Em um cenário de constantes desafios e riscos, a Eneva se destaca por sua capacidade de inovar e se adaptar, de acordo com Paula Alves, diretora de controladoria e tributário. A empresa, que possui um DNA voltado para a inovação e o dinamismo, tem demonstrado isso por meio de várias aquisições e crescimento orgânico, seja por meio de leilões de energia ou na aquisição de blocos exploratórios.
Ela enfatiza que, mesmo em situações complicadas, a transparência é um valor fundamental, que permeia a comunicação da empresa, para enfrentar riscos e desafios. Isso permite não só o ajuste de estratégias em resposta a riscos e desafios, mas também a mitigação de eventuais impactos negativos, fortalecendo a confiança e o relacionamento com investidores, clientes, colaboradores e a sociedade em geral.
A empresa afirma que seu compromisso com a transparência em suas relações com os stakeholders é reforçado especialmente por meio do Troféu Transparência. Esse reconhecimento é utilizado como um meio de assegurar práticas de comunicação claras com o mercado, empregados, acionistas e demais partes interessadas. “Utilizamos esse reconhecimento em nossos materiais de divulgação financeira e internamente para promover a cultura de transparência e valorizar as equipes envolvidas. O objetivo é fortalecer nossa reputação como uma instituição sólida e confiável no mercado de capitais brasileiro”, diz Alves.
No que refere à importância da divulgação de informações financeiras no cenário atual, ela afirma que essa prática é essencial para a avaliação do desempenho e da saúde financeira das empresas, além de contribuir para as práticas ESG. Através da divulgação de informações financeiras e não financeiras, a Eneva busca não apenas identificar riscos, mas também fortalecer sua competitividade e transparência no mercado.