A Klabin, uma empresa centenária, tem a transparência como um dos pilares fundamentais de sua cultura, norteando suas interações com o mercado, a sociedade e todos os stakeholders. Segundo Ahmad Abu Islaim, contador da empresa, receber o Troféu Transparência pela oitava vez é uma comprovação de que estão no caminho certo. Esse reconhecimento reflete o árduo trabalho de uma equipe altamente qualificada, dedicada a divulgar informações com consistência e eficiência, contribuindo para a construção de relacionamentos sólidos e de credibilidade com acionistas e outros interessados nas informações financeiras da companhia.
A transparência é um valor essencial para a construção da credibilidade, desempenhando um papel fundamental na comunicação eficaz e na reputação de uma empresa em todas as esferas. Isso não é diferente na comunicação financeira. A Klabin acredita que fornecer informações claras, precisas e ágeis é crucial para construir confiança, o que, por sua vez, gera valor para a empresa e seus acionistas, estimulando o interesse do mercado em investir na organização.
A empresa mantém uma equipe de especialistas focados no relacionamento com investidores e o mercado em geral, garantindo que a divulgação de informações financeiras seja transparente e confiável. Além disso, estão sempre em busca de formas inovadoras de conhecer seu público e identificar diversos canais de comunicação. “Aprimoramos a apresentação de políticas contábeis complexas e estimativas, fornecendo informações mais detalhadas aos leitores”, destaca Islaim.
A Klabin está experimentando o maior ciclo de crescimento de sua história, marcado pelo Projeto Puma II e investimentos na expansão de seu negócio de embalagens. Portanto, continuam buscando maneiras de fortalecer o relacionamento com o mercado e a sociedade, garantindo que todas as partes interessadas tenham acesso às informações necessárias.
Além disso, Islaim pontua que após a publicação de cada Demonstração Financeira Trimestral (ITR), a empresa recebe dúvidas de investidores, utilizando essas perguntas como um termômetro para avaliar a clareza de sua comunicação. “Estamos comprometidos com a melhoria contínua em seu processo de comunicação, mantendo a agilidade em suas divulgações contábeis e aderência às normas vigentes”.