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Troféu Transparência: rumo ao futuro uma nova era se inicia  

Sempre inovadora, com o tema “O futuro é a transparência”, a ANEFAC realizou a divulgação das ganhadoras do Troféu Transparência, ao vivo para convidados e on-line pelo Youtube para o mercado. “Foi a primeira vez, em 26 anos de história do prêmio, que o anúncio acontece desta forma. Na era digital podemos nos aproximar mais das pessoas de diversas maneiras. O prêmio está consolidado e as empresas esperam a lista. Desta forma, podemos sentir a emoção delas”, explica Marta Pelucio, presidente nacional na ANEFAC.  

O Troféu Transparência busca um ambiente de negócios mais justo, ético e sustentável. Construir um legado, exige ética e transparência. Para concorrer não há inscrição, basta publicar em veículos oficiais a demonstração financeira e seguir as melhores práticas contábeis. O regulamento está disponível em anefac.org/regulamento

Em 2022, a ANEFAC procurou reforçar as boas práticas de governança do Troféu Transparência em consonância com as demandas do mercado, incluindo o ESG, aperfeiçoando o que já era um sucesso. Iniciando um novo e importante capítulo na história desse consagrado prêmio. Seguindo com o exímio rigor técnico praticado em todos esses anos e com a participação de especialistas renomados e de grande saber, o fluxo de avaliação das demonstrações financeiras ganhadoras do Troféu Transparência, dentro da estrutura organizacional da ANEFAC, a partir de 2022, começou com a Diretoria Executiva do Prêmio, passou para o Comitê Técnico, depois para o Comitê Acadêmico e, por último, para a Comissão Julgadora.  

Ganhadoras 2022 por categoria   

Receita líquida abaixo de R$ 5 bilhões: AES Brasil Energia, Auren, Cogna Educação, Fleury, Irani, Marcopolo, Qualicorp, Rio Paraná Energia, SLC Agrícola e Totvs.           

Receita líquida de R$ 5 bilhões até 20 bilhões: B3, Comgás, CSN Mineração, EDP Energias do Brasil, Engie Brasil Energia, Riachuelo, Klabin, Lojas Renner, Sabesp e Sanepar. 

Receita líquida acima de 20 bilhões: Eletrobras, Eletropaulo, Embraer, Magalu, Neoenergia, Petrobras, Raia Drogasil, Suzano, Vale e Vibra Energia. 

Com a palavra as premiadas da 26 edição do Troféu Transparência 

AES Brasil

Em tempos em que as transformações no modo de pensarmos a governança corporativa, estrutura organizacional e o modelo de atuação no mercado são pautas mais do que necessárias, automaticamente se potencializa a importância de atuarmos, cada vez mais, com transparência junto aos nossos stakeholders. Esse é um pilar fundamental para a AES Brasil, que tem intensificado aspectos relacionados à clareza de informações repassadas ao nosso público estratégico.  

O reconhecimento, vindo através da premiação do Troféu Transparência 2022, só reafirma nosso comprometimento com a busca constante por aperfeiçoamento e inovação. O mercado espera que as organizações tenham essa postura, que avancem no âmbito de suas demonstrações financeiras, com responsabilidade em seu campo de atuação. Boas práticas de gestão com transparência e confiança são essenciais para a longevidade de qualquer empresa, e são parte de nossa forma de conduzir nossos negócios. O prêmio da ANEFAC ratifica que nossas diretrizes e nosso plano de ação, estão em linha com o que o mercado espera. 

Podemos afirmar que a governança estruturada pela AES Brasil estabelece de modo sólido e transparente a interação entre agentes, investidores e todos os stakeholders, mantendo públicos os resultados e demonstrativos do desempenho em conformidade do grupo, constantemente divulgados de forma ampla em nossa plataforma de RI. A tríade: governança, riscos e integridade (GRC), gera valor às corporações de modo a auxiliar no alcance de objetivos estipulados.

Desse modo, conseguimos desenvolver e coordenar todas as habilidades, em diferentes níveis, da companhia e, também, favorecemos seu desempenho sustentável. É inegável que a empresa, quando norteada pelo valor da transparência, vê o mercado validar de modo orgânico sua evolução sustentável e eficiência. Temos a certeza de que a longevidade dos negócios está intrinsecamente ligada ao pilar ESG, que por sua vez, tem como base a gestão transparente da organização. Atuando em todas as esferas de modo estruturado e organizado, a tendência é que se motive decisões financeiras favoráveis aos nossos modelos de negócio, sendo facilitador para o estreitamento das alianças e consolidação no mercado de atuação.

