A busca por transparência e governança responsável vem se consolidando como um diferencial competitivo no mercado atual. Empresas que demonstram compromisso nessa área reforçam sua credibilidade perante investidores, reguladores e o público. A Sanasa usa seu legado para reforçar sua alta governança, inovação e responsabilidade socioambiental.
Desde 1997, quando se tornou companhia aberta, a Sanasa assumiu o compromisso de ampla divulgação de resultados. Em 2001 iniciou a publicação do Balanço Social, em 2012 lançou seu primeiro Relatório de Sustentabilidade (GRI) e em 2018 adotou o Relato Integrado. Segundo o diretor Pedro Cláudio da Silva, visando transparência e governança responsável, esse histórico evidencia a consistência no fortalecimento da governança, hoje sustentada por políticas consolidadas em um Programa de Compliance, com prevenção, detecção e resposta; Canal de Denúncias; Auditoria Interna; Gestão de Riscos Corporativos e avaliação anual dos Conselhos, tudo suportado por estrutura de governança clara e divulgação pública.
Além dessas ações, a companhia vem focando na adoção das novas normas financeiras de sustentabilidade IFRS S1 e S2, que ampliam a transparência na gestão de riscos e oportunidades relacionados ao clima e à sustentabilidade. Para isso, criou um Grupo Gestor ASG, que elaborou diagnóstico e cronograma de implementação, com acompanhamento periódico pela alta gestão. Paralelamente, para manter a qualidade das demonstrações financeiras, a empresa realiza treinamentos contínuos, procedimentos internos consolidados e auditorias interna e externa, assegurando informações confiáveis ao mercado e às partes interessadas.
A companhia também investe na sustentabilidade e na resiliência de longo prazo de suas operações. “Investimentos estruturantes como o Sistema Produtor Jaguari, que garante segurança hídrica frente às mudanças climáticas, a nova subestação de energia, além do Plano de Segurança da Água (PSA), e o Plano Campinas 2030, fazem parte da estratégia de fortalecimento do abastecimento e proteção ambiental”, reforça Silva.
A adequação às normas IFRS S1 e S2 também reforça a maturidade da gestão de riscos e oportunidades relacionadas à sustentabilidade e ao clima, consolidando a postura da Sanasa em projetos de longo prazo. A implementação dessas normas reforça o compromisso com a transparência e fortalece a relação com o mercado.
No âmbito cultural e de valores, a Sanasa valoriza seu corpo técnico, investindo em capacitação contínua, oferecendo bolsas de estudos para graduação e pós-graduação, além de inovar na forma de atender ao cliente. A empresa utiliza canais digitais como aplicativo e WhatsApp, para fortalecer o relacionamento com o cliente de forma moderna e acessível, sempre mantendo os seus valores institucionais: transparência, integridade, melhoria contínua e foco no cliente.
O reconhecimento pelo Troféu Transparência, concedido pela ANEFAC em 2025, reforça a trajetória de responsabilidade e excelência da companhia. Silva afirma que “o Troféu Transparência reconhece publicamente o compromisso histórico da Sanasa com a transparência. Reforça o pilar de governança, ao reconhecer a excelência em transparência de suas informações financeiras; fortalece o pilar de Sustentabilidade e Resiliência de Longo Prazo, pois incentiva a divulgação de suas informações, principalmente em como a Sanasa cria valor e utiliza os recursos naturais, demonstrando também como realiza a manutenção desses recursos; e confirma os valores institucionais de ética e foco no cliente, ao ampliar a reputação e confiança da Sanasa perante seus clientes e sociedade, fortalecendo a legitimidade para a companhia.”
De acordo com a Sanasa, o Selo da ANEFAC representa um reconhecimento de credibilidade, perenidade e alinhamento às melhores práticas de divulgação e transparência das demonstrações financeiras. Desde a criação da gerência de governança e da auditoria interna em 2011, a Sanasa acredita que demonstra sua capacidade de transformar desafios em oportunidades. “Hoje, o Troféu Transparência da ANEFAC reafirma essa trajetória e legitima investimentos estratégicos em pessoas, procedimentos internos e processos de eficiência operacional, além de investimentos em água de reúso, novas captações e sistemas de energia que garantem a resiliência da companhia”, diz Silva.
Esse reconhecimento soma-se à conquista do Prêmio Trata Brasil 2025, que posicionou Campinas como campeã nacional em saneamento, com índices de perdas em distribuição de aproximadamente 17%, muito abaixo da média nacional de 40%. Além disso, a empresa recebe o Troféu Quíron ouro do PNQS (Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento), considerado o “Óscar do Saneamento,” e conquistou o primeiro lugar no Programa Acertar, pelo terceiro ano consecutivo, avaliação que mede a confiabilidade das informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) avaliadas pela ARES PCJ.
Segundo Silva, “todos esses reconhecimentos reafirmam o posicionamento de Campinas e da Sanasa como referência nacional em saneamento, governança e sustentabilidade. Nosso compromisso de quase três décadas de transparência, aliado a uma gestão inovadora, responsável e socialmente comprometida, demonstra que estamos no caminho certo para garantir a qualidade de vida da população e a preservação dos recursos naturais.”
Na visão da Sanasa, uma liderança humanizada é essencial para promover engajamento e fortalecer a identidade organizacional. “Nossos colaboradores chegam a adotar a marca como sobrenome, demonstrando orgulho e pertencimento. Essa abordagem, aliada a práticas de equidade salarial e à capacitação contínua, fortalecem o comprometimento das equipes. Isso se traduz em inovação, eficiência operacional e respostas ágeis em situações críticas”, afirma Silva.
Hoje, quase um terço dos cargos de chefia na companhia é ocupado por mulheres, cujo salário médio supera o masculino em 39%. Além disso, a participação de negros e pardos em posições de liderança dobrou desde 2020. Para fortalecer ainda mais esse ambiente, o investimento em formação cresceu de menos de duas horas de treinamento por empregado ao ano para mais de sete horas, e o número de pós-graduados saltou de 90 para quase 300, aprimorando o conhecimento técnico aplicado ao setor de saneamento. Para a Sanasa, essa cultura de valorização gera engajamento genuíno e resulta em mobilizações espontâneas durante situações críticas, como emergências operacionais, quando as equipes extrapolam turnos para garantir a continuidade dos serviços à população.
A combinação de uma liderança humanizada e a transparência na gestão fortalece significativamente a confiança de investidores, reguladores, clientes e da sociedade como um todo. “Para os investidores e reguladores, a asseguração independente de relatórios financeiros e de sustentabilidade aumenta a previsibilidade dos resultados da companhia e reduz riscos, criando um ambiente favorável para investimentos de longo prazo. Quanto aos clientes e à comunidade atendida, a quase universalização dos serviços, o atendimento digital inovador e os índices de perdas na distribuição de água, que estão muito abaixo da média nacional, reforçam a credibilidade da Sanasa”, avalia Silva.
Além disso, os resultados concretos da companhia impactam também na saúde pública e na qualidade de vida da população de Campinas. Os avanços registrados refletem-se em indicadores de saúde, como a expectativa de vida superior à média nacional e uma taxa de mortalidade infantil abaixo de dez por mil nascidos vivos. Tais conquistas, reconhecidas pelo Prêmio Trata Brasil, em 2025, ilustram de forma evidente o impacto positivo da eficiência no saneamento e da transparência na gestão pública na melhoria da saúde e do bem-estar social.
Desafios e oportunidades do setor para o futuro
O diretor destaca ainda que a visão de futuro da empresa está claramente alinhada com os desafios e oportunidades do setor. “Nossa estratégia é consolidar a integração entre finanças e sustentabilidade, conforme a Resolução da CVM nº 193/2023, com a meta de alcançar, até 2026, a asseguração contínua, que será classificada como asseguração razoável.”
Para garantir a resiliência frente às mudanças climáticas e às crescentes demandas, a Sanasa investirá na ampliação do Sistema Produtor Jaguari, na expansão da água de reúso — transformando a ETE Anhumas no maior polo de água de reuso da América Latina — e em obras de reservação. “Estamos também implementando a leitura remota, uma inovação tecnológica que aumenta a eficiência operacional, além de valorizar continuamente nossas equipes, com formação técnica de excelência, promovendo um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, ético e inovador”, afirma Silva.
Ao abordar os desafios do crescimento populacional, Silva reforça a importância de manter foco no atendimento ao cliente e na qualidade dos serviços. “Enfrentamos o aumento na demanda, mas estamos prontos para ampliar nossa capacidade de garantir água segura, tratamento de esgoto eficiente e inovação na infraestrutura, sempre com sustentabilidade.”
Pedro Claudio da Silva
