Previous
Next

O que ainda esperar de 2022?

O primeiro trimestre chegou ao fim. Apenas três meses, dos 12 que o ano tem, já foram embora e continuamos envoltos em muitas incertezas. Tanta coisa já aconteceu que nem mesmo os melhores especialistas conseguiriam prever os últimos acontecimentos. Mas será que não? O que realmente sabemos é que, mesmo assim, esperamos ainda entender o mundo e conseguir ultrapassar as barreiras que surgem a cada momento.  

Os últimos grandes acontecimentos, como a pandemia de Covid-19 e o conflito bélico entre Rússia e Ucrânia, nos fazem pensar e exercitar a ideia de que o futuro não é totalmente previsível e ao mesmo tempo incerto, mas sim o resultado de muitas decisões anteriores. Ainda, temos 275 novos dias pela frente, páginas em branco, mas não completamente incertas, pois alguns cenários já estão se desenhando. Talvez o ano ainda nos surpreenda. É o que esperamos! 

O nosso grande desafio será driblar a insegurança que cada vez mais toma conta das relações sociais, políticas e econômicas. A Covid e a crise econômica são uma fábrica de incerteza para milhões de pessoas. O sistema político também o é. No Brasil, o processo eleitoral para a escolha do novo presidente, que ficará à frente do país pelos próximos quatro anos, pode se dizer que será no mínimo interessante. 

Na economia, a retomada continuará sendo afetada pelos preços elevados. Temos uma pandemia que seguirá nos afetando com menos ondas e mortes, mas que exige investimento em serviços de saúde, pesquisa médica, ciência e capacidade de adaptação às novas regras sociais. Continuaremos com enchentes, secas e incêndios que indicam que as mudanças climáticas são o principal dos nossos desafios e que estamos avançando pouco no combate a elas.  

Precisamos pensar. Ao mesmo tempo, é hora de arregaçar as mangas e viver em coerência com o mundo que queremos. Sabemos quais são os desafios e novos surgirão, mas qual será nossa resposta individual e coletiva? É isso que determinará o futuro.  

Na ANEFAC, começamos o ano a todo vapor, realizamos o nosso tradicional roadshow sobre as demonstrações financeiras e outros eventos importantes. Engamos a marcha rumo ao futuro com as preparações para o Congresso anual da ANEFAC e a escolha dos ganhadores do Prêmio ANEFAC Profissional do Ano, que você confere nas páginas dessa edição. 

Também elaboramos reportagens sobre as principais áreas do mercado com perspectivas, ideias, desafios e um pouco de esperança. Tudo isso exposto nessa Revista ANEFAC, que é completamente NOVA e especial. 

Esperamos que vocês gostem! Boa leitura! 

Marta Pelucio, presidente nacional da ANEFAC.

 
Expediente 
A Revista ANEFAC é uma publicação da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), que fica na Rua 7 de Abril, 125 – 4º andar – Cj. 405 – CEP 01043-000 – Centro – São Paulo/SP. Os telefones para contato são 11 2808-3200 / Fax: 11 2808-3232 e o site www.anefac.org.br
 
Presidente nacional: Marta Pelucio 
 
Conselho Editorial: Conselho Editorial: Presidente Nacional, Superintendente, Presidentes Regionais, Heads, VPs e Diretor Executivo de Associados 
 
Presidência Regional  
São Paulo:  Carlos Aragaki 
Rio de Janeiro: Edson Teixer  
Diretorias Regionais 
Paraná: Guilherme Paludo 
Minas Gerais: Douglas Cardoso 
Rio Grande do Sul: Carlos Assumpção 
Nordeste: Marcelo Gonçalves 
Centro Oeste: Marcos Grigoleto 
Litoral Paulista: Gildo Freire  
Campinas: Fabio Antonio 
Vale do Paraíba: Dimas Santos 
Bahia: Antomar Rios 
Pernambuco: Raniery Marques 
Argentina: Matias Bedacarratz 
Colômbia: Vivian Krebs 
 
ÁREA TÉCNICA 
Economia/Finanças:  Ailton Leite 
Administração:  David Kallás 
Tributos: Roberto Fragoso 
Contabilidade:  Vera Elias 
Tecnologia:  Lilian Primo Albuquerque 
Capital Humano:  Emerson Weslei Dias 
Governança Corporativa:  Andreia Fernandez 
PME:  Eduardo Nunes 
 
ÁREA INSTITUCIONAL 
Administração e Finanças:  Marcio Silva 
Associados:  Sidney Matos 
Relações com o Mercado: Fabiana Coelho
Conselho de Administração: Antonio Carlos Machado (presidente), Milton Toledo, Amador Alonso Rodriguez, Andrew F. Storfer, Carlos Roberto Matavelli, Charles Barnsley Holland, Clóvis Ailton Madeira, Edmir Lopes de Carvalho, Gennaro Oddone, José Ronoel Piccin, Pedro Lucio Siqueira Farah, Roberto Vertamatti e Rubens Lopes da Silva   
Sede Superintendente:  Bolí Rosales 
Eventos: Luciana Lima 
Relacionamento e Parcerias: Talita Dias 
Associados:  Egidio Barbosa 
Marketing/Comunicação: Karina Castro 
Web designer: Bianca koike 
Financeiro/Facilities:  Maria Penha Costa 
Jornalista responsável:  Suzamara Bastos (Mtb 45.822) 
As opiniões expressas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. Ilustrações projetadas por Freepik.