No contexto de um mercado cada vez mais dinâmico e em transformação, empresas que conseguem equilibrar crescimento, responsabilidade socioambiental e transparência tendem a se destacar frente aos seus stakeholders, construindo uma reputação sólida e uma base de confiança que sustenta sua expansão a longo prazo. Úrsula Copi, diretora de Controladoria da Hidrovias do Brasil, evidencia essa visão ao afirmar que “nosso futuro se encontra na expansão contínua e sustentável”.
A Hidrovias do Brasil reafirma seu protagonismo na estruturação de soluções logísticas integradas para o desenvolvimento econômico sustentável na América do Sul. O crescimento estratégico será uma prioridade, com foco em fortalecer a estrutura de capital para o plano de crescimento, investindo em soluções logísticas que atendam ao aumento contínuo da demanda de commodities agrícolas e minerais. Os investimentos estratégicos incluem a expansão modular no Corredor Norte e a plena utilização da integração ferroviária no Porto de Santos, otimizando a logística multimodal de insumos e grãos.
A inovação e a descarbonização também estão na estratégia futura da Hidrovias. “Manteremos o investimento em inovação e tecnologia, buscando ativamente a excelência operacional combinada à sustentabilidade, focados em uma logística de baixo carbono”, explica Copi. Além disso, a diretora aponta que é preciso resiliência climática e atenção às crises hídricas: um dos maiores desafios é a intensificação de eventos climáticos extremos, como as secas severas nos corredores Norte e Sul em 2024, que influenciaram a navegação. Por isso, acredita que é crucial direcionar esforços para soluções estruturais, incluindo programas de dragagem e derrocagem sob responsabilidade do setor público. “Temos investido em iniciativas que aprimoram nosso planejamento operacional, como monitoramento das condições climatológicas, batimetrias, gestão de frotas e aquisição de ativos que operam em baixo calado, entre outras ações.”
Neste cenário, a liderança humanizada, aliada à transparência, aparece como elemento fundamental para fortalecer a cultura de confiança e engajamento. “Acreditamos que essa soma fortalece a confiança de investidores, clientes e colaboradores, impactando diretamente os negócios da organização”, afirma Copi.
Para ela, uma gestão que valoriza as pessoas, ouve diferentes perspectivas e age com clareza cria engajamento e confiança entre colaboradores, clientes, investidores e comunidades. Ainda, ela ressalta que o investimento no desenvolvimento humano e na cultura inclusiva resulta em um ambiente em que os colaboradores se sentem valorizados. 92% dos colaboradores consideram a Hidrovias do Brasil um excelente lugar para trabalhar.
Essa prática de liderança fortalecida por elementos de transparência reflete-se também na relação com os stakeholders. De acordo com Copi, a liderança humanizada, aliada à transparência, fortalece a confiança porque cria relações baseadas em ética, respeito e clareza. “Para os investidores, isso significa segurança e credibilidade em nossa governança. Para os clientes, traduz-se em compromissos claros e em uma relação de longo prazo. Já para as comunidades e demais stakeholders, representa diálogo constante, escuta ativada e responsabilidade no atendimento às suas demandas.” Essa combinação sustenta a credibilidade da Hidrovias do Brasil, consolidando uma reputação de responsabilidade social, ambiental e de governança.
No que tange aos pilares estratégicos, a empresa evidencia que sua abordagem está alinhada com o que o mercado exige e o que fazem e comunicam. Nesse sentido, três pilares guiam a Hidrovias do Brasil:
– Transparência e integridade: como empresa de capital aberto, tem o compromisso de conduzir suas práticas financeiras e operacionais com clareza, refletido na listagem da companhia no Novo Mercado da B3 e no seu compromisso em cultivar a ética e a transparência em todas as relações com os stakeholders.
– Excelência operacional e valorização das pessoas: investem em segurança, inovação e no bem-estar da equipe, para assim garantir que cada solução logística entregue valor real a clientes e acionistas.
– Soluções logísticas sustentáveis: seu modelo de negócio é focado em oferecer soluções de baixo carbono e alta eficiência para o transporte de cargas na América do Sul. O modal hidroviário, que é a essência de sua atuação, emite significativamente menos gases de efeito estufa (GEE) em comparação aos modais rodoviário e ferroviário, e busca constantemente a adaptação e resiliência diante dos desafios climáticos.
O reconhecimento do Troféu Transparência reforça esses valores e pilares. Copi destaca que a transparência é essencial para demonstrar a seriedade de seus compromissos os sustentáveis e a aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “O prêmio é o reconhecimento formal de que a Hidrovias do Brasil possui práticas exemplares de prestação de contas e governança. Ele valida nosso compromisso de reportar em conformidade com as diretrizes internacionais, como o IIRC e o GRI, e assegura que a integridade é um elemento central na Hidrovias.”
Para a Hidrovias do Brasil, receber o Troféu Transparência representa não apenas uma validação do compromisso com boas práticas de governança, mas também uma estratégia de fortalecimento de sua reputação no mercado. Na visão de Copi, o prêmio consolida a reputação da empresa e valida a qualidade de sua governança, que é um diferencial estratégico para atrair e manter o capital. “Ao evidenciar práticas de prestação de contas, o Troféu confirma que a companhia está apta a seguir seu plano de expansão e consolidação na América do Sul, com um olhar voltado para o longo prazo. Além disso, representa um diferencial competitivo ao demonstrar nossa dedicação em disponibilizar informações claras e precisas, fator essencial para fortalecer e consolidar a confiança de investidores, clientes e parceiros”.
