Previous
Next

Treinamento da ANEFAC In Company ajuda a guiar transformação nas empresas  

Nos dias atuais, o ambiente corporativo exige um constante aprimoramento das competências profissionais, especialmente nas áreas contábil, administrativa e financeira, onde há muitas mudanças de legislação, impacto da tecnologia e outros fatores. Segundo Bolí Rosales, COO da ANEFAC, os investimentos em capacitação pelas empresas buscam não apenas garantir a atualização de suas equipes, mas também otimizar processos, bem como melhorar a qualidade dos resultados da operação como um todo. Em 2025, a ANEFAC desenvolveu vários treinamentos in company personalizados, atendendo às necessidades específicas das empresas. 

No caso de Brunno Nacao, coordenador de contabilidade da Smart Fit, com o treinamento da ANEFAC In company, a chance de cometer erros ou descumprir as normas caiu. “Nossos procedimentos estão mais corretos e seguros, o que economiza tempo (menos retrabalho). O curso ajudou todos os participantes a visualizar a ligação direta entre suas atividades mensais (lançamentos, conciliações, etc.) e o resultado final demonstrado nas principais Demonstrações Financeiras (Balanço Patrimonial, DRE e DFC). Isso esclareceu como o trabalho diário se traduz nos números reportados ao mercado e à gestão. Reforça a importância do investimento no colaborador, garantindo a atualização contínua da equipe e elevando a qualidade e a assertividade dos nossos resultados e demonstrações contábeis. A mudança mais imediata foi o aumento da consciência sobre os riscos nas etapas finais de fechamento contábil. A área de consolidação ficou em destaque.” 

Já Ana Paula Nunes da Costa, gerente de contabilidade societária na FCTS, explicou que a revisão do plano de contas, da DRE e da DFC, e o esclarecimento sobre as classificações das categorias definidas no CPC 51 ajudaram a dirimir algumas dúvidas sobre a classificação de operações que podem envolver mais de uma categoria para a apresentação das DF’s. “O treinamento direcionado ao negócio da empresa traz segurança ao conteúdo absorvido, além de ter um aproveitamento melhor. É muito importante manter os profissionais treinados para garantir a qualidade dos trabalhos apresentados. A classificação correta das operações que envolvem encargos financeiros é essencial, e o treinamento trará uma grande contribuição para as áreas de contabilidade societária e contabilidade regulatória.” 

Enquanto isso, Lincoln Peres, da área de Consolidação e Reporting da MBRF, avaliou que o treinamento foi sobre a IFRS 18. “Toda a equipe tomou ciência da importância de anteciparmos os trabalhos para adequação à norma, que entrará em vigência a partir de 1º de janeiro de 2027. Foram sanadas algumas dúvidas conceituais e, logo após o treinamento, foi criado um ‘Grupo de Estudo’ responsável pela implantação da nova norma. O treinamento teve uma ótima repercussão internamente; foi solicitado pela equipe novos treinamentos nesse modelo, e assim faremos no decorrer de 2026. Ainda não tivemos tal situação, pois estamos estudando a aplicação da nova norma. A área de Reporting e Consolidação ganhou destaque, pois será responsável pela implantação da norma.” 

Ao concluir, Bolí Rosales explica que o compromisso da ANEFAC com o aprimoramento contínuo das empresas e do ecossistema corporativo é enorme. “Estamos investindo em capacitação e atualização para cumprir nossa missão de auxiliar as organizações a se adaptarem e prosperarem em um ambiente em constante evolução. Acreditamos que, ao fortalecer as competências de nossos executivos, contribuímos para um mercado mais robusto e resiliente.” 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *