A Sanasa está trabalhando em projetos importantes para o saneamento e tem tido bons resultados. Segundo Manuelito Magalhães Júnior, presidente, Campinas foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como a cidade com mais de 500 mil habitantes que universalizou o saneamento 10 anos antes do que o Novo Marco Legal do Saneamento prevê (2033).
Hoje, só para se ter uma ideia, a Sanasa fornece água potável de qualidade para 99,8% da população de Campinas e trata 94% do esgoto. Segundo a empesa, o índice de perdas é um dos menores do Brasil, na casa dos 20%, metade da média nacional. Tudo graças ao planejamento, ao trabalho de uma equipe técnica eficiente e do apoio do prefeito Dário Saadi, porque investir em saneamento é investir em saúde. Para chegar a esse nível de excelência, no quadriênio 2021-2024 lançaram o Plano Campinas 2030, com investimentos na casa do R$ 1 bilhão.
De acordo com o presidente, “ele compreende a construção de mais 20 reservatórios de água (que somados aos já existentes garantem o abastecimento de Campinas por 20 horas sem necessidade de captação, fato essencial para a segurança hídrica da cidade); trocamos mais 450 km de redes antigas por novas, construímos +190 km de novas redes de esgoto e +260 km de redes de água”.
No que se refere a esgoto, a empresa está ampliando a capacidade de 4 Estações de Tratamento de Esgoto e convertendo a ETE Anhumas em EPAR – Estação Produtora de Água de Reuso. “Quando essa conversão terminar, Campinas estará tratando 50% do seu esgoto em nível terciário, devolvendo aos rios água com 99% de pureza, valor esse muito superior ao da água que captamos e gerando um grande impacto positivo na bacia hidrográfica regional.”
Os planos para o futuro, para os próximos anos, incluem uma das últimas grandes bairros da cidade, próximo à UNICAMP, que receberá finalmente a sua rede de esgoto. Haverá investimentos com foco nas mudanças climáticas, com novas adutoras e as obras necessárias para que Campinas se conecte à represa de Pedreira, ora em construção pelo Governo do Estado, na fronteira entre os dois municípios. O chamado Sistema Produtor Campinas-Jaguari dará fim a um dos nossos maiores riscos: 98% da água que Campinas consome vem de apenas uma fonte, o rio Atibaia. Agora, com a represa em ritmo de finalização, nossa segurança hídrica estará garantida.
Como ponto de atenção, internamente, Magalhães Júnior conta que há investimentos na melhoria da experiência do cliente, tornando o atendimento mais ágil e amigável por meio da internet e do aplicativo que lançamos neste ano.”
Neste sentido, ele que destaca que o Troféu Transparência da ANEFAC é motivo de muito orgulho para a Sanasa e simboliza o compromisso que assumiram de disponibilizar à sociedade, fornecedores, clientes, imprensa, parceiros, órgãos públicos e reguladores que trabalhamos de forma transparente, transmitindo informações de qualidade. “Esse compromisso levou a Sanasa a ser, por 2 anos seguidos, a empresa de saneamento mais bem pontuada no programa ACERTAR, iniciativa de nossa agência reguladora, a ARES-PCJ, em sintonia com o Ministério das Cidades, que visa certificar os dados técnicos que a empresa distribui aos pares do setor e para a imprensa.”
Agora essa percepção de empresa transparente, ofereceu à Sanasa, na percepção dele, a oportunidade de extrapolar os limites do setor de saneamento e atingir um público tão abrangente quanto o trabalho da ANEFAC. Segundo ele, a comunicação institucional direta, que envolve mais de 500 mil clientes e demais stakeholders, bem como toda a população de Campinas – foi, sem dúvida, fortemente impactada pelo reconhecimento público que o Troféu Transparência da ANEFAC os distinguiu em 2024.
Um ponto que Magalhães Júnior acredita ser importante para enfrentar desafios e riscos mantendo a transparência em suas operações está relacionado às utilities, que não têm como se afastar da transparência se quiserem um relacionamento sólido e respeito dos seus stakeholders. Ele menciona os desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19: ‘Queda de receitas, restrição de contato físico com nossa base de clientes, especialmente na área de atendimento ao consumidor, aumento de inadimplência. Tudo foi devidamente comunicado, apontado e explicado aos acionistas e ao mercado.
Ele ressalta que a transparência é fundamental para a confiança dos stakeholders: “Estabelecemos uma relação baseada na confiança com nossos stakeholders, em especial com nossos clientes. Afinal, a empresa entregou 24/7 um serviço essencial, cujo parâmetro número 1 é a qualidade da água tratada entregue nas mais de 550 mil residências, comércio, indústria e órgãos públicos presentes na cidade, bem como a eficiência na coleta, afastamento e tratamento do esgoto gerado.
“Um serviço tão necessário não pode atuar com meias palavras. E o setor de saneamento, para qualquer manutenção de rede, exige parada no fornecimento. Então, o melhor caminho é ser transparente 24/7 também. É exatamente essa transparência nesse dia a dia, 365 dias por ano, que sustenta a nossa credibilidade e imagem. E o Prêmio Transparência 2024 da ANEFAC vem estender essa intensa relação com os nossos stakeholders mais próximos, para todo o Brasil, em especial junto aos entes financeiros,” avalia Magalhães Júnior.
Adicionalmente, a divulgação de informações financeiras, na visão do presidente é extremamente importante. “Se queremos um mercado maduro, confiável, com credibilidade internacional, não podemos nos afastar da premissa da Transparência e concretude dos números informados. Episódios de manobras contábeis não podem mais existir no ambiente de negócios. Novas tecnologias e inteligência artificial embarcada, cada vez mais serão usadas para análise e teste de consistência. Quem pensar diferente, não está acompanhando os novos tempos. É hora de evoluir,” conclui Magalhães Júnior.