Previous
Next

Engie: Governança responsável e foco na credibilidade de longo prazo para liderar a transição energética 

Em um cenário marcado por rápidas mudanças e crescente demanda por sustentabilidade, a Engie reforça seus pilares estratégicos com uma governança sólida, baseada em responsabilidade, transparência e inovação. Segundo Pierre Leblanc, diretor financeiro e de relações com investidores, a ENGIE tem a ambição de ser a melhor utility de transição energética, liderando movimentos que promovam uma gestão responsável, sustentável e transparente. Sendo assim, os pilares centrais que norteiam a sua estratégia atualmente são: transição energética, com o compromisso de avançar rumo a uma economia neutra em carbono; responsabilidade socioambiental, assegurando que nossas operações tenham um impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente; e a transparência e a ética nos relacionamentos com os nossos stakeholders. 

O reconhecimento do Troféu Transparência, que a companhia conquistou pela 15ª vez, reforça, na visão dela, de maneira significativa os pilares estratégicos, uma vez que responsabilidade socioambiental, transparência e excelência na gestão são valores inegociáveis para a companhia. “O prêmio é um reconhecimento da consistência e solidez das nossas práticas, reforçando que a evolução da empresa ao longo dos anos está diretamente alinhada ao compromisso de promover uma gestão sustentável, transparente e orientada para a criação de valor de longo prazo”. 

Para a Engie, esse reconhecimento simboliza ainda que o Troféu Transparência tornou-se um símbolo extremamente relevante para fortalecer a confiança e a credibilidade da ENGIE Brasil Energia junto aos seus stakeholders. Em um mundo de constantes mudanças, esse reconhecimento destaca o seu compromisso com a sustentabilidade do negócio a longo prazo, reafirmando que transparência, responsabilidade socioambiental e qualidade na gestão são valores inegociáveis que guiam a atuação e sustentam a trajetória de crescimento da empresa. 

A liderança humanizada, aliada à transparência, é considerada por Leblanc um dos pilares-chave da estratégia e um fator que impacta diretamente os negócios ao fortalecer a cultura organizacional, estimular e consolidar a confiança entre colaboradores, investidores, parceiros e clientes. “Essa abordagem também favorece a inovação e a tomada de decisões responsáveis, ao mesmo tempo em que reforça a credibilidade da ENGIE e fortalece sua reputação no mercado.” 

Ainda sobre o papel dessa cultura, ele reforça que uma abordagem baseada em liderança humanizada e transparência fortalece a confiança dos investidores, clientes e demais stakeholders pois demonstra consistência, ética e compromisso com práticas responsáveis. Para isso, a Engie investe na divulgação regular de suas informações financeiras e mantém robustos mecanismos de governança, como o Programa de Integridade e o Comitê de Ética de Ativos, que monitoram riscos éticos, promovem a prevenção e a mitigação de irregularidades. 

Quanto ao futuro, Leblanc afirma que para os próximos anos, seguirão comprometidos em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, liderando movimentos estratégicos e acompanhando tendências relevantes do setor. Ele acrescenta que a companhia permanecerá atenta aos desafios da sustentabilidade, às mudanças regulatórias e às demandas do mercado, garantindo que nossas decisões e investimentos estejam sempre alinhados às tendências do setor. 

Assim, a Engie busca consolidar sua liderança, criando valor consistente para todos os stakeholders, e acompanhando as transformações necessárias para um futuro mais sustentável. 

Pierre Leblanc, diretor financeiro e de relações com investidores da ENGIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *