais para minimizar eventuais impactos.” A Embraer aposta na preparação contínua e na inovação para manter sua posição de liderança e gerar valor de forma sustentável no setor aeroespacial global. 

Marcos Paulo de Almeida Rosa, Sr. Accounting Manager da Embraer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *