A busca por sustentabilidade, inovação e ética na gestão se tornou uma referência no setor de saneamento, especialmente em um cenário de alta complexidade e mudanças regulatórias. Nesse contexto, a Sanepar, uma das principais companhias brasileiras do segmento, reforça sua estratégia de longo prazo baseada em pilares que asseguram o crescimento responsável, a expansão do acesso e a perenidade do negócio.
Segundo Wilson Bley, presidente da companhia, o Troféu Transparência reforça diretamente esses três pilares. Ele explica que o prêmio “fortalece o pilar da transparência e ética na governança, ao analisar a qualidade e clareza das demonstrações financeiras, elemento essencial da boa governança. Apoia o pilar da sustentabilidade e universalização do saneamento, pois garante credibilidade e solidez financeira para viabilizar grandes investimentos necessários à manutenção do atendimento com água, resiliência hídrica e expansão do atendimento com esgoto em linha com os ODS e o Novo Marco Legal”.
Para o executivo, o reconhecimento também reforça o pilar da inovação e eficiência operacional: “A confiança gerada pelo prêmio possibilita direcionar recursos a tecnologias e processos inovadores de forma estruturada e responsável”. Assim, a companhia consegue manter uma gestão transparente e responsável, que impulsiona seu crescimento sustentável.
O Troféu Transparência, para a Sanepar, representa um símbolo de aprovação institucional. Bley destaca: “Ele valida que nossa estratégia de longo prazo, com previsão de altos investimentos e metas ambiciosas para universalização até 2033, está fundada em relatórios financeiros íntegros e objetivos”. Essa certificação, reforça o presidente, é fundamental para assegurar a perenidade do negócio em cenário de alta complexidade e competitividade.
O reconhecimento reforça ainda a postura de liderança humanizada e transparente que a companhia busca implementar em todas as suas ações. Bley afirma que “quando promovemos respeito e clareza na comunicação, estimulamos engajamento, legitimidade social e inovação”. Ele exemplifica: “Ações de inclusão social, como programas de demissão voluntária, concursos públicos e ações como o projeto Água Solidária, demonstram essa filosofia de gestão baseada em responsabilidade, respeito e compromisso social”.
Na relação com investidores, clientes e sociedade, essa postura reforça a confiabilidade na gestão. “Para os investidores, isso significa previsibilidade e segurança; para os clientes, acesso a serviços essenciais com tarifas justas; e para a sociedade, a certeza de que os recursos estão sendo aplicados de forma eficiente, sustentável e responsável”, pontua Bley.
O presidente adiantou que o posicionamento da companhia para os próximos anos está alinhado ao cumprimento das metas de universalização do Novo Marco Legal do Saneamento até 2033 e à execução do plano de investimentos de R$ 11,8 bilhões até 2029. “Nosso foco será na expansão da rede coletora de esgoto, das estações de tratamento e na manutenção do atendimento universal de água tratada, resiliência hídrica e fortalecer os programas que ampliam o acesso em condições justas e sustentáveis.” Para isso, é essencial manter disciplina financeira, buscar eficiência operacional e visar que os investimentos sejam acompanhados de inovação tecnológica e responsabilidade socioambiental.
