Em busca de um setor de saúde cada vez mais integrado, sustentável e acessível, o Grupo Fleury tem intensificado seus esforços em quatro frentes dentro de seu planejamento estratégico: crescimento sustentável com manutenção da qualidade; relevância, eficiência e velocidade na inovação; valor agregado ao longo da jornada do paciente; e plataformas digitais para integração entre negócios e ampliação do acesso à saúde.
Segundo Gisele Schneider, IMO e head de Controladoria e Tributos do Grupo Fleury, “a priorização de projetos e parceiros de inovação é realizada com foco em auxiliar o desenvolvimento das estratégias da companhia, com buscas ativas por soluções que tragam maior qualidade e integração tanto para o core business quanto para os novos elos e frentes de atuação da empresa. Ou seja, continuamos com o plano estratégico de Transformação Digital, visando melhorar a eficiência operacional e a experiência do cliente.”
A empresa tem investido em tecnologias avançadas, como inteligência artificial e análise de dados, para otimizar processos e oferecer serviços de saúde mais personalizados e acessíveis. Comemora-se um ano da combinação de negócios com o Grupo Pardini, um período repleto de aprendizados e sinergias, enquanto o Grupo Fleury expande sua presença por meio da diversificação de mercados e do fortalecimento de parcerias estratégicas, impulsionando, assim, o crescimento sustentável e garantindo acesso à saúde para um número maior de pessoas.
Em relação ao Troféu Transparência, Gisele ressalta que “é um prêmio de grande relevância que destaca o compromisso da empresa com todos os aspectos ESG, especialmente a Governança. Compartilhamos essa conquista com nossos investidores, clientes e o público em geral para reafirmar que a transparência e a excelência do Grupo Fleury permeiam todas as nossas áreas de atuação. Além disso, o prêmio serve como um diferencial competitivo, demonstrando nosso compromisso contínuo com a ética e a responsabilidade corporativa.”
A empresa utiliza essa conquista para fortalecer suas relações com os stakeholders, evidenciando seu compromisso com práticas de governança que promovem a sustentabilidade e a confiança no mercado. “Receber este Troféu pela sétima vez reforça ainda mais nossa reputação sólida e confiável junto aos nossos investidores, colaboradores e clientes.”
Na visão de Schneider, manter a transparência não é uma tarefa fácil. Para ela, é preciso assegurar o mesmo nível de informação em momentos de boas ou más notícias. No atual cenário econômico, político e de mercado, seria mais simples divulgar menos informações. “Acreditamos que estabelecer uma relação de confiança com o mercado é o que realmente gera valor de forma genuína. Para enfrentar esses desafios, implementamos processos rigorosos de auditoria interna com um ciclo bianual, cujo plano de trabalho está alinhado ao mapa de riscos do Grupo Fleury.”
Além disso, como empresa de capital aberto do Novo Mercado, possui controles internos rigorosos para garantir que as informações divulgadas sejam precisas e completas. Investiu também em treinamento contínuo para os colaboradores, assegurando que todos estejam alinhados com os valores de transparência e ética, com destaque para o Canal de Confiança. A empresa acredita que a comunicação aberta e frequente com os stakeholders é fundamental para manter a confiança e a credibilidade da organização.
Em relação à avaliação sobre a importância da divulgação de informações financeiras no cenário atual para os negócios, Schneider acredita que, atualmente, o excesso de informações pode confundir os investidores e as partes interessadas. Assim, pontua que o grande desafio é se manter relevante, divulgando informações objetivas, precisas e de alto valor agregado. Portanto, o segredo não é o volume, mas sim a qualidade da informação.
“Nós, preparadores de demonstrações financeiras, precisamos garantir a clareza e a aderência às normas contábeis em um cenário concorrencial e de mercado desafiador, cuja estratégia de negócios, em alguns momentos, pode ser a de restringir certos dados. A divulgação de informações financeiras de alta qualidade é essencial para a tomada de decisões estratégicas e para a atração de investimentos. Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a transparência financeira não só ajuda a construir confiança, mas também a diferenciar a empresa no mercado. A clareza nas demonstrações financeiras permite que os investidores avaliem melhor os riscos e oportunidades, promovendo uma alocação de capital mais eficiente. Por isso, reforçamos a tríade: objetividade, precisão e valor agregado nas informações financeiras para os stakeholders”, finaliza ela.