A Autopista Planalto Sul, parte do grupo Arteris, celebra a conquista do Troféu Transparência pela 1ª vez. “Esta premiação é motivo de grande orgulho e reconhece todos os esforços que o temos realizado, uma vez que valorizamos a integridade, a transparência e a excelência em todas as áreas da companhia, especialmente em nossas demonstrações contábeis”, avalia José Ricardo Bernardes Durante, diretor de controladoria da Arteris.
A empresa enfatiza a promoção da ética e o incentivo à responsabilidade financeira, visando sempre a transparência e a integridade em suas operações. Dentro de sua estrutura, a Autopista Planalto Sul implementou um Programa de Integridade, com foco na ética, transparência e respeito às regras. “Esses valores são a base do nosso dia a dia, refletindo-se em elevados padrões de governança corporativa e conduta ética”, explicou Durante. A empresa também promove um ambiente ético entre colaboradores e parceiros, garantindo comprometimento e monitoramento contínuo das ações.
Em relação às demonstrações financeiras deste ano, a Autopista Planalto Sul continua alinhada aos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC), especialmente na contabilização do contrato de concessão. A companhia está em constante busca por novas tecnologias e melhorias, visando ampliar seus resultados e eficiência operacional. “Entre os objetivos estratégicos da sua controladora Arteris, está a implementação de um programa de eficiência em todas as suas operações, tendo como referência as melhores práticas já utilizadas pela Abertis e Brookfield (Acionistas do grupo Arteris) na busca de sinergias, ganhos de escala e redução de custos”, destacou Durante.
Para os anos de 2023 e 2024, os planos da empresa se concentram no cumprimento do contrato de concessão e na oferta de serviços de alta qualidade ao longo dos 412,7 quilômetros da Rodovia BR-116. “Nossa prioridade é criar os melhores caminhos para preservar a vida em movimento, conectando pessoas e dinamizando o transporte de cargas. Além disso, estamos comprometidos com a agenda ESG, buscando as melhores práticas para ecoeficiência, segurança, qualidade, governança e transparência”, concluiu o Durante.