
Nos ecossistemas corporativos, nem sempre as particularidades dos públicos com os quais as empresas se relacionam estão nítidas – o que exige muita habilidade na leitura de comportamentos e cenários onde cada grupo de pessoas se insere. Embora os diferentes tipos de stakeholders tenham necessidades próprias, a transparência é uma entrega que agrada a todos eles. Somada a outros fatores, ela pode ser determinante para que as organizações se mantenham competitivas, respeitadas e relevantes.
Quando o anseio por transparência é atendido, relações de confiabilidade são estabelecidas e fortalecidas, favorecendo a atração e retenção de talentos, clientes, parceiros e investidores. Diversos setores sociais têm demonstrado com clareza a expectativa por ambientes de negócios mais transparentes. O processo é irreversível e acompanha as mudanças de uma sociedade com maior acesso à informação e mais espaços para expressar publicamente suas opiniões.
Entre tantas dimensões onde essa discussão é pertinente, destaco o contexto financeiro. Ao longo dos anos, a evolução das regras do mercado para a divulgação dos balanços tem provocado um efeito benéfico em prol da transparência. Avança no meio empresarial o esforço para derrubar barreiras que distanciam o público externo dos números e demais elementos indicadores da saúde dos negócios e do grau de consistência de suas estratégias. Ainda que haja muitas oportunidades para melhoria, de forma geral há progresso.
O total de investidores na B3 atingiu a marca de 19,4 milhões de pessoas físicas no primeiro trimestre de 2024 – um crescimento de mais de 80% desde 2020. É fato que os novos investidores estão mais preocupados com a integridade das empresas, de modo que possam fazer escolhas conscientes sobre em quais delas aplicar seu dinheiro. Na prática, isso significa ter acesso a informações precisas, claras e atualizadas regularmente, além de canais que permitam a comunicação em via de mão dupla.
Como empresa de capital aberto listada na bolsa brasileira (BVMF: EMBR3) e na americana (NYSE: ERJ), a Embraer atua com um nível de governança e ética nos negócios reconhecido internacionalmente. A conformidade com o rigoroso conjunto de normas estabelecido pelos reguladores desses mercados não diminui nossa inquietude diante das possibilidades de aprimoramento.
Com isso em mente, realizamos análises criteriosas e constantes dos assuntos e dados mais relevantes para nosso mercado, visando a atender às expectativas de investidores e outros stakeholders. Isso passa também pela avaliação de iniciativas que possam contribuir com nossa sustentabilidade e com a transparência na comunicação de nossas informações financeiras.
Essa busca contínua por práticas e processos que elevem a qualidade de nossa demonstração financeira tem impulsionado resultados reputacionais e mantido a Embraer em posição destacada na indústria brasileira e internacional. Esperamos, assim, ir mais longe e voar ainda mais alto em termos de governança, trabalhando com uma comunicação cada vez mais clara e acessível para o público em geral.
Artigo escrito por Elaine Funo, diretora global contábil-fiscal da Embraer
