“Somos uma empresa composta por indivíduos que possuem um ‘espírito de dono’. Ter esse ‘espírito de dono’ implica em ser ‘responsável’. A elaboração e divulgação de nossas demonstrações financeiras são processos essenciais para retratar de forma transparente a realidade de nosso negócio e como ele é administrado”, explica Lucas Lira, CFO da Ambev. Por isso, o Troféu representa um reconhecimento ao compromisso com o ‘espírito de dono’, a transparência, a ética e a governança corporativa da empresa, além de ser um reconhecimento à seriedade, dedicação e diligência de toda a equipe multidisciplinar que trabalha na elaboração e divulgação de nossas demonstrações financeiras.
A empresa ressalta que a confiança é inalienável da transparência. Sem ela, não há credibilidade. A reputação da Ambev, assim como a de todos que se consideram “donos” da empresa, se constrói com base na credibilidade. A empresa adota a filosofia de “nunca pegar atalhos”, reforçando que fazer a coisa certa é a base de tudo. Assim, a combinação do “espírito de dono” com o compromisso de “não pegar atalhos” torna a transparência um valor-chave.
Nos últimos anos, a Ambev passou por uma profunda transformação que envolveu a evolução da cultura, do negócio e do modelo operacional. Hoje, não mais se limita a ser uma mera “empresa de bebidas”. Para Lira, a companhia que estão construindo visa operar como uma plataforma de produtos e serviços em prol dos consumidores, clientes e demais partes do ecossistema em que está inserida. Nesse contexto, as demonstrações financeiras evoluíram para garantir representações precisas da realidade econômico-financeira e dos riscos inerentes ao negócio. Além disso, a empresa realizou um estudo comparativo com mais de 20 companhias abertas no Brasil neste ano para aprimorar suas demonstrações financeiras e garantir que a divulgação esteja entre as melhores do mercado.
Durante esse processo de transformação, a Ambev tem buscado melhorar continuamente os resultados operacionais e financeiros. O ano de 2023 tem sido marcado por resultados cada vez mais positivos. O crescimento da receita permanece saudável, enquanto o aumento dos custos e despesas desacelera. “Temos conseguido crescer de forma consistente e, ao mesmo tempo, melhorar a rentabilidade do nosso negócio, seja em termos de um melhor retorno sobre o capital investido, seja em termos de uma melhor margem operacional. Para 2024, nosso plano é continuar focando nos consumidores, nos clientes e fortalecer nosso ecossistema para que possamos gerar valor de forma sustentável”, finaliza Lira.