Previous
Next

Randoncorp: “Não podemos falar de futuro sem considerar inovação e sustentabilidade” 

No cenário empresarial global, crescente exigência por responsabilidade social e uma cultura cada vez mais orientada à transparência. Esses pilares não apenas reforçam a reputação corporativa, mas também criam uma base segura para o crescimento sustentável e a inovação contínua. Paulo Prignolato, CFO da Randoncorp, exemplifica essa visão ao afirmar que o posicionamento da empresa seguirá baseado em sua capacidade de reconhecer tendências, identificar oportunidades e antecipar riscos, transformando essas informações em ações que garantam a sustentabilidade organizacional. 

Ele acrescenta que “conectar os agentes certos e promover inovação contínua e colaborativa é essencial para manter a companhia competitiva e relevante, permitindo que nossos colaboradores tomem decisões estratégicas e contribuam para o crescimento e a longevidade da organização. Não podemos falar de futuro sem considerar inovação e sustentabilidade, temas que norteiam nossa estratégia e são a essência da nossa cultura corporativa, impulsionando nosso crescimento e orientando o desenvolvimento de produtos e processos mais sustentáveis.” 

A liderança humanizada aliada à transparência emerge como fator-chave para fortalecer a confiança dos stakeholders. Segundo o executivo, essa soma fortalece a confiança de investidores, clientes e colaboradores, impactando diretamente os negócios da organização. A abordagem, da empresa, baseada em ‘Pessoas Valorizadas e Respeitadas’ busca criar um ambiente de inclusão, ética e coerência, que favorece resultados de alta performance, engajamento e crescimento profissional. “Esse modelo reforça a sustentabilidade do negócio, apoia a inovação contínua e consolida a posição da companhia como referência em governança, excelência operacional e inovação. Somos pessoas trabalhando para pessoas. Elas são a nossa prioridade, dentro e fora da empresa.” 

Prignolato destaca ainda que a combinação de liderança humanizada e transparência é um pilar fundamental para garantir a credibilidade perante investidores, clientes e demais públicos. “Quando uma liderança valoriza pessoas, promove diálogo aberto e toma decisões com empatia, cria um ambiente de credibilidade e engajamento. Quando essa postura está aliada à transparência na comunicação e gestão, asseguramos previsibilidade, reduzimos riscos e reforçamos a integridade das nossas práticas. Essa combinação demonstra que a Randoncorp não apenas entrega resultados, mas também constrói relações sólidas e sustentáveis, baseadas em ética, respeito e responsabilidade.”  

Como parte de sua estratégia de adaptação às novas demandas de mercado, a Randoncorp promoveu, em 2024, uma reestruturação de governança que incluiu a criação do cargo de Chief of People and Culture Officer (CPCO) e o fortalecimento do Conselho com duas vice-presidências executivas focadas na expansão da companhia na América do Sul e nas demais geografias. A empresa pontua que seu Comitê Executivo está altamente preparado para conduzir o negócio de forma resiliente e sustentável, reforçando a capacidade de tomar decisões estratégicas com ética e responsabilidade. 

Neste semestre, o presidente, Daniel Randon, passou a somar a posição de CEO e dará continuidade ao trabalho que vinha sendo feito com Sérgio L. Carvalho. Com a nova estrutura, também, Randon assumirá a presidência da Frasle Mobility. Sendo assim, para a empresa, a liderança humanizada é um pilar fundamental desse processo, pautada pelo respeito, bem-estar e valorização das pessoas. “Movimentos estratégicos, como as iniciativas de diversidade, equidade e inclusão, refletem nosso compromisso com um ambiente corporativo que inspira engajamento, colaboração e desenvolvimento”, diz Prignolato. 

No campo estratégico, a Randoncorp acredita que seus pilares fundamentais para se destacar são: sua Ambição ESG, uma pauta que tratam de forma transversal e como parte essencial estratégia de negócio, com compromissos e metas claras. Entre elas, a redução de 40% na emissão de gases de efeito estufa até 2030, o objetivo de zerar resíduos em aterros industriais e reutilizar 100% do efluente tratado até 2025, além de dobrar a participação de mulheres em cargos de liderança ainda este ano. Assumindo assim, políticas claras e acessíveis a todos sobre política de anticorrupção, código de conduta ética, canal de ética e gestão de riscos. Além disso, a diversificação, inovação e internacionalização também compõem a estratégia de resiliência da companhia. Em 2024, foram investidos R$ 212 milhões em pesquisa e desenvolvimento, apoiados por tecnologia, segurança e excelência operacional. O objetivo da empresa é desenvolver soluções de transporte em uma cadeia de valor que valorize as pessoas, gere lucro com sustentabilidade, e seja movida por confiança, inovação e tecnologia. 

O reconhecimento pelo Troféu Transparência reforça esses compromissos. Segundo Prignolato, “ao reconhecer a excelência e a clareza das nossas demonstrações financeiras, o prêmio evidencia nosso compromisso com uma governança ética e transparente, que é a base da confiança com todos os stakeholders.” Para a empresa, a transparência fortalece relações internas e externas, consolidando a confiança dos colaboradores, comunidades e públicos diversos. “Esse reconhecimento também dialoga com a nossa agenda ESG, pois a transparência é um valor essencial para garantir práticas sustentáveis e responsáveis ao longo de toda a cadeia de valor. Além disso, demonstra a solidez dos nossos processos internos e nossa capacidade de inovar na gestão, assegurando que crescimento e sustentabilidade caminhem juntos.” 

Prignolato reforça que, para a Randoncorp, o Troféu Transparência representa um marco de credibilidade, conquistado após anos de dedicação às melhores práticas de governança. “Receber esse prêmio reforça o nosso compromisso de prestar contas de forma clara, precisa e relevante a todos os nossos stakeholders. Para uma companhia de presença global, construída por pessoas e comprometida com soluções para o futuro da mobilidade sustentável, a transparência é um elemento que fortalece a confiança dos investidores, clientes e parceiros.”  

Ele conclui destacando que essa postura de transparência e responsabilidade é fundamental para garantir a continuidade do sucesso da organização. “Nosso propósito é conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade, e o reconhecimento pelo Troféu Transparência é um incentivo a seguir aprimorando nossos processos e buscando sempre a excelência e a ética em tudo o que fazemos.” 

Paulo Prignolato, CFO da Randoncorp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *