Previous
Next

Construir soluções integradas é o caminho para ampliar a jornada de cuidados e expandir o acesso à saúde 

Como democratizar e ampliar o acesso à saúde no Brasil? Essa é uma pergunta que está sempre sendo discutida no setor. Com apenas 25% da população tendo acesso à saúde suplementar, garantir a jornada de cuidados integrada aos brasileiros é um desafio constante. Logo, encontrar soluções que contribuam e fortaleçam o sistema de saúde tem sido uma das prioridades das empresas deste setor.   

A coordenação de cuidados é essencial para garantir a personalização do atendimento, o que impacta diretamente na eficiência e em melhores desfechos clínicos. No Grupo Fleury, por exemplo, há um esforço contínuo em oferecer soluções de saúde integradas e ampliar a capilaridade dos atendimentos. A atuação da empresa com alguns clientes de uma operadora parceira já mostrou que o trabalho de Atenção Primária em Saúde (APS), coordenado e conciliando prevenção, diagnóstico precoce e preciso, reduziu em até 17% a sinistralidade.  

Vemos a construção de soluções integradas como um ponto essencial para a sustentabilidade do sistema. Para isso, o Grupo Fleury tem seguido quatro etapas que personalizam a jornada do paciente e entregam uma experiência melhor e mais eficiente na utilização dos recursos de saúde.  

O primeiro passo é compreender as necessidades do cliente, ou seja, pensamos no que podemos fazer para melhorar a experiência do paciente, adaptando ou criando instrumentos para suprir suas carências. Em seguida, começamos a desenhar a solução para engajar o paciente. Por fim, chega o momento de escalar e produzir, elaborando produtos e soluções, além de facilitar a transição do cliente entre as etapas.  

Nesse aspecto, criamos Centros Integrados de Saúde da Mulher, de Cardiologia e Neurovascular, de Nódulo de Tiroide, de Imagem Osteomuscular, de Alergia e Imunologia e de Dermatologia, bem como aqueles com foco em gestantes (Gestar Fleury), Fertilidade (Fleury Fertilidade) e público infantil (Fleury Kids), além da oferta de serviços personalizados como o “TEAcolher” (ambiente idealizado para o atendimento de pacientes com o espectro autista) ou a criação de novas plataformas. 

Recentemente, inclusive, foi lançado o “Fleury Empresas”, um passo importante em direção a um sistema de saúde mais democrático e eficiente no Brasil, que promove serviços de atenção primária, telemedicina, check-ups, vacinas, exames ocupacionais e toxicológicos, bem como o “Pra Você Card” – um convênio para colaboradores de empresas diversas, que oferece descontos em procedimentos diagnósticos nas principais marcas do Grupo Fleury, podendo ser solicitado por companhias que não oferecem planos de saúde aos colaboradores, bem como por cidadãos que desejem redução do valor em atendimentos médicos.   

Vale ressaltar que a inovação tecnológica também desempenha papel crucial na expansão do acesso à saúde no Brasil. O investimento em ferramentas digitais, como plataformas de telemedicina e aplicativos de monitoramento de saúde, tem ampliado o alcance dos serviços, especialmente em áreas remotas ou com menor oferta de atendimento presencial.  

No Grupo Fleury temos apostado em soluções digitais que permitem mais do que o acompanhamento contínuo do paciente e, também, a integração de dados clínicos de forma segura e eficiente. Isso possibilita uma visão mais abrangente da saúde, facilitando diagnósticos mais precisos e tratamentos personalizados. Além disso, essas tecnologias promovem comunicação mais direta e eficaz entre pacientes e profissionais de saúde, por meio da assessoria médica, contribuindo para a jornada de cuidados mais ágil e acessível a todos. 

Essa coordenação tem impacto positivo para pacientes e pagadores. Isso porque para os pacientes promove mais saúde e melhores desfechos clínicos, garantindo protocolos adequados e entregando melhor experiência. Já para os pagadores, reduz custos e desperdícios, com mais eficiência dos protocolos assistenciais, que diminuem procedimentos redundantes. 

Ao oferecermos serviços de saúde integrados e personalizados temos como premissa contribuir para melhores experiências e reduzir custos, fortalecendo o setor de saúde como um todo, possibilitando que mais pessoas tenham acesso às soluções de saúde de qualidade. 

Assim, temos enxergado e investido em um caminho para democratizar e ampliar o acesso à saúde em território nacional. Isso nos torna uma empresa capaz de contribuir com a busca de melhores soluções para a saúde das pessoas e, consequentemente, para a efetiva sustentabilidade do sistema. Mais do que responsabilidade social, no Grupo Fleury encaramos esse desafio como parte de nossa missão. 

Artigo escrito por Alessandro Ferreira, diretor executivo Comercial e Marketing do Grupo Fleury 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.