Previous
Next

M. Dias Branco: Pilares ESG demonstram o comprometimento com a transparência, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável 

Esta é a sexta vez que a M. Dias Branco recebe o Troféu Transparência. De acordo com Gustavo Theodozio, vice-presidente da empresa, obter esse reconhecimento é sempre uma grande honra, considerando a relevância do prêmio para o mercado. “Este momento se torna ainda mais especial, já que em 2023 completamos 70 anos de história. É a confirmação de que estamos no caminho certo para continuar nossa trajetória com o compromisso de disponibilizar informações de qualidade, buscando promover um melhor entendimento do nosso negócio para nossos stakeholders.” 

A conquista do Troféu Transparência, para a empresa, é o resultado de décadas de dedicação, um feito que os inspira a continuar trilhando o caminho da excelência em seus processos e na comunicação direta com o mercado. Esse compromisso já se reflete em seus relatórios integrados, onde prestam contas e demonstram o compromisso com os stakeholders

Essas práticas exemplares estão refletidas na Agenda Estratégica de Sustentabilidade da M. Dias Branco, que estabelece metas ambiciosas a serem alcançadas até 2030. Ela abrange 15 temas prioritários, alinhados aos três pilares que representam o ESG, demonstrando o comprometimento com a transparência, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. 

O mercado tem acompanhado, há algum tempo, a crescente demanda por transparência por parte dos consumidores. Eles estão cada vez mais críticos, buscando empresas que adotem práticas alinhadas com seus valores, especialmente relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Nesse contexto, as iniciativas da M. Dias Branco, de proteção e cuidado com o meio ambiente têm sido bem recebidas, contribuindo para conquistar a confiança e a lealdade daqueles que admiram a marca. 

Além disso, como líder nacional no segmento de massas e biscoitos, reconhecem a grande responsabilidade que tem em ser um exemplo e promover ações positivas no setor e na sociedade como um todo. A empresa destaca também o compromisso de transparência com os investidores, que têm o direito de estar plenamente informados sobre as operações e decisões. “Acreditamos que a transparência é fundamental para promover um ambiente de negócios mais justo e ético. Por essa razão, reforçamos nossas ações e realizações nas áreas ESG (Ambiental, Social e de Governança) e econômico-financeiras por meio do Relatório Anual Integrado, prática que adotamos desde 2014”, explica Theodozio. 

A contabilidade da M. Dias Branco está evoluindo de acordo com as necessidades e interesses dos diversos usuários das informações contábeis. Sempre comprometidos com a transparência de informações junto aos stakeholders, especialmente à sociedade em geral.  

No que diz respeito aos principais destaques de 2022, o foco foi assegurar a consistência na divulgação de informações, com ênfase na clareza e objetividade. Além disso, destaque às iniciativas relacionadas a ESG (Ambiental, Social e de Governança) e seus três pilares: Cuidar do Planeta, Acreditar nas Pessoas e Fortalecer Alianças. Esses temas são de extrema importância e merecem a total atenção. Para isso, a empresa estabeleceu metas a serem alcançadas até 2030 por meio da Agenda Estratégica de Sustentabilidade, que teve início há 10 anos, em 2013. 

Também vale mencionar que 2022 foi marcado por aquisições de empresas, como Las Acacias e Jasmine. “Nesse sentido, dedicamos esforços significativos para garantir que o disclosure adequado fosse realizado, de forma a permitir o pleno entendimento das operações”, pontua Theodozio. 

Crescimento e expansão 

A M. Dias Branco celebra seu 70º aniversário como a maior empresa de massas e biscoitos do Brasil. Além das marcas que fazem parte do portfólio desde o início, como a Fortaleza, que surgiu junto com a primeira padaria, a empresa expandiu sua influência no mercado por meio de aquisições estratégicas. 

Em 2018, a aquisição da Piraquê foi um passo importante para acelerar o crescimento nas regiões Sul e Sudeste, além de enriquecer o portfólio com produtos de alto valor agregado. Em apenas cinco anos, a Piraquê já está em processo de expansão nacional. 

No ano de 2021, anunciaram a incorporação da Latinex, uma empresa brasileira que atua na produção de snacks doces e salgados, temperos e condimentos, e detentora das marcas FIT FOOD, Frontera, Smart e Taste & Co. Essa aquisição fortaleceu a presença da M. Dias Branco no mercado de alimentos saudáveis. 

Em 2022, o crescimento veio com a compra da Jasmine Alimentos, tornando-os líderes também na categoria de Cookies integrais, Granolas e Pães Sem Glúten. Além disso, lançaram o Biscoito de Milho de 130g, com apenas 23kcal por unidade, expandindo a linha de biscoitos sem glúten, que já conta com os conhecidos Biscoitos de Arroz Jasmine, disponíveis em embalagens de 90g, nas versões Original e Multigrãos. Também lançaram a Granola versão zero açúcar em embalagem de 250g, uma opção deliciosa para quem busca reduzir o consumo de açúcares, com a mesma textura, cor e sabor da Granola Tradicional original, mas adoçada com stevia, um adoçante 100% natural. Neste mesmo ano, fizeram a primeira aquisição internacional, adquirindo a empresa uruguaia Las Acacias, especializada em massas, além de oferecer misturas para bolos e molhos em seu portfólio. 

Para 2024, a M. Dias Branco tem um ano repleto de inovações e campanhas planejadas para as marcas prioritárias. Um exemplo é a marca Piraquê, que tem surpreendido o público com a participação de personalidades em suas campanhas de comunicação. Em 2022, Zeca Pagodinho foi apresentado como mestre de originalidade da marca, resultando na edição limitada dos Snacks sabor Camarão, além do biscoito Duplo Maltado.  

Este ano, Ludmilla se juntou à marca em uma campanha que explorou todo o portfólio da Piraquê, convidando o público a mostrar seu “Quê de Piraquê” por meio da dança. A cantora também participou do lançamento das novidades da linha de maltados, que incluem versões cobertas com chocolate e recheadas nos sabores chocolate com avelã, doce de leite e chocolate maltado, em embalagens flowpack de 85g. Além disso, a marca apresentou a nova edição de salgadinhos Comida di Buteco, agora nos sabores Filé Aperitivo, Pepperoni e Anéis de Cebola. Essa parceria já havia trazido snacks à base de biscoito em 2021, e expandiu seu portfólio para incluir salgadinhos à base de trigo. 

Gustavo Theodozio, vice-presidente na M. Dias Branco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.