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Ativos intelectuais são as novas estrelas nas empresas 

Eles são os acionadores de valor, de resultados e fluxos de caixa 

O mundo mudou depois da disponibilização mundial da internet e da entrada na era digital, em 1995. As mudanças e o progresso estão aumentando exponencialmente em termos de produtividade, facilitadores, produtos e tecnologia em todos as atividades. A contabilidade continua imutável.  

O que falta para nós? Reconhecer a importância e o impacto da inteligência na nossa vida, no trabalho e produção, nas empresas, educação e valor de mercado das empresas, divulgando os principais ativos intelectuais, quais são e valores estimados pela administração. Para isso acontecer amplamente, o órgão máximo da profissão contábil, o International Accounting Standards Board (IASB) precisa regulamentar como fazer e divulgar. O pronunciamento dele está em estudos de como fazer e divulgar desde 2001. 

Isto estimula nossas iniciativas. Preferível estar substancialmente certo na obtenção das informações necessárias, do que permanecer 100% no escuro ou omissos.  

Os profissionais modernos denominam ativos intelectuais enquanto os contadores antigos denominam de ativos intangíveis.  

Os ativos intelectuais nas 500 maiores empresas abertas segundo o índice S&P EUA, representavam, em 1995, 68% do valor das empresas, e, em 2020 e em meados de 2022, 90% do valor das empresas. Muitas empresas brasileiras abertas têm mais de 60% do seu valor em ativos intelectuais. Em comum, nenhuma delas tem explicações do que se tratam nas notas explicativas às demonstrações financeiras. E de quanto valem. Estamos todos trabalhando e tomando decisões no escuro, longe da transparência e do necessário.   

No futuro, as governanças de empresas abertas, com envolvimento e ajuda dos contadores e auditores independentes, vão ser obrigadas, espero que seja logo, a divulgar os principais ativos intelectuais, bem como seus respectivos valores estimados. Já deveriam estar fazendo.  

Quando ocorrer, vai criar milhões de  empregos bem remunerados no mundo e no  Brasil. Simultaneamente criará mais confiança e credibilidade no mercado de ações. Como consequência, vai incrementar exponencialmente os investimentos nas empresas abertas. Mais investimentos significa novas empresas e empregos. É disto que necessitamos no Brasil e no mundo.   

Ninguém gosta de investir no escuro, em empresas que omitem explicações essenciais sobre como compõe o valor delas, e quais são os seus principais acionadores que fundamentam valor, seus resultados e fluxos de caixa.  

Identificação e quantificação  

Não há fórmulas mágicas hoje, nem metodologias fáceis para identificar e quantificar ativos intelectuais e nem previsão de ocorrer no futuro previsível. Hoje exige trabalho árduo e transpiração, julgamento profissional responsável e bom senso por parte de todos aqueles que tomam as decisões finais pelas empresas, e da equipe de governança com apoio dos campeões internos e ajuda externa onde reconhecem necessidade de ajuda.  

O ponto de partida de valorização das empresas abertas é o valor de mercado delas, muitas negociadas diariamente nas bolsas. Explicações sobre os valores tangíveis líquidos e os seus ajustes necessários para refletir seus valores justos é fácil. Só precisa ser feito antes de quantificar periodicamente o valor estimado fundamentado dos ativos intelectuais da empresa.  

O desafio é identificar e quantificar os ativos intelectuais, com vantagens competitivas. Quem melhor entende os negócios da empresa é a área de governança, com apoio de seus colaboradores chaves.   

Existem mais de 10.000 ativos intelectuais, para abrigar todos os tipos distintos por diferenças de objetivos de negócios, em nível mundial. Todas as entidades de negócios têm ativos intelectuais em comum e particulares milhares de outros, para suas atividades específicas de negócios e públicos-alvo, em nível mundial.  

Exemplos de ativos intelectuais que fundamentam aplicação de perpetuidade na apuração de valor de empresas através de fluxos de caixa descontados:  

  • Orgulho de pertencer, inspirador e motivador;  
  • Capacidade continuada de inovação nos processos chaves; 
  • Brilho nos olhos dos colaboradores; e 
  • Capacidade de agregadores, para fazer os ativos intelectuais trabalharem bem em conjunto, fazendo música ao invés de barulho. Vide maestros regendo orquestras. Fazem o conjunto fazer música.  

Em maior quantidade, os ativos intelectuais quantificáveis têm valor quando criam vantagens competitivas mensuráveis, em relação ao mercado sendo servido. Exemplos:  

  • Softwares inovadores de gestão, governança etc.;  
  • Aplicativos e processos geradores de vantagens competitivas nos processos chaves de vendas, produção, administração e finanças; 
  • Controles internos chave documentados funcionando nos processos de vendas, produção, administração e finanças;  
  • Recrutamento, treinamento, acompanhamento e mentoria com campeões; 
  • Uso de aplicações de inteligência artificial; e 
  • Integração de processos de automação e de robotização. 

A quantificação  dos valores acima é fundamental para apurar o valor da empresa.  

Metodologia simples para identificar os ativos intelectuais 

1º Identifique os ativos intelectuais por processos: vendas, produção, administração e finanças e depois faça benchmarking dos principais com campeões de fora – pode ser de processo de empresas que atuam em outros segmentos de negócios – só fazer para os processos mais relevantes. 

2º Obter inteligência de todos os seus fornecedores chave, incluindo dos seus fornecedores internos.  

3º Fazer plano de melhorias envolvendo a todos. 

Como quantificá-los 

Foco nos ativos intelectuais importantes;  

Selecionando times representativos para os principais processos, todos vencedores e com mentes abertas; obtendo envolvimento do setor de custos e de rentabilidade dos ativos intelectuais selecionados, para ajudar a quantificar o seu valor de mercado  individual para a sua empresa. 

Investindo muito tempo, recursos humanos e $$.  

Valor de mercado das empresas abertas é público. É ponto de  partida. 

Memória de prestação de contas da avaliação 

Desde o início, a identificação e quantificação de registros de ativos intelectuais precisa ser mantida, discriminada, por indivíduo, função, descrevendo etapas, datas de ocorrência, descobertas e recomendações, método de avaliação utilizado e como os valores foram determinados. Esses registros de backup estarão sujeitos a verificações apropriadas e serão fontes de informações para ações e o planejamento de longo prazo. 

Conclusão 

Estimule a sua empresa a abraçar logo o desafio de identificar os ativos intelectuais e de quantificá-los para sair na frente. São os acionadores de valor, de resultados e fluxos de caixas das empresas. 

Compreendê-los e dominá-los são essenciais para fornecer suporte para fazer decisões bem fundamentadas por aqueles que precisam fazê-los. 

 

Artigo escrito por Charles Holland, Conselheiro da ANEFAC, membro da Comissão de notáveis ad hoc especial de estudo e recomendações sobre ativos intelectuais  

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