Previous
Next

É hora da Bandeira da Transparência da ANEFAC 

Esta época do ano é sempre muito importante para a ANEFAC. É quando iniciamos um calendário de atividades que seguem até 2023, sendo a principal delas a Bandeira da Transparência, que começa com a divulgação das ganhadoras do Troféu Transparência e vai até julho do ano que vem. Esta Bandeira inclui uma série de eventos, circuitos, ações e conteúdo que estão contemplados inclusive o Portal da Transparência, importante meio de comunicação sobre as boas práticas de governança. É uma agenda pautada em promover a transparência nas organizações levando informação e conteúdo à toda a sociedade. 

A 26ª edição do Troféu Transparência trouxe as 30 empresas mais transparentes em todo o Brasil na divulgação das suas informações por meio das demonstrações financeiras que você conhece nesta edição. Este ano, inclusive o processo de seleção das ganhadoras foi totalmente reformulado seguindo a evolução das boas práticas de governança corporativa. O prêmio chegou à marca de mais de 25 anos, cuja história você acompanha no e-book especial nesse link portaldatransparencia.org.br/e-book.  

Dado o momento atual, em que as empresas estão sendo desafiadas a não apenas parecer, mas a ser transparente sobre todas as suas ações e operações em consonância com as práticas ESG, a premiação e a Bandeira da Transparência se fazem necessárias. Juntas visam promover um conjunto de atividades que retorçam uma das principais bandeiras da ANEFAC, a transparência corporativa.  

Desenvolvida com o objetivo de contribuir para a melhoria da divulgação das informações das empresas por meio das demonstrações financeiras, mas principalmente incentivá-las a ser transparência, reúne temas fundamentais sobre os relatórios corporativos como clareza, automatização, compliance, ética, ESG, proteção de dados, sustentabilidade, adoção de princípios básicos (transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa) entre outros. A Bandeira da Transparência visa contribui para o desempenho sustentável das organizações por meio da geração e da disseminação de conhecimento das melhores práticas, visando uma sociedade melhor.  

Ela busca ainda fomentar um ambiente de negócios sadio e valorizar as empresas, além de reforçar o compromisso da ANEFAC no combate à corrupção. Esperamos que a Bandeira da Transparência se torne um compromisso e seja um fórum permanente de diálogo e conhecimento até 2023. Abaixo os principais objetivos dela: 

1. Promoção da transparência para melhoria do ambiente de negócios 

2. Aprimoramento dos relatórios empresariais principalmente das demonstrações financeiras 

3. Incentivo a divulgação dos indicadores que refletem as práticas ESG 

4. Fortalecimento das práticas de compliance e combate à corrupção 

Fique ligado no nosso site e redes sociais para conhecer todas as novidades da ANEFAC e da Bandeira da Transparência. Confira ainda nessa edição conteúdos e assuntos relevantes.  

Boa leitura!  

Marte Pelucio, presidente nacional na ANEFAC

Expediente 
A Revista ANEFAC é uma publicação da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), que fica na Rua 7 de Abril, 125 – 4º andar – Cj. 405 – CEP 01043-000 – Centro – São Paulo/SP. Os telefones para contato são 11 2808-3200 / Fax: 11 2808-3232 e o site www.anefac.org.br
Presidente nacional: Marta Pelucio 
Conselho Editorial: Conselho Editorial: Presidente Nacional, Superintendente, Presidentes Regionais, Heads, VPs e Diretor Executivo de Associados 
Presidência Regional  
São Paulo:  Carlos Aragaki 
Rio de Janeiro: Edson Teixer  
Diretorias Regionais 
Paraná: Guilherme Paludo 
Minas Gerais: Douglas Cardoso 
Rio Grande do Sul: Carlos Assumpção 
Nordeste: Marcelo Gonçalves 
Centro Oeste: Marcos Grigoleto 
Litoral Paulista: Gildo Freire  
Campinas: Fabio Antonio 
Vale do Paraíba: Dimas Santos 
Bahia: Antomar Rios 
Pernambuco: Raniery Marques 
Argentina: Matias Bedacarratz 
Colômbia: Vivian Krebs 
ÁREA TÉCNICA 
Economia:  VanDyck Silveira 
Finanças:  Guilherme Dultra 
Administração:  David Kallás 
Tributos: Roberto Fragoso 
Contabilidade:  Vera Elias 
Tecnologia:  Lilian Primo Albuquerque 
Capital Humano:  Emerson Weslei Dias 
Governança Corporativa:  Luciana Bacci
PME:  Eduardo Nunes 
ÁREA INSTITUCIONAL 
Administração e Finanças:  Marcio Silva 
Associados:  Sidney Matos 
Relações com o Mercado: Fabiana Coelho
Conselho de Administração: Antonio Carlos Machado (presidente), Milton Toledo, Amador Alonso Rodriguez, Andrew F. Storfer, Carlos Roberto Matavelli, Charles Barnsley Holland, Clóvis Ailton Madeira, Edmir Lopes de Carvalho, Gennaro Oddone, José Ronoel Piccin, Pedro Lucio Siqueira Farah, Roberto Vertamatti e Rubens Lopes da Silva   
Sede:
Superintendente:  Bolí Rosales 
Projetos e Eventos: Luciana Lima 
Relacionamento e Parcerias: Talita Dias e Viviane Marques
Associados:  Egidio Barbosa 
Marketing e Comunicação: Karina Castro 
Designer: Bianca Koike 
Financeiro/Facilities:  Maria Penha Costa 
Jornalista responsável:  Suzamara Bastos (Mtb 45.822)  e colaboração de Katherine Coutinho e Marcelo Picolo
As opiniões expressas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. Ilustrações e fotos projetadas por Freepik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.