
O primeiro trimestre chegou ao fim. Apenas três meses, dos 12 que o ano tem, já foram embora e continuamos envoltos em muitas incertezas. Tanta coisa já aconteceu que nem mesmo os melhores especialistas conseguiriam prever os últimos acontecimentos. Mas será que não? O que realmente sabemos é que, mesmo assim, esperamos ainda entender o mundo e conseguir ultrapassar as barreiras que surgem a cada momento.
Os últimos grandes acontecimentos, como a pandemia de Covid-19 e o conflito bélico entre Rússia e Ucrânia, nos fazem pensar e exercitar a ideia de que o futuro não é totalmente previsível e ao mesmo tempo incerto, mas sim o resultado de muitas decisões anteriores. Ainda, temos 275 novos dias pela frente, páginas em branco, mas não completamente incertas, pois alguns cenários já estão se desenhando. Talvez o ano ainda nos surpreenda. É o que esperamos!
O nosso grande desafio será driblar a insegurança que cada vez mais toma conta das relações sociais, políticas e econômicas. A Covid e a crise econômica são uma fábrica de incerteza para milhões de pessoas. O sistema político também o é. No Brasil, o processo eleitoral para a escolha do novo presidente, que ficará à frente do país pelos próximos quatro anos, pode se dizer que será no mínimo interessante.
Na economia, a retomada continuará sendo afetada pelos preços elevados. Temos uma pandemia que seguirá nos afetando com menos ondas e mortes, mas que exige investimento em serviços de saúde, pesquisa médica, ciência e capacidade de adaptação às novas regras sociais. Continuaremos com enchentes, secas e incêndios que indicam que as mudanças climáticas são o principal dos nossos desafios e que estamos avançando pouco no combate a elas.
Precisamos pensar. Ao mesmo tempo, é hora de arregaçar as mangas e viver em coerência com o mundo que queremos. Sabemos quais são os desafios e novos surgirão, mas qual será nossa resposta individual e coletiva? É isso que determinará o futuro.
Na ANEFAC, começamos o ano a todo vapor, realizamos o nosso tradicional roadshow sobre as demonstrações financeiras e outros eventos importantes. Engamos a marcha rumo ao futuro com as preparações para o Congresso anual da ANEFAC e a escolha dos ganhadores do Prêmio ANEFAC Profissional do Ano, que você confere nas páginas dessa edição.
Também elaboramos reportagens sobre as principais áreas do mercado com perspectivas, ideias, desafios e um pouco de esperança. Tudo isso exposto nessa Revista ANEFAC, que é completamente NOVA e especial.
Esperamos que vocês gostem! Boa leitura!
Marta Pelucio, presidente nacional da ANEFAC.