Previous
Next

Desafios e conquistas: o primeiro semestre de 2023 no Brasil e na ANEFAC

O primeiro semestre de 2023 foi marcado por uma série de eventos e desafios econômicos para o Brasil. O país enfrentou um cenário complexo, caracterizado por questões internas e externas que impactaram diversos setores e influenciaram as políticas governamentais. 

Em meio à retomada pós-pandemia, o Brasil registrou um crescimento econômico moderado, impulsionado por uma recuperação gradual dos setores produtivos e da demanda interna. O setor agrícola teve um papel importante nesse período, com o agronegócio mantendo-se como um dos principais motores da economia brasileira. As exportações de produtos agrícolas, como soja, carne e açúcar, tiveram um desempenho positivo, impulsionando a balança comercial e gerando receitas significativas para o país. 

Por outro lado, a inflação se mostrou uma preocupação constante, com altas nos preços dos alimentos e dos combustíveis. O aumento da inflação pressionou o poder de compra da população e exigiu uma atenção especial do governo e do Banco Central. As questões políticas também tiveram impacto na economia brasileira. As discussões acerca de reformas estruturais, como a tributária, foram marcadas por debates intensos no Congresso Nacional. 

Além disso, o cenário internacional desafiou o Brasil a lidar com as mudanças nas relações comerciais globais e a competir em um ambiente econômico cada vez mais dinâmico. As variações nas taxas de câmbio e os movimentos nos mercados financeiros internacionais também influenciaram a economia brasileira. 

Em síntese, o primeiro semestre de 2023 representou um período desafiador para a economia brasileira, com avanços em alguns setores e obstáculos em outros. As decisões políticas e econômicas a serem tomadas nos próximos meses serão cruciais para definir o rumo da economia brasileira no segundo semestre de 2023 e nos anos seguintes.  

Na ANEFAC, o primeiro semestre deste ano foi marcado por grandes realizações e avanços significativos. Dedicamos esforços para a reestruturação do planejamento estratégico e, consequentemente, do nosso Conselho de Administração, buscando aprimorar a nossa governança corporativa. 

Destacamos com satisfação a realização bem-sucedida do nosso Congresso ANEFAC anual e internacional, fortalecendo a troca de conhecimentos e experiências em âmbito global. Além disso, aprimoramos nossas áreas de inteligência de mercado, com especial atenção ao setor do Agronegócio e outras áreas estratégicas. 

Outro ponto de destaque foi a nossa intensa agenda de eventos, que proporcionou um ambiente propício para o networking e o desenvolvimento profissional de nossos associados e parceiros. Por meio desses encontros, fortalecemos a conexão com a comunidade e ampliamos o diálogo sobre temas relevantes para o nosso setor. 

Com o objetivo de aprimorar nossa comunicação, a ANEFAC investiu na melhoria de nossos canais de comunicação, proporcionando aos nossos membros informações relevantes e atualizadas sobre nossas atividades, projetos e iniciativas. 

O comprometimento de nossa equipe e o engajamento de nossos associados foram essenciais para que pudéssemos alcançar esses resultados positivos. Acreditamos que, ao fortalecer a governança corporativa e aprimorar nossos serviços, estamos construindo bases sólidas para o crescimento sustentável da ANEFAC e para o fortalecimento do setor financeiro e contábil das empresas. 

Continuaremos a buscar o aperfeiçoamento contínuo e a inovação em nossas ações, sempre com foco em atender às necessidades de nossos associados e na promoção do desenvolvimento do conhecimento em nossas áreas de atuação. Reforçamos nosso compromisso em seguir avançando em direção a um futuro ainda mais promissor para a ANEFAC e para todos os seus membros.   

David Kallás, presidente nacional na ANEFAC 

Expediente

A Revista ANEFAC  é uma publicação da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), que fica na Rua 7 de Abril, 125 – 4º andar – Cj. 405 – CEP 01043-000 – Centro – São Paulo/SP. Os telefones para contato são 11 2808-3200 / Fax: 11 2808-3232 e o site  www.anefac.org.br.   

Presidente nacional: David Kallás 

Conselho Editorial: Conselho Editorial: Presidente Nacional, COO, Presidentes Regionais, Heads, VPs e Diretor Executivo de Associados   

Presidência Regional    

São Paulo:  Carlos Aragaki   

Rio de Janeiro: Edson Teixer    

Diretorias Regionais   

Paraná: Guilherme Paludo   

Minas Gerais: Douglas Cardoso   

Rio Grande do Sul: Carlos Assumpção   

Nordeste: Marcelo Gonçalves   

Centro Oeste: Marcos Grigoleto   

Litoral Paulista: Gildo Freire    

Campinas: Fabio Antonio   

Vale do Paraíba: Dimas Santos   

Bahia: Antomar Rios   

Pernambuco: Raniery Marques   

Argentina: Matias Bedacarratz   

Colômbia: Vivian Krebs   

ÁREA TÉCNICA   

Economia:  VanDyck Silveira   

Finanças:  Guilherme Dultra   

Administração:   Alexandre Velilla   

Tributos: Roberto Fragoso   

Contabilidade:  Vera Elias   

Empreendedorismo & Startups:  Lilian Primo Albuquerque   

Capital Humano:  Emerson Weslei Dias   

Governança Corporativa:  Luciana Bacci  

PME:  Eduardo Nunes   

Jurídico: Ronaldo Martins

Saúde: André Giordano

ÁREA INSTITUCIONAL   

Administração e Finanças:  Marcio Silva   

Relações com o Mercado: Fabiana Coelho 

Comunicação e Marketing:  Vanessa Donnianni

Conselho de Administração: Gennaro Oddone (presidente), Marta Pelucio, Milton Toledo, Antonio Carlos Machado, Amador Alonso Rodriguez, Andrew F. Storfer, Carlos Roberto Matavelli, Charles Barnsley Holland, Clóvis Ailton Madeira, Edmir Lopes de Carvalho, José Ronoel Piccin, Pedro Lucio Siqueira Farah, Roberto Vertamatti e Rubens Lopes da Silva     

TIME INTERNO

Diretor de Operações:  Bolí Rosales   

Gestão de Relacionamento: Talita Dias  

Executiva de Relacionamento e Parcerias: Viviane Marques  

Coordenadora de Projetos: Luciana Lima   

Coordenadora de Marketing: Gracielli Graciano

Associados:  Egidio Barbosa   

Financeiro/Facilities:  Maria Penha Costa  

Jornalista responsável:  Suzamara Bastos (Mtb 45.822)   colaboração de Katherine Coutinho   

 

Fotógrafos:  Renato Souza e Caio Quiervo

Colaboração em Parcerias: Ary Ruis