Transformar ideias em realidade é e sempre será um grande desafio nas organizações. As últimas crises mundiais mostraram que a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças e alcançar resultados é determinante para qualquer tipo de negócio. Na ANEFAC, o cenário não foi diferente. Assim como muitas, a entidade precisou inovar e se transformar em pouco tempo para continuar sendo relevante, mas, isso só foi possível graças a toda uma transformação que vinha ocorrendo desde 2018.
“O que faz diferença no mercado hoje é a empresa possuir uma mentalidade ágil no seu DNA. A gestão de projetos traz isso, pois prepara os profissionais e os processos para responderam as mudanças e transformações do mundo. Para alcançar isso, a ANEFAC redesenhou todos os seus processos, criou e desenvolveu novos produtos e, aos poucos, estruturou uma nova composição hierárquica”, explica Bolí Rosales, COO da ANEFAC.
Atualmente, a ANEFAC possui mais de 20 comitês focados em áreas estratégicas como administração, finanças, contabilidade, tecnologia, governança, tributária, capital humano, economia entre outras. Antes, havia para cada uma um vice-presidente, mas, a partir de 2023, no lugar haverá a figura do Head. “A grande questão aqui é a mudança de cultura de atuação deste profissional e todos. Estamos mais focados na missão de existir da ANEFAC, no nosso propósito. Então, todos trabalharemos juntos para fazer as estratégias acontecerem, mas, ao mesmo tempo, as atividades estão estruturadas de forma a gerar oportunidades de negócios e relacionamentos como os nossos stakeholders”, explica Rosales.
Para alcançar esses resultados, a ANEFAC conta com a bagagem de toda a sua história aliada aos seus principais diferenciais como a sua filiação ao IMA, a sua presença nacional em mais de oito regiões, sua atuação regional com gestão e apoio centralizada em São Paulo, ao seu público extremamente qualificado e a sua capacidade em compartilhar boas experiências, cases e oportunidades, utilizados para benchmarking, bem como as suas premiações consagradas como o Troféu Transparência (27 anos), Prêmio Profissional ANEFAC do Ano (38 anos), Pesquisa ANEFAC (28 anos) e Congresso ANEFAC (25 anos), além dos roadshows com as big four e empresas de destaque no mercado, os seus mais de 120 eventos realizados por ano, os seus mais de 40 mil seguidores nas redes sociais, sua Revista ANEFAC Digital, site responsivo e dinâmico etc.
Com o propósito de reunir profissionais em torno de temas relevantes que contribuam para o crescimento profissional, para a melhoria do ambiente de negócios e da sociedade, reconhecendo iniciativas, a ANEFAC irá focar em seu crescimento (ampliar e fortalecer a base de associados e parceiros), na qualidade (garantir uma excelente experiência aos associados e parceiros) e na inovação (criar produtos e serviços alinhados aos novos tempos). “A ideia é fortalecer a nossa estrutura por meio do tripé: governança, pessoas e recursos para atingir a nossa missão de ser referência em atualização e networking para executivos com relacionamentos que gerem valor para suas carreiras e seus negócios”, pontua Rosales.
Com tantas mudanças, foi preciso harmonizar os procedimentos e fluxos praticados até aqui e rever toda a engrenagem. Uma nova estrutura foi montada para aperfeiçoar o trabalho interno, aproveitando as forças existentes em todas as pontas para redefinir a linha de produção. Assim, a gestão de projetos se torna o elo da engrenagem que faz com que os conhecimentos técnicos das soluções sejam colocados em prática. O resultado disso é o efetivo progresso e a melhoria contínua. Saindo do modelo de uma entidade tradicional para uma multidisciplinar que entrega mais resultados.
Com as mudanças, todos na ANEFAC passam a se movimentar em projetos. Para isso, houve o fortalecimento e adequações no Colegiado ANEFAC, no Conselho Consultivo, no Conselho de Administração e na diretoria executiva. “Vamos trabalhar com os pilares finanças, administração, contabilidade, tributos e econômica com as atividades cross de capital humano, governança corporativa, tecnologia, jurídico, empreendedorismo & startup e PME visando as áreas de inteligência do agronegócio, varejo, energia, serviços e indústria”, finaliza Rosales.
Conheça abaixo a nova estrutura da ANEFAC