A estratégia da Irani inclui investimentos em aumento de eficiência, como a Plataforma Gaia, buscando otimizar o mix de produção, ganhos operacionais, melhorias tecnológicas e autossuficiência energética. A missão da empresa é construir relações de valor para gerar prosperidade e seu negócio é feito por pessoas que colocam otimismo em ação para transformar a vida de outras pessoas com atitudes e soluções sustentáveis. A Irani está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil de acordo com o GPTW. Diversidade e inclusão estão nos seus valores e fazem parte da estratégia.
Em um mercado cada vez mais atento às questões ambientais, sociais e de governança, a Irani destaca-se por sua estratégia fundamentada em três pilares essenciais que impulsionam sua atuação e seu crescimento sustentável. Segundo explica Odivan Carlos Cargnin, Diretor de Administração, Finanças e Relações com Investidores, os pilares são a sustentabilidade e a economia circular, excelência operacional e eficiência e foco na governança corporativa. A empresa conta com uma base florestal renovável e utiliza mais de 70% de matéria-prima reciclável via aparas de papel e papelão. As metas para 2030 incluem autossuficiência em energia renovável, redução do uso de água, zerar resíduos enviados para aterros e aumentar a diversidade na empresa.
O reconhecimento do Troféu Transparência, segundo ele, reforça de forma significativa nossos pilares da empresa, ao demonstrar nossa transparência e compromisso com a excelência em tudo o que fazemos. Isso faz parte da nossa cultura. “Queremos que os usuários das demonstrações financeiras entendam não apenas os números, mas também como somos, como nos relacionamos e fazemos negócios. O troféu captura a nossa essência.”
Para Cargnin, em um mundo em constante transformação, o Troféu Transparência representa para a Irani o reconhecimento de que estão trilhando o caminho certo para garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo. A premiação reforça a importância da ética, da clareza e da responsabilidade na condução de suas práticas de governança, valores que sustentam a confiança dos seus stakeholders e fortalecem sua estratégia de crescimento sustentável.
Sobre o impacto da liderança humanizada aliada à transparência, ele afirma que essa combinação impacta diretamente nossos negócios ao fortalecer a cultura organizacional, engajar colaboradores e estimular a inovação. “No final do dia, são as pessoas que fazem tudo acontecer. Precisamos que elas estejam no seu melhor estado para nos ajudarem a construir uma empresa diferenciada.”
Cargnin reforça ainda que “tudo começa de dentro para fora. As pessoas, estando bem, farão sempre as coisas certas, transmitirão segurança e confiança para todos ao redor. A liderança humanizada e a transparência são fundamentos que fortalecem a confiança dos investidores, clientes e demais stakeholders da Irani. Eles percebem como agimos. Juntas, essas atitudes traduzem a essência da Irani: gerar prosperidade de forma sustentável, com ética e respeito a todos os públicos com os quais nos relacionamos.”
Ao olhar para o futuro, ele destaca que “o futuro da Irani está pautado na sustentabilidade, na inovação e na liderança humanizada. Reforçamos nosso papel como referência em economia circular e governança. É importante manter atenção às tendências globais de ESG, às mudanças de hábitos de consumo e aos avanços tecnológicos, garantindo resiliência e crescimento responsável.”
