Enfrentar os desafios e os riscos inerentes ao mundo corporativo em um ambiente de transparência, de acordo com Luciano Teixeira Agliardi, diretor de controladoria da Lojas Renner S.A., gera segurança para os tomadores de decisões. “Isso oportuniza a crítica construtiva, que, uma vez incorporada ao processo de melhoria contínua, promove melhor performance e contribui para a superação dos objetivos. Organizações mais transparentes normalmente apresentam alta performance ao incorporarem esta prática à sua cultura. É quando se cria um circuito poderoso de geração de valor, credibilidade e confiança.”
Para ele, o impacto das grandes organizações vai muito além do dia a dia de suas operações, elas refletem no patrimônio de seus acionistas – que, no caso da Lojas Renner, ultrapassam 120 mil em dezenas de países –, geram emprego e renda, participam de maneira relevante na arrecadação de impostos, atendem milhões de clientes com produtos e serviços de qualidade. “Através da divulgação de informações financeiras transparentes e consistentes, permite-se a todos os stakeholders o entendimento da operação, a sua própria avaliação da performance e o aumento da confiança e da credibilidade em relação à companhia. Como consequência, há um reforço no relacionamento da organização com os públicos envolvidos e a geração de valor, que extrapola os números e reverbera para a sociedade como um todo.”
Além disso, Agliardi afirma que tem a crença de que a transparência, para além de ser uma obrigação para quem provoca impacto na economia, é uma prática que gera valor. “O selo do Troféu Transparência, pela sua credibilidade e repercussão, referenda para nossos stakeholders que é algo incorporado na nossa cultura, além de evidenciar nosso comprometimento com os mais altos níveis de governança.” Para ele, “tudo isso contribui para a nossa credibilidade, colocando cada vez mais nossa companhia como referência em um tema tão importante.”
Em termos de futuro, a Lojas Renner está com foco de atuação em reforçar ainda mais seus três imperativos estratégicos: ser referência em moda e lifestyle, proporcionar uma jornada encantadora e fluída aos clientes e ser referência em moda responsável. Estes direcionadores guiam todos os projetos em tecnologia, logística, cadeia de suprimentos, digitalização em lojas e na administração.
“A expansão orgânica de nossas operações e a melhoria de produtividade com a captura dos benefícios dos investimentos realizados nos últimos anos em tecnologia, logística e produto receberão especial atenção nos próximos anos. Estamos concentrados em melhorar cada vez mais nossa experiência de compra, ganhando maior velocidade na captura de tendências, desenvolvimento de produtos e disponibilização aos clientes, atendendo aos novos hábitos de consumo. Com governança, determinação, propósito de encantar e transparência, seguiremos nosso ciclo de crescimento, sendo líder no varejo de moda no país”, finaliza ele.