A RD Saúde, uma referência no setor de farmácias com mais de 100 anos de história, continua a expandir sua influência e presença no Brasil, com mais de 3 mil lojas em mais de 600 municípios, atendendo diariamente a mais de um milhão de clientes. Na visão de Antonio Carlos Coelho, vice-presidente de Administração e Finanças, a divulgação de informações financeiras é crucial no cenário atual, caracterizado por alta competitividade e crescente exigência de transparência por investidores, reguladores e consumidores.
Para ele, “ao fornecer dados precisos e atualizados sobre sua saúde financeira, a empresa não só reforça a confiança do mercado, mas também demonstra seu compromisso com boas práticas de governança. Essa transparência é essencial para atrair investimentos, mitigar riscos de compliance e facilitar a tomada de decisões estratégicas. A clareza nas finanças contribui para manter a reputação corporativa e fortalecer a resiliência econômica.”
Por isso, para a empresa, o Troféu Transparência reconhece sua credibilidade perante clientes, fornecedores, mercado financeiro e sociedade. Sendo particularmente significativo para a RD Saúde em relação às instituições financeiras, acionistas e investidores. “O compromisso com a transparência é essencial para garantir a sustentabilidade do negócio e atender aos interesses de todos os públicos da RD Saúde, incluindo clientes, investidores, fornecedores, funcionários, comunidade, governo, sindicatos e entidades de classe. Mantemos uma relação ética e sólida com todos esses stakeholders, assegurando acesso às informações necessárias e tratamento justo e consistente.”
Para garantir uma governança eficaz, a RD Saúde conta com várias comissões, incluindo o Comitê de Auditoria, que, embora não seja estatutário, é responsável por analisar as demonstrações financeiras e supervisionar atividades relacionadas à gestão de riscos, auditoria interna, compliance, controles internos, gestão de dados e segurança cibernética, além de manter o Canal Conversa Ética.
Nos últimos quatro anos, a RD Saúde focou em redefinir a estratégia de negócios, visando resgatar o papel da farmácia além do varejo tradicional e ampliar a oferta de cuidados integrais com a saúde. O objetivo é construir um novo modelo de atenção primária baseado em dois pilares: Nova Farmácia e Plataforma de Saúde. A Nova Farmácia é um dos pilares da estratégia para 2025 e visa transformar as farmácias em centros de saúde integral, expandindo nossa presença na jornada de saúde dos clientes.
“Oferecemos um atendimento omnichannel que combina a conveniência de uma farmácia moderna, digital e conectada com os benefícios da farmácia tradicional, caracterizada pelo atendimento humano e pelo cuidado próximo entre farmacêutico e cliente.” Ele conclui que “a presença de farmacêuticos especializados, capazes de proporcionar cuidados e agilidade nos atendimentos, junto aos serviços oferecidos nas farmácias, posiciona-nos como um espaço de atenção primária essencial”, finaliza Coelho.