No dinâmico cenário corporativo atual, a combinação de liderança humanizada e transparência emerge como uma estratégia para consolidar a reputação, fortalecer relações de confiança e garantir a sustentabilidade dos negócios. As empresas, como a Klabin, que investem em práticas transparentes e que promovem uma gestão que valoriza o capital humano e a ética conseguem navegar com maior resiliência. Segundo Felipe Ardito, gerente de controladoria na Klabin, o Troféu Transparência, reforça os pilares estratégicos e evidencia um compromisso contínuo com a governança, sustentabilidade e inovação.
Para a empresa, a transparência é um valor essencial para a construção da credibilidade junto a acionistas, investidores, clientes e demais stakeholders ao longo da trajetória centenária da Companhia. A postura transparente está alinhada às melhores práticas de governança corporativa e tem sido reconhecida por múltiplos prêmios, reforçando a reputação da empresa. Prova disso é que integra a lista de empresas Nível 2 de Governança na B3 há 11 anos.
Esse compromisso com a transparência é a base para o fortalecimento da confiança dos investidores e demais stakeholders. Na visão de Ardito, na Klabin, se entende que a transparência é fundamental para fortalecer a confiança de acionistas, clientes e fornecedores. “Como referência no mercado de capitais, buscamos constantemente novas oportunidades para a Companhia e para nossos acionistas, sempre com base em informações claras, precisas e ágeis, que sustentam relações de confiança e de longo prazo.”
Além de consolidar o relacionamento com o mercado, esse alinhamento também reforça a trajetória da empresa na integração dos princípios ASG (Ambiental, Social e de Governança) ao seu plano de crescimento, consolidando uma trajetória voltada à construção de uma economia sustentável. É dessa forma que a empresa acredita manter um relacionamento sólido e contínuo com o mercado e a sociedade, oferecendo acesso direto às principais informações sobre sua operação e resultados.
No que diz respeito ao futuro, a companhia está focada na fase de colheita, após a conclusão de um ciclo recente de investimentos com a ampliação da Unidade Ortigueira e a inauguração da Unidade Piracicaba II. “Estamos focados em maximizar a eficiência interna para gerar retorno sobre os investimentos, desalavancar e manter um perfil de dívida alongado. Soma-se a isso o projeto Caetê que nos garante a autossuficiência em fibra longa e, ainda, nos oferece oportunidades de monetização de terras”, afirma Ardito. Essas estratégias visam consolidar a posição da Klabin no mercado, assegurando crescimento sustentável e resiliência operacional.
Para sustentar sua trajetória de liderança, a Klabin entende que três pilares são essenciais: governança corporativa sólida, sustentabilidade e inovação. A governança corporativa da Klabin está alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais. Ela é sólida e comprometida com a evolução da gestão, a construção e o fortalecimento de relacionamentos éticos, somados à promoção do desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade, por sua vez, está no coração de sua estratégia, orientando desde a gestão responsável de florestas até o desenvolvimento de soluções renováveis que substituem materiais de origem fóssil. Enquanto a inovação impulsiona a criação de produtos e processos que antecipam tendências e contribuem para uma economia circular e de baixo carbono.
O reconhecimento pelo Troféu Transparência reforça esses pilares na prática. “A companhia é referência no mercado de capitais e tem o compromisso de fornecer informações claras, precisas e ágeis, construindo uma relação de confiança com seus públicos e gerando valor aos acionistas, o que fortalece o pilar de governança. O Troféu também confirma a importância da sustentabilidade na estratégia da empresa, já que a Klabin integra práticas ambientais, sociais e de governança ao seu plano de negócios, sempre com visão de longo prazo e contribuição para uma economia mais sustentável. Além disso, reafirma o papel da inovação na criação de soluções que unem transparência, credibilidade e perenidade dos negócios, estimulando ainda mais o interesse do mercado em investir na empresa”, afirma Ardito.
Para a Klabin, o Troféu Transparência da ANEFAC representa uma validação de um trabalho contínuo voltado à clareza e consistência na divulgação de informações financeiras. O reconhecimento evidencia o compromisso com práticas de governança e integridade que fortalecem a relação de confiança com o mercado e a sociedade ao longo de seus mais de 126 anos de história. “Em um ambiente de constantes transformações, a transparência segue norteando a nossa atuação, sustentando a credibilidade junto aos acionistas e demais stakeholders e assegurando a sustentabilidade do negócio no longo prazo”, conclui Ardito.