Pedro Vitagliano Teixeira, diretor de controladoria 

Auren Energiaa

O Troféu Transparência é a confirmação de que a Auren Energia está seguindo o caminho certo. As divulgações feitas pelas empresas em suas demonstrações financeiras devem seguir o que estabelecem as normas brasileiras e internacionais de contabilidade, porém, quando a gente fala em transparência, não significa apenas cumprir o que está na norma contábil em relação à forma e conteúdo que as empresas têm que divulgar. A transparência vai além disso, pois passa pela definição de qual informação é relevante para o mercado, tanto do ponto de vista qualitativo quanto quantitativo, e ainda no aspecto estratégico dessa comunicação com o mercado. 

Para nossa imagem, ganhar novamente o troféu fortifica a identidade da Auren como empresa referência, quando o assunto é demonstração financeira e demonstra também que continuamos muito bem-posicionados quando o quesito é transparência.  

A transparência é essencial para o negócio. Ela é um dos pontos fundamentais nesses quesitos, pois a seriedade nos dados financeiros indica que há responsabilidade com todos os stakeholders da companhia, incluindo os próprios colaboradores, analistas e investidores, demonstrando a performance dos seus resultados e saúde financeira. 

Ricardo Tresso, gerente executivo de controladoria  

B3 – Brasil Bolsa Balcão

Ficamos muito gratos em receber o Troféu Transparência pela décima segunda vez. Esse reconhecimento mostra o esforço contínuo da nossa equipe em sempre disponibilizar informações de qualidade para os acionistas e reforça o nosso compromisso em oferecer ao mercado e à sociedade serviços confiáveis e seguros, conduzidos sempre de maneira ética e responsável. 

A transparência é um valor essencial para os negócios da B3. Temos consciência de que nossas responsabilidades passam pela relação com nossos funcionários clientes, acionistas, reguladores e com a sociedade de maneira geral. Seguimos normas e procedimentos internos que fortalecem a gestão responsável, o que inclui atuação íntegra e ações como divulgação eficaz e precisa de informações financeiras e não financeiras, além de promoção de melhores práticas de mercado para prestação de contas.  

A B3 tem uma dupla missão na pauta ASG: como companhia aberta, ser uma companhia alinhada às melhores práticas de sustentabilidade, e, como infraestrutura de mercado, induzir boas práticas ESG no mercado brasileiro. Uma das formas de trazer os resultados de forma transparência aos acionistas e toda sociedade é o Relatório Anual.  

O Relatório Anual de 2021 da B3, por exemplo, foi auditado externamente e elaborado com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), Sustainability Accounting Standards Board (SASB), International Integrated Reporting Council (IIRC) e, pela primeira vez, alinhado às recomendações da Task Force on Climate Related Financial Disclosures (TCFD). Lá foram divulgados as atualizações e o desempenho das metas de diversidade que a Companhia assumiu na operação do Sustainability Linked Bond, emitido em setembro de 2021. 

André Veiga Milanez, diretor executivo financeiro, administrativo e de relações com investidores  

CSN Mineração

Os prêmios anteriores foram recebidos pela CSN. Agora, abrimos o capital da CSN Mineração mais recentemente e recebemos esse prêmio com grande satisfação. A coordenação dos trabalhos e a manutenção do fluxo de informação necessário para elaborar as demonstrações financeiras desse porte, em um cenário de pandemia foram, sem dúvida, o principal desafio.

Apesar do trabalho ter acontecido integralmente de forma remota, tudo fluiu muito bem e com muita desenvoltura. Sempre mantivemos um ótimo relacionamento com nossos auditores externos e temos uma estrutura de tecnologia adequada para conduzir todo o processo de forma remota com a mesma transparência que sempre adotamos nos processos presenciais. 

 

Caio Marcio Martins de Araujo, gerente Geral de controladoria do Grupo CSN e CSN Mineração

Cogna Educação

Para nós, o troféu representa o resultado de muito trabalho, dedicação, esforço e comprometimento das áreas envolvidas no processo de elaboração das demonstrações financeiras e, o compromisso de transparência para com o investidor e demais stakeholders da companhia. Esse prêmio significa o reconhecimento de que estamos no caminho certo e que os investimentos que a companhia vem fazendo em pessoas, sistemas e processos estão gerando valor. 

Entendemos que sem transparência não é possível criar uma relação duradoura com nossos acionistas e demais stakeholders da companhia. Seguimos as melhores práticas do mercado, visando trazer confiabilidade, transparência e capacidade de gerar valor e retorno. Desde 2012 fazemos parte do Novo Mercado, segmento da B3 que reúne as empresas com as melhores práticas de governança, e seguimos as recomendações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).  

Somos uma empresa Full Corporation, onde não há um conjunto de acionistas controladores no comando. Aderimos à Câmara de Arbitragem para resolução de conflitos societários, o que dá maior agilidade na resolução de questionamentos societários. Listamos apenas alguns de nossos pilares de transparência, sendo que aplicamos diversas outras medidas no dia a dia de nossos negócios. 

Cesar Augusto Silva, sócio e diretor de controladoria 

Comgás

É de suma importância um reconhecimento dessa magnitude, o qual ratifica perante nossos stakeholders todo o comprometimento que a Comgás possui no relacionamento com seus clientes, funcionários, acionistas, parceiros e demais agentes da sociedade. Em 2022, a Comgás completa 150 anos de existência e recebe com grande satisfação e alegria esse reconhecimento que fortalece ainda mais o nosso compromisso com a Transparência, a Ética e as boas práticas de compliance e controles. Agrega um valor imensurável para a nossa marca e corrobora o compromisso com a nossa agenda de governança. 

A Comgás preza pela transparência em todos os seus processos e relacionamentos, seja com seus agentes internos ou externos. Na Comgás, a transparência não é para amanhã, a transparência é para hoje, e é colocada em prática em nosso cotidiano, trazendo confiança para todos aqueles que possuem contato com a nossa empresa. Esse prêmio confirma o engajamento da Comgás na construção de uma sociedade mais justa e transparente. 

Fernando Rodrigues, controller 

CTG Brasil

Receber novamente o Troféu Transparência representa o reconhecimento de nosso trabalho, além de fortalecer a evolução do nosso modelo de governança corporativa, cada vez mais alinhado às melhores práticas de mercado. Temos como premissa manter o diálogo contínuo com os nossos públicos, reforçando a transparência e promovendo melhorias de gestão.

Em 2021, conduzimos um estudo de maturidade da gestão da CTG Brasil, levando em consideração aspectos de sustentabilidade empresarial, que nos ajudou a definir metas e objetivos. Com isso, a empresa tem um planejamento claro de evolução em temáticas-chave para elevar suas práticas de governança aos melhores patamares. O recebimento do Troféu confirma que estamos no caminho certo.

Acreditamos que a transparência fortalece as práticas de governança corporativa. Por isso, a CTG Brasil adota níveis de transparência equiparados aos de uma companhia de capital aberto. Em 2021, registramos a Rio Paraná, subsidiária da empresa, como companhia aberta categoria “B” na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A prática de transparência também nos possibilita sermos vistos como uma empresa idônea, aumentando a confiança na empresa em todos os níveis – de nossos colaboradores a nossos clientes. E isso é vital para a longevidade de qualquer companhia.

Rodrigo Egreja, diretor da controladoria da CTG Brasil e CFO da Rio Paranapanema Energia

Eletrobras

O significado de receber o prêmio é o reconhecimento do esforço realizado em prestar a informação de forma fidedigna e com uma comunicação clara que possa alcançar todos os usuários, sejam eles especialistas ou não no segmento ou empresa. O valor agregado é imensurável, ainda mais nesse momento da Eletrobras, que houve a alteração do controle estatal para o privado, com a estrutura de corporation, sem controlador individual definido. Logo, a prestação de informações transparentes e com qualidade se torna cada mais relevante e cria valor para a companhia. 

A transparência é fundamental em qualquer negócio, em especial em companhias com controle pulverizado, que é o caso da Eletrobras atualmente. A transparência é a comunicação com o investidor e com o usuário da informação financeira e, com isso, reforça essa prioridade.  

Marcos José Lopes, superintendente de contabilidade 

Engie 

O prêmio reconhece o trabalho feito pela ENGIE e renova o nosso compromisso com a qualidade e transparência dos nossos negócios e de nossas demonstrações financeiras. É um orgulho trazer o Troféu novamente para casa e mais um incentivo para irmos além. Mais do que as regras contábeis, temos todas as questões relacionadas ao ESG que exigem uma divulgação ampla de diferentes aspectos dos nossos negócios. Para isso, além de benchmarks do mercado, analisamos internamente quais são os pontos centrais aos analistas de mercado, investidores e ao público em geral para oferecer informações com qualidade superior.  

A transparência contribui para que nossos stakeholders tenham uma percepção cada vez melhor do nosso compromisso com a governança e com uma gestão cada vez mais preocupada em caminhar em linha com seus valores. Isso agrega valor não somente aos negócios da ENGIE, como para todas as partes. A transparência garante ainda mais segurança aos nossos investidores na decisão de investir na companhia, assim como aos bancos financiadores, que podem oferecer créditos mais competitivos.  

Marcelo Malta, diretor financeiro 

Embraer 

O Troféu Transparência é um importante reconhecimento, já que conta com a avaliação técnica de algumas das melhores escolas de contabilidade e finanças do país. Receber novamente esse prêmio da ANEFAC e o selo de qualidade que o envolve, comprova que nossa governança corporativa e boas práticas nas demonstrações financeiras estão orientadas para a alta qualidade técnica, linguagem acessível e adequada. Esse reconhecimento é feito em um contexto de mercado cada vez mais exigente de informações qualificadas, que tragam de fato valor agregado aos seus usuários. 

Olhar para o futuro é pensar na perenidade do negócio. Nesse sentido, a informação é um ativo altamente precioso. Em um mundo cada vez mais digital, dinâmico e comunicativo, trazer informações transparentes, corretas e verificáveis geram segurança para um mercado competitivo. 

Marcos Paulo de Almeida Rosa, gerente de contabilidade corporativa  

Enel Brasil  

Este prêmio reforça ainda mais o nosso compromisso com a sociedade e a nossa capacidade de manter a solidez financeira da companhia, de forma transparente, ética e responsável. Estamos muito orgulhosos desta conquista e temos a certeza de que estamos no caminho certo, garantindo e administrando a empresa de maneira consciente e responsável, com foco no que mais importa: nossos clientes.  

A transparência é fundamental para o sucesso do nosso negócio, seja para demonstrar nossos resultados financeiros junto ao mercado e aos nossos stakeholders, seja para nos relacionarmos com nossos clientes.

Rafaelle Enrico Grandi, responsável pela área financeira 

Irani Papel e Embalagem 

Receber o Troféu Transparência pelo segundo ano consecutivo representa a consolidação do nosso trabalho. O esforço de todo um time para apresentar informações de alta qualidade e de fácil entendimento. O prêmio reforça ainda a transparência da companhia e das demonstrações financeiras. A cada ano que passa, buscamos uma forma bem didática de apresentar a empresa e as suas movimentações econômicas. Acreditamos ser fundamental para todas as partes interessadas, entender da melhor maneira possível o nosso negócio, os nossos resultados, a nossa estratégia e demais assuntos institucionais, pois esse é um caminho para gerar credibilidade e agregar ainda mais valor no mercado no longo prazo. 

A transparência é um princípio que sempre foi valorizado pela Irani. Dentro e fora da companhia. Entendemos que é por meio dela que construímos confiança e geramos ainda mais valor ao negócio.  Internamente, a transparência contribui com a motivação e o compromisso de todo o time. Fora, a transparência promove a confiança, gera credibilidade entre as partes interessadas, pois apresentamos informações claras, objetivas e acessíveis, causando um impacto positivo no mercado.  

Dessa maneira, fortalecemos nossa imagem e marca, e fomentamos nosso negócio de uma maneira sustentável. A transparência reflete a verdade, aquilo que é, o que somos, os fatos, e como tomamos as decisões. Ela contribui diretamente na construção de relações de valor e resulta em um futuro mais próspero, tanto da companhia, quanto do setor, do meio ambiente e da sociedade em geral. 

Odivan Cargnin, diretor de administração, finanças e relações com investidores  

Magazine Luiza 

Esse prêmio representa a seriedade que a empresa trata os assuntos de governança e transparência com o mercado e com o leitor das nossas demonstrações financeiras. Receber o troféu pelo 2º ano consecutivo é uma honra para nosso conselho de administração e nossos comitês, bem como para os executivos e profissionais que atuam com a divulgação das demonstrações financeiras.  

Importante ressaltar que julgamos internamente que estes últimos dois anos (2020 e 2021) foram os de maior complexidade na preparação de nossas demonstrações financeiras em toda nossa história, por dois grandes motivos: i) precisávamos divulgar os impactos da pandemia de Covid e ações nesta frente com objetividade e clareza e ii) a companhia passou por um processo de diversas aquisições societárias, como por exemplo a aquisição do KaBuM!, que nos trouxe a necessidade de uma divulgação extensa sobre o tema. Assim, sermos premiados exatamente demonstra que atingimos nosso objetivo com louvor. O valor agregado do prêmio é imenso e nos traz mais responsabilidades em relação a essa entrega tão importante. 

A transparência é um pilar fundamental da cultura organizacional do Magazine Luiza. A companhia pratica a transparência em suas ações, decisões e divulgações com todos os stakeholders desde sua fundação. Dito isto, entendemos que o futuro será sim pautado por cada vez mais transparência nas ações e divulgações. Estamos presenciando como este tema vem ganhando projeção ano a ano. Para a Magazine Luiza, esta será uma ação de continuidade. 

Valéria Luisa Abreu de Araujo, gerente de controladoria, e Eduardo Maia Leonardi, gerente de contabilidade societária 

Marcopolo 

Para a companhia, cada reconhecimento por suas ações é motivo de orgulho, principalmente quando nossas iniciativas diárias de retidão, honestidade e respeito aos nossos clientes, colaboradores e usuários de nossos produtos estão em questão. Temos como propósito a aproximação de pessoas e entendemos que só é possível a concretização com transparência e atenção a compliance e governança de nossos negócios. Agregar, novamente, ao nosso rol de títulos o Troféu Transparência fortalece ainda mais nossas atitudes diárias. 

Ao longo de nossa trajetória de mais de 70 anos, primamos por condutas transparentes, honestas e que transmitam ao mercado a nossa credibilidade, por isso acreditamos que a comunicação transparente e as iniciativas relacionadas à companhia são fundamentais para a manutenção diária do nome Marcopolo no cenário nacional e internacional. 

Pablo Freitas Motta, diretor de controladoria 

Neoenergia 

Além de ser um reconhecimento valioso, a premiação reforça nosso compromisso com a transparência de nossas ações e a qualidade das demonstrações financeiras da Neoenergia. Presente no Brasil há 25 anos, sendo atualmente uma das líderes do setor de energia no país, a Neoenergia segue as melhores práticas para apresentar um conjunto de informações mais objetivas e transparentes para o mercado.

A transparência está no centro da estratégia da Neoenergia para consolidar a companhia como a maior e mais rentável empresa de energia integrada do Brasil. A Neoenergia zela pela disponibilização de informações com tempo e prazo suficientes para que sejam analisadas detalhadamente trazendo conforto nas decisões.

Juliano Pansanato, diretor executivo de controle e planejamento

 

RD – Raia Drogasil 

Essa é a quinta vez que recebemos o prêmio ao longo de 25 anos desde que ele foi criado pela ANEFAC. A RD sempre foi reconhecida no mercado como uma referência na divulgação de suas demonstrações financeiras e o Troféu Transparência comprova isso. Mesmo assim, continua se empenhando ano após ano, para melhorar processos, ganhar mais excelência e mais transparência.  

É sempre um desafio e é preciso ter em mente que esse é um processo de longo prazo, no qual estamos sempre trabalhando. Por outro lado, é preciso lembrar que temos ativos únicos e que nos credenciam para obtermos sucesso.  

Além de oferecer aos consumidores uma experiência cada vez mais multicanal, a empresa segue investindo para que as suas farmácias aprofundem seu papel de apoiar os brasileiros em cuidar da sua saúde. Ou seja, tudo está interligado. Se a empresa é sustentável, saudável e transparente no core principal de suas atividades, as demonstrações financeiras vão refletir isso com transparência. 

A transparência tem um peso enorme para o nosso negócio. Somos uma empresa centenária, que atua no segmento de saúde e sempre foi transparente em sua trajetória. O ano de 2021 marcou o décimo aniversário da criação da RD – Raia Drogasil. A RD iniciou sua segunda década de vida em meio a uma das transformações mais ambiciosas e desafiadoras que a empresa tenha vivenciado ao longo dos seus mais de 200 anos de história combinada. 

Só uma empresa transparente conseguiria chegar até aqui em plena expansão, passando por uma transformação digital enorme para se adaptar às novas necessidades da sociedade brasileira quando se trata de saúde integral. Nós colocamos o cliente no centro do negócio e tudo o que planejamos para o futuro do negócio está baseado na experiência e no bem-estar dos nossos clientes, funcionários, fornecedores e demais stakeholders. 

Ligia Maria Mendes, diretora de controladoria  

Lojas Renner  

É com muita alegria que recebemos mais uma vez o Troféu Transparência. Temos orgulho em fazer parte da história do prêmio organizado pela ANEFAC, uma instituição reconhecida nacionalmente por estimular o diálogo sobre temas essenciais para o mundo corporativo, gerando valor para as empresas e para a sociedade. Este reconhecimento mostra que, por meio do trabalho de um time comprometido com os mais altos níveis de governança, somos capazes de levar o encantamento, principal valor da Lojas Renner, para todos os leitores das nossas demonstrações financeiras, dando visibilidade a informações relevantes e de qualidade sobre a companhia. 
 
Mais do que um valor empresarial, a transparência contribui para um ambiente corporativo mais seguro e sustentável. Em seus 57 anos de história, a Lojas Renner sempre se pautou pela transparência, alinhada à ética e à responsabilidade. Protagonizamos marcos importantes como em 2005, quando nos tornamos a 1ª corporação brasileira, com a totalidade das nossas ações negociadas na bolsa, sem nenhum acionista controlador, além de passar a integrar a listagem do Novo Mercado, o mais alto nível de governança da B3. 
 
Fomentamos a inovação em diferentes esferas do nosso ecossistema de moda e lifestyle, inclusive com a adoção de práticas pioneiras na área de Controladoria, que dá suporte à atuação da companhia, e sempre pautados pela transparência. 

Vamos continuar nessa jornada, pois a partir do momento em que a informação resultante das decisões da gestão é fornecida de forma transparente, tanto internamente quanto externamente, reforçamos a consistência no relacionamento não apenas com acionistas, mas também com nossos clientes, fornecedores e demais stakeholders. Nosso objetivo é ser um agente transformador do nosso setor, gerando valor para toda a sociedade.  

Luciano Agliardi, diretor de controladoria  

Riachuelo 

Além de um grande reconhecimento do nosso trabalho, esse prêmio referencia um dos valores da nossa cultura organizacional, que é o “Tomamos Conta”. Esse valor reforça o quanto nós, colaboradores, temos que agir com ética e responsabilização em nosso dia a dia. A companhia entende que ser transparente fortalece esse valor para os seus colaboradores e clientes, por isso o valor desse prêmio é tão importante para nós.  

Já listada em bolsa, esse ano a companhia migrou para o segmento especial da B3 conhecida como Novo Mercado, reforçando os seus compromissos com elevados padrões de Governança Corporativa e a transparência está dentro desse escopo. É isso, esse é o futuro que a companhia entende ser importante para seus stakeholders. 

 Claudia Fernandes, head de contabilidade 

Sabesp 

Pela 23ª vez, em 26 edições, continua sendo uma grande honra figurar entre as empresas vencedoras do Troféu Transparência da ANEFAC, que condecora as demonstrações financeiras mais transparentes do país. O troféu é um reconhecimento externo de que devemos continuar a nossa constante busca pela excelência no preparo das demonstrações financeiras e é um grande incentivo para todos os colaboradores, em especial, àqueles envolvidos nesse processo, agregando ainda mais valor à imagem da companhia junto a seus stakeholders e provedores de capitais.  

A transparência é um pré-requisito inerente para a continuidade salutar de qualquer negócio e, sempre foi e será imprescindível em todas as relações da Sabesp, sejam elas com nossos clientes, fornecedores, credores e acionistas. A preocupação contínua com o futuro e os desafios trazidos a reboque só evidenciam ainda mais a necessidade de transparência, aliada à clareza e objetividade na prestação das informações. Um exemplo disso é a adaptação à Lei nº 14.026/2020, que alterou o cenário no setor de saneamento brasileiro direcionando-o no sentido da ampliação da concorrência e da atração de capitais privados.  

A Sabesp é uma grande e frequente atratora de capitais privados na forma de ações e de crédito, ancorada pela transparência nas suas demonstrações e, comprovada pelo Prêmio Transparência, ela se apresenta preparada para os desafios e oportunidades que estão surgindo e ainda irão advir desse novo cenário. 

Osvaldo García, diretor financeiro  

SLC Agrícola  

O Troféu Transparência tem um significado muito importante para nós. Ele valida que estamos transmitindo de forma clara, objetiva e completa as nossas transações. E nesse ano, tem um significado ainda maior, pois, em 2021, fizemos uma combinação de negócios com a Terra Santa Agro, o que possibilitou crescermos mais de 40% na área plantada. Todo o detalhamento da transação foi esmiuçado na demonstração financeira de 2021. Foi uma transação complexa, que exigiu muita riqueza de informações.  

O troféu traz confiança ao investidor, que percebe as melhores práticas contábeis e nas demonstrações sendo utilizadas pela SLC Agrícola. O investidor busca retorno no futuro do seu investimento, e ter as informações necessárias na DF, para que possa balizar as suas decisões, traz um conforto importante nessa hora. 

Ivo Brum, diretor financeiro e de relação com investidores 

Sanepar 

Receber o troféu significa que a companhia vem apresentando nos últimos anos capacidade de atualização frente às novas demandas de comunicação com o mercado, demonstrando transparência nos seus negócios, com a publicação de seus relatórios de forma clara e objetiva, de fácil compreensão para os leitores. O Troféu Transparência agrega valor à imagem da companhia, reforçando a credibilidade dos seus negócios perante a sociedade. 

A transparência se tornou condição essencial para o modelo de negócio. As profundas mudanças pelas quais as organizações estão passando, principalmente com a adoção das práticas ESG (em tradução ASG: Ambiental, Social e Governança) reforçam a necessidade da adoção de práticas que evidenciem a transparência, como forma de atuação da companhia, trazendo assim, credibilidade e sustentabilidade ao seu negócio.  

Claudio Stabile, diretor-presidente 

Suzano 

É extremamente gratificante recebermos novamente o Troféu Transparência, pouco tempo após a combinação de negócios entre Fibria e a Suzano Papel e Celulose, que deu origem à Suzano S.A. Esta conquista reflete a nossa capacidade de integração de culturas enquanto empresa de capital aberto, além da sinergia de processos contábeis, sistemas e controles, diante da complexidade de uma transação que representou o maior M&A do setor de papel e celulose no mundo.  

São iniciativas como esta que contribuem para nos manter na busca constante pela qualidade, relevância e transparência nas informações para nossos acionistas, investidores e stakeholders em geral. O Troféu Transparência, ao nos colocar em posição de destaque junto a um grupo seleto de companhias brasileiras referências na divulgação de informações financeiras, também representa para a empresa uma responsabilidade em se manter como modelo, o que para nós é um fator de motivação constante.  

Em uma realidade na qual o acesso e o custo de capital de terceiros estão fortemente vinculados à confiabilidade das informações disponibilizadas aos investidores, a transparência é um pilar fundamental para empresas de capital aberto. Quando colocamos em perspectiva que investidores exigem um relato cada vez mais amplo pelas companhias, contemplando também aspectos ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), a importância da transparência torna-se ainda mais relevante para empresas que, como a Suzano, veem no futuro diversas oportunidades de expansão do seu negócio. 

Neste sentido, a companhia tem se dedicado a reportar suas informações de forma cada vez mais aderente aos principais frameworks internacionais hoje existentes, como por exemplo o Task Force on Climate Related Financial Disclosures (TCFD). 

Arvelino Cassaro, gerente executivo de controladoria e contabilidade

Petrobras  

Receber o Troféu Transparência pelo sexto ano consecutivo significa que estamos no caminho certo e que a empresa segue comprometida com a qualidade e transparência dos seus reportes, comunicações e demonstrações financeiras. Ao longo dos 26 anos do prêmio, fomos premiados 20 vezes, reforçando que a transparência é um valor fundamental para a companhia, assim como a ética, respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente. 

Adicionalmente, o prêmio representa o reconhecimento pelo esforço de toda a empresa em estar alinhada às mudanças que vêm sendo impostas pela sociedade, dentre elas uma agenda ambiental desafiadora para os próximos anos, cuja comunicação ativa e transparente é e será essencial para encarar este futuro. 

Transparência é um pilar fundamental para o futuro de todas as empresas e da nossa sociedade como um todo. Acreditamos que, no futuro que vislumbramos, não haverá espaço para empresas e instituições que não se pautem pela transparência. Cada vez mais, a sociedade exige transparência das companhias em suas operações e nos impactos de suas atividades sobre os seus diversos públicos de interesse.  

As exigências de um ambiente de negócios mais ético, com responsabilidade social e foco no meio ambiente e na sustentabilidade, vêm requerendo das empresas mais transparência, reforço na sua governança e nos seus controles, melhorias na sua gestão e na capacidade de comunicação. O que importa para a sociedade, importa para a Petrobras. Em resumo, o sucesso da Petrobras e das demais companhias só será alcançado com transparência, foco na sustentabilidade e resiliência necessária para alinhar a estratégia das empresas às necessidades do planeta.   

Rodrigo Araujo Alves, diretor executivo financeiro e de relacionamento com investidores  

TOTVS 

Receber o Troféu Transparência, pelo segundo ano consecutivo, é motivo de muito orgulho para nós. Este reconhecimento tangibiliza a excelência de governança que a TOTVS pratica na nossa forma de fazer negócios. Desde sua fundação, a empresa acredita que a transparência em relação às informações não é apenas fundamental para o compliance e melhores práticas corporativas, mas também um verdadeiro compromisso com a sociedade. 

Além do reconhecimento do nosso trabalho interno, o Troféu Transparência nos coloca com um grupo seleto de empresas já premiadas e nos posiciona mais uma vez como referência para o mercado, sobretudo o de tecnologia, e entre os líderes do processo de transformação do paradigma da conduta empresarial. Hoje em dia, conduzir os negócios com transparência deixou de ser apenas uma questão de ética corporativa, mas uma exigência do mercado, principalmente com o avanço da pauta ESG. 

A transparência pauta a atuação da TOTVS em todas as frentes, e nas demonstrações financeiras não poderia ser diferente. Hoje, com a necessidade de agilidade e acessibilidade às informações, é fundamental que os diferentes stakeholders possam ter acesso àquilo que as empresas e seus representantes falam e fazem, colocando a transparência em uma posição ainda mais fundamental nessa relação.  

Se antes essa necessidade era cobrada com mais frequência de alguns setores específicos, hoje é uma exigência de todos os mercados, inclusive o de tecnologia. 

Gilsomar Maia, CFO  

Vale  

A satisfação em receber o troféu é sempre imensa e renovada a cada ano como se fosse a primeira vez. Sempre buscamos a evolução do diálogo com todos os usuários das demonstrações financeiras. A premiação, vinda de uma seleção tão criteriosa, mostra que estamos no caminho certo. 

A Vale visa ser uma empresa cada vez mais transparente para aprofundar a relação de confiança que mantém com os seus públicos, gerando previsibilidade, credibilidade e engajamento. A transparência é um pilar fundamental dentro de toda a companhia que está em constante aprimoramento dos seus canais de comunicação com a sociedade, acionistas, empregados e governos. Agir com integridade e transparência é um compromisso. Para nós, ética e transparência caminham lado a lado. 

Eliane Dominguez, gerente executiva de consolidação e contabilidade  

Vibra 

Recebemos a notícia de que a Vibra, com um ano de marca, estava entre as ganhadoras do Troféu Transparência com muita alegria, felicidade e satisfação, porque, para nós, a transparência é um valor. Nós buscamos sempre agir, seja com nosso público interno, seja com os públicos de interesse, de forma transparente. Mostra que a transparência é uma bandeira, que ela faz parte do nosso modo de ser e de agir em todas as situações, com todos os nossos stakeholders.  

O prêmio agrega muito valor, pois não somente pelo reconhecimento da qualidade das informações financeiras prestadas pela companhia ao mercado, mas também como um aumento de percepção, para esse próprio mercado, mas para todos os públicos de interesse, que somos uma companhia transparente no sentido de fornecer informações que de fato tragam valor àqueles que venham a se utilizar delas. Traz confiança também para a percepção do público na companhia. 

A transparência é um valor importante e tem um peso significativo, pois permeia toda a nossa liderança e todas as nossas relações, no nosso dia a dia, no nosso relacionamento com os pares, os subordinados, os superiores, o conselho, o Comitê de auditoria e o Fiscal e todas as instâncias de governança. Nos pautamos pela transparência em todos os relacionamentos, e ela tem um peso muito importante para o nosso negócio em toda a cadeia de clientes, de fornecedores e com a sociedade que nos relacionamos, assim como as diversas ações de ESG que realizamos com a comunidade que está no nosso entorno. Tudo isso transmite, comunica essa transparência, essa sinceridade, esse comportamento genuíno que a companhia tem no sentido de agir e se posicionar de forma transparente em relação a todos seus públicos de interesse. 

Luis Cláudio Bispo, gerente executivo de contabilidade  

A cerimônia de premiação acontecerá em 25 de outubro de 2022 em São Paulo. Mais informações sobre o prêmio: anefac.org/trofeu-transparencia 

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