Previous
Next

Perspectivas econômicas e globais para o próximo semestre

À medida que avançamos para o segundo semestre do ano, a economia global enfrenta um cenário de incertezas e oportunidades. O mundo continua a se ajustar às repercussões da pandemia de COVID-19, enquanto lida com novos desafios geopolíticos, mudanças climáticas e transformações tecnológicas. Neste contexto, a economia brasileira também se encontra em um momento crucial de adaptação e crescimento. 

No cenário global, as principais economias estão focadas em estratégias de recuperação e crescimento sustentável. As tensões geopolíticas, especialmente entre grandes potências como Estados Unidos e China, têm o potencial de influenciar significativamente os mercados financeiros e comerciais. Além disso, as políticas monetárias adotadas por bancos centrais ao redor do mundo, em resposta à inflação e ao crescimento econômico, continuarão a moldar o ambiente financeiro global. 

Um dos principais desafios continua sendo a inflação, que tem pressionado diversas economias e afetado o poder de compra dos consumidores. Em resposta, muitos países têm adotado políticas de aumento das taxas de juros, visando controlar a inflação sem comprometer o crescimento econômico. Este equilíbrio delicado será uma área de foco constante no próximo semestre. 

No Brasil, a economia está em um processo de transformação. A recente aprovação da Reforma Tributária é um passo importante rumo à simplificação e modernização do sistema tributário. No entanto, as empresas precisam se preparar para as mudanças que estão por vir. A adaptação às novas regulamentações tributárias exigirá investimentos em tecnologia, capacitação de funcionários e revisão de processos internos. 

Além disso, a expectativa é que o Brasil continue a atrair investimentos estrangeiros, especialmente em setores como energia renovável, tecnologia e infraestrutura. A transição para uma economia mais verde e sustentável também é uma prioridade, com iniciativas voltadas para a redução de emissões de carbono e o incentivo a práticas empresariais sustentáveis. 

À medida que nos movemos para o próximo semestre, a preparação e a resiliência serão fundamentais para navegar neste ambiente complexo e dinâmico. Empresas que estiverem prontas para se adaptar rapidamente às mudanças regulatórias, aproveitar as oportunidades tecnológicas e responder às condições econômicas globais estarão em uma posição vantajosa. 

A ANEFAC continuará a oferecer suporte e orientação para seus associados, ajudando-os a entender e responder aos desafios econômicos e de negócios. Com os conteúdos e análises desta edição, esperamos fornecer as ferramentas necessárias para que todos possam enfrentar o futuro com confiança, inovação e resiliência. 

David Kallás, presidente da ANEFAC 

Expediente

A Revista ANEFAC  é uma publicação da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), que fica na Rua 7 de Abril, 125 – 4º andar – Cj. 405 – CEP 01043-000 – Centro – São Paulo/SP. Os telefones para contato são 11 2808-3200 / Fax: 11 2808-3232 e o site  www.anefac.org.br.   

Presidente nacional: David Kallás 

Conselho Editorial: Conselho Editorial: Presidente Nacional, COO, Presidentes Regionais, Heads, VPs e Diretor Executivo de Associados   

Presidência Regional    

São Paulo:  Carlos Aragaki   

Rio de Janeiro: Edson Teixer    

Diretorias Regionais   

Paraná: Guilherme Paludo   

Minas Gerais: Douglas Cardoso   

Rio Grande do Sul: Carlos Assumpção   

Nordeste: Marcelo Gonçalves   

Centro Oeste: Marcos Grigoleto   

Litoral Paulista: Gildo Freire    

Campinas: Fabio Antonio   

Vale do Paraíba: Dimas Santos   

Bahia: Antomar Rios   

Pernambuco: Raniery Marques   

Argentina: Matias Bedacarratz   

Colômbia: Vivian Krebs   

ÁREA TÉCNICA   

Economia:  VanDyck Silveira   

Finanças:  Guilherme Dultra   

Administração:   Alexandre Velilla   

Tributos: Roberto Fragoso   

Contabilidade:  Vera Elias   

Empreendedorismo & Startups:  Lilian Primo Albuquerque   

Capital Humano:  Emerson Weslei Dias   

Governança Corporativa:  Luciana Bacci  

PME:  Eduardo Nunes   

Jurídico: Ronaldo Martins

Saúde: André Giordano

Agronegócios: Tejon Megido

ÁREA INSTITUCIONAL   

Administração e Finanças:  Marcio Silva   

Relações com o Mercado: Fabiana Coelho 

Comunicação e Marketing:  Vanessa Donnianni

Conselho de Administração:Gennaro Oddone (presidente), Marta Pelucio, Milton Toledo, Antonio Carlos Machado, Amador Alonso Rodriguez, Andrew F. Storfer, Carlos Roberto Matavelli, Charles Barnsley Holland, Clóvis Ailton Madeira, Edmir Lopes de Carvalho, José Ronoel Piccin, Pedro Lucio Siqueira Farah, Roberto Vertamatti e Rubens Lopes da Silva     

TIME INTERNO

Diretor de Operações:  Bolí Rosales   

Gestão de Relacionamento: Talita Dias  

Executiva de Relacionamento e Parcerias: Viviane Marques  

Coordenadora de Projetos: Luciana Lima   

Coordenadora de Marketing: Gracielli Graciano

Associados:  Egidio Barbosa   

Financeiro/Facilities:  Maria Penha Costa  

Jornalista responsável:  Suzamara Bastos (Mtb 45.822)   colaboração de Katherine Coutinho   

 

Fotógrafos:  Renato Souza e Caio Quiervo

Colaboração em Parcerias: Ary Ruis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.