Previous
Next

Ecossistema corporativo em transformação: Liderança, tecnologia e o impacto das reformas

Num cenário de rápidas mudanças, onde a credibilidade e a confiabilidade das informações financeiras ganham cada vez mais relevância, o Troféu Transparência 2025 reforça a importância de uma prática empresarial que vai além do cumprimento de normas. O reconhecimento das organizações que se destacam na divulgação de informações precisas, claras e responsivas evidencia uma transformação profunda na relação entre empresas, investidores, reguladores e a sociedade. Este ano, a premiação confirma que a excelência na construção de relatórios não apenas sustenta a imagem institucional, mas também fortalece a confiança do mercado, estimulando uma cultura de ética e responsabilidade social. 

Ao longo de quase três décadas, a avaliação rigorosa promovida pela ANEFAC tem reafirmado que a transparência não é apenas uma exigência regulatória, mas um ativo estratégico capaz de agregar valor e diferenciar as companhias em um ambiente cada vez mais exigente. Os critérios de análise para o Troféu 2025 estabeleceram uma agenda de qualidade que inclui desde o alinhamento do Relatório de Administração com as demais notas explicativas até a criatividade na apresentação de informações de sustentabilidade, indicadores ESG, EBITDA e valor econômico agregado. Com uma estrutura de avaliação composta por uma equipe técnica altamente qualificada e critérios objetivos, o processo reforça que o padrão de excelência deve ser mantido em todas as etapas, sempre com justiça e transparência. 

Mais do que uma avaliação pontual, o prêmio reflete uma tendência global de evolução na elaboração de demonstrações financeiras, que já evoluem para incorporar transparência, tecnologia e sustentabilidade. A expectativa para 2026 é que essa dinâmica se intensifique, com o início da implementação de normas internacionais de relato ampliado, como as Normas IFRS S1 e S2, que impõem às empresas o desafio de comunicar de forma integrada o impacto social, ambiental e de governança de suas atividades. A digitalização e o uso de inteligência artificial, blockchain e automação deverão consolidar uma nova era, na qual relatórios dinâmicos, interativos e em tempo real serão a norma, contribuindo para decisões mais ágeis e fundamentadas.  

No centro dessa transformação está uma liderança que valoriza as pessoas e promove uma gestão ética e responsável. Os critérios técnicos continuam sendo o norte do reconhecimento, mas a verdadeira excelência está no alinhamento de estratégias que promovam a sustentabilidade, a inovação e a integridade. O Troféu é um selo de credibilidade que traduz a confiança construída ao longo de anos de boas práticas e de uma comunicação cada vez mais transparente. 

Além disso, nesta edição, temos a cobertura do Prêmio ANEFAC de Boas Práticas, que traz aquelas empresas que se destacaram nos fatores ESG.  Por fim, esta edição da revista traz ainda conteúdos relevantes que vão além, apresentando análises, perspectivas e as tendências de um ecossistema corporativo em constante evolução, cada vez mais conectado às necessidades da sociedade e do mercado. A transição para uma gestão mais transparente e humanizada não é apenas um desafio, mas uma oportunidade única de liderar o futuro com responsabilidade e inovação. Afinal,  o verdadeiro sucesso está na capacidade de se adaptar às demandas do presente, construindo relações de confiança duradouras para os anos vindouros. 

Boa leitura 

Alexandre Velilla,  

Presidente  

Expediente

A Revista ANEFAC  é uma publicação da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), que fica na Rua 7 de Abril, 125 – 4º andar – Cj. 405 – CEP 01043-000 – Centro – São Paulo/SP. Os telefones para contato são 11 2808-3200 / Fax: 11 2808-3232 e o site  www.anefac.org.br.   

Presidente nacional: Alexandre Velilla 

 Conselho Editorial: Presidente Nacional, COO, Presidentes Regionais, Heads, VPs e Diretor Executivo de Associados   

Presidência Regional    

São Paulo:  Gildo Freire     

Rio de Janeiro: Vera Elias

Diretorias Regionais   

Paraná: Guilherme Paludo   

Minas Gerais: Douglas Cardoso   

Rio Grande do Sul: Carlos Assumpção      

Centro Oeste: Marcos Grigoleto   

Campinas: Fabio Antonio   

Vale do Paraíba: Dimas Santos   

Bahia: Antomar Rios      

Brasília- Goiania: Marcelo Aquino

Internacional: Vivian Krebs   

ÁREA TÉCNICA      

Finanças:  Guilherme Dultra   

Economia:  Juliana Inhasz  

Tributos: Roberto Fragoso   

Contabilidade:  Flavio Riberi   

Empreendedorismo & Startups:  Lilian Primo Albuquerque   

Diversidade & Inclusão:  Emerson Weslei Dias   

Governança Corporativa:  Carlos Piacentini

Tecnologia: Graziele Rossato  

PME:  Eduardo Nunes   

Jurídico: Ronaldo Martins

Saúde: André Giordano

Agro: Tejon Megido

Varejo: Luiz Maior

ESG:  Ana Paula Candeloro   

ÁREA INSTITUCIONAL   

Administração e Finanças:  Cecilia Geron 

Relacionamento com entidades:  Carlos Aragaki 

Conselho de Administração: Gennaro Oddone (presidente), Marta Pelucio, Milton Toledo, Andrew Storfer, Antonio Carlos Machado e Rubens Lopes.

CORE – Central de Operações e Relacionamento

Diretor de Operações:  Bolí Rosales   

Gestão de Relacionamento: Talita Dias  

Executiva de Relacionamento e Parcerias: Viviane Marques  

Coordenadora de Projetos: Luciana Lima 

Associados:  Egidio Barbosa   

Financeiro/Facilities:  Maria Penha Costa  

Projetos: Adrieli Silva 

Jornalista responsável:  Suzamara Bastos (Mtb 45.822)   Colaboradora: Katherine Coutinho

Fotógrafo:  Caio Quiervo