Previous
Next

37º Prêmio ANEFAC Profissional do Ano reconhece atuação de profissionais de destaque em 2022 

Trabalho árduo, empenho e resultados precisam ser reconhecidos, tanto para destacar àqueles que têm feito boas escolhas, quanto para incentivar os demais a serem resilientes em sua própria jornada. Neste propósito, há 37 anos a ANEFAC realiza a entrega do Prêmio ANEFAC Profissional do Ano.  

E em 2022 não foi diferente. Trazendo o tema, “Líderes do presente que inspiram o futuro”, a premiação foi voltada a profissionais de três categorias: Economia & Finanças, Administração e Contabilidade. 

Um profissional para o futuro 

A presidente nacional da ANEFAC, Marta Pelucio, destacou na ocasião que, entre os desafios do mercado atualmente, todos os profissionais devem ser flexíveis e adaptáveis aos possíveis cenários que estão por vir. Além de serem capazes de motivar os times em momentos de crise e extrair deles o melhor, bem como ter agilidade para reagir rápido ao que está acontecendo. “É fundamental estar preparado para treinar as pessoas à distância diante do novo mundo, onde o trabalho remoto passou a ser a realidade. Já com relação às skills necessárias para os líderes de hoje, de amanhã e do futuro, a liderança participativa é a que destaco como diferencial para aqueles que desejam crescer e impulsionar as pessoas à sua volta”, destacou. 

Na cerimônia, que foi realizada presencialmente, durante o 24º Congresso ANEFAC, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, foram revelados os nomes dos vencedores nas três diferentes categorias da premiação. 

Economia e Finanças 

Em Economia & Finanças, a homenageada da noite foi Andrea Marques de Almeida, vice-presidente de Finanças e Estratégia do Santander Brasil.  

A profissional começou sua carreira como engenheira de produção, na fábrica de tênis da Redley. Porém, pouco tempo depois ingressou na Vale como trainee, onde trabalhou nas áreas de mesa de operações e captação. Andrea também foi gerente de riscos de mercado e depois assumiu a gerência geral, responsável também pela América Latina.  Assumiu o posto de diretora da Vale na Suíça e CFO de Metais Básicos no Canadá. Em 2018, voltou ao Brasil como Tesoureira global da Vale e em 2019 se tornou CFO da Petrobras, até sair para assumir seu cargo atual. E, além de todas as funções, é uma mãe dedicada e criou seu filho com muito empenho e amor. 

Emocionada, Andrea agradeceu à homenagem. Eu vim de uma família bem humilde, meus pais lutaram muito para que eu pudesse estudar. Sou muito grata a eles por tudo o que fizeram para mim. Também sou grata ao meu filho, que entende as minhas necessidades de viagens constantes, mesmo me questionando acerca de quando elas acabarão. Eu explico que ele é que um dia deixará de me acompanhar para seguir seu próprio caminho. Agradeço ainda ao meu time, que é muito eficiente e parceiro, e à ANEFAC. É uma honra estar aqui e sou muito feliz com o que eu faço”. 

A entrega do troféu à Andrea foi feita por Luciene Magalhães, sócia-líder de Capital Humano da KPMG no Brasil e na América do Sul. 

Administração 

Na categoria Administração, o prêmio foi para Gustavo Couto, CEO da Vamos. Engenheiro civil, pós-graduado em Marketing com MBA em Gestão de Negócios, Couto começou sua carreira na Shell, atendendo os transportadores de carga. Em 2006, foi para a Suzano e, dois anos depois, assumiu a função de diretor de Supply Chain e TI na companhia. Passou ainda pelos setores de siderurgia e operações antes de ir para a BR Distribuidora, onde atuou como diretor executivo. 

Sou muito grato por trabalhar em uma empresa na qual me identifico com os valores e isso faz toda a diferença no nosso trabalho. Agradeço especialmente à minha esposa e aos meus filhos. Houve um momento da minha vida em que eu nem conseguia pegar meu filho no colo, porque eu tinha medo de fracassar como pai, mas tive o apoio de pessoas muito especiais que me ajudaram a me superar. Hoje estou aqui também graças a elas”, afirmou em lágrimas o homenageado. 

A entrega do troféu ao Gustavo foi feita por David Fernandes, sócio da BDO. 

Contabilidade 

Já na categoria Contabilidade, o reconhecimento foi para Vania Borgerth, que possui um currículo extenso, assim como suas experiências. Contadora, com mestrado em administração pelo IBMEC e doutoranda em contabilidade e administração pela FUCAPE, possui certificação em Conselhos de Administração (IBGC), IFRS (ACCA) e MBA em Finanças (IBMEC) e em IFRS (Fipecafi). Atualmente é coordenadora da Comissão de Acompanhamento do Relato Integrado, a CBARI, membro do GT do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), é responsável pela elaboração da OCPC da CVM e professora dos cursos de pós-graduação da FUCAPE, FGV, Ibmec, Sebrae, Fipecafi e UFRJ. 

E sua carreira é repleta de realizações. No Brasil, trabalhou por 28 anos no BNDES, tendo sido a responsável pela implantação do IFRS no banco. No exterior, participa como membro do International Standards for Accounting and Reporting, a ISAR, da ONU/UNCTAD, do Consultative Group; do IFRS Foundation; do International Auditing and Assurance Standards Board, o IAASB; do International Ethics for Accountants, o IESBA; do International Integrated Reporting Council, o IIRC, entre outros. 

Em meio a tantas atividades, Vania ainda é mãe de quatro filhos e casada há 34 anos com Eduardo Borgerth, dublador responsável pelas vozes do Bruce Willis & do Visão, em Vingadores.

Na ocasião, a homenageada agradeceu à ANEFAC pela honra de ter sido agraciada como profissional do ano em uma área repleta de pessoas incríveis. Eu não tenho dúvida que hoje no Brasil temos profissionais extremamente competentes na Contabilidade, então para mim é um privilégio receber esta honraria, porque sei que de nenhuma forma mereço mais do que estes colegas de profissão. Quero agradecer à minha família, que muitas vezes foi obrigada a abrir mão da minha presença para que eu pudesse estar exercendo a minha profissão. Eu acredito que muito deste prêmio se deve à minha vontade de estar sempre aprendendo, o que é bastante importante na Contabilidade e não pretendo parar esta busca por aperfeiçoamento, porque nunca estamos prontos o bastante”, relembrou a profissional homenageada 

A entrega do troféu à Vania foi feita por Francimaria Pacheco da Silva Santos, coordenadora de Comunicação com Investidores do Valor Econômico. 

Homenageado especial 

Ao final da cerimônia, houve mais uma homenagem, um reconhecimento ao executivo Charles Holland, conselheiro da ANEFAC, que já foi ganhador do prêmio e recentemente completou 80 anos. A entrega foi feita por Antônio Carlos machado, presidente do Conselho de Administração da entidade. 

“Estou surpreso com esta homenagem. Hoje eu sou a pessoa mais antiga da ANEFAC, por incrível que pareça. E eu devo muito a esta entidade. Fizemos muitos trabalhos juntos em prol do desenvolvimento das empresas brasileiras. Mas, mesmo após tantos anos de atuação, continuamos nos reinventando”, relembrou Holland. 

One thought on “37º Prêmio ANEFAC Profissional do Ano reconhece atuação de profissionais de destaque em 2022 ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.