Novidades
Previous
Next

Suzano, Renner e Fleury são os destaques do Troféu Transparência 2022 

Todos os anos, após a premiação das empresas ganhadoras do Troféu Transparência, são escolhidas uma empresa destaque em cada uma das categorias. Em 2022 não foi diferente. No dia 25 de outubro, durante a cerimônia, antes de fazer o anúncio dos destaques, a presidente nacional Marta Pelucio chamou ao palco integrantes da Diretoria Executiva da ANEFAC, Bolí Rosales, David Kallás e Luciana Bacci; do Comitê Técnico, Clóvis Madeira; da Comissão de Avaliação, Eric Martins, Pedro Farah e Vânia Borgerth; e da Comissão Acadêmica,  Edison Simoni e Alexandre Garcia. 

“Estou chamando ao palco todos os responsáveis por esse prêmio”, disse Marta. Ela passou a palavra a Madeira, que iniciou sua fala comentando sobre os 40 anos em que atua na ANEFAC. “O desafio deste ano foi muito especial”, ele comentou. “Nós tivemos uma equipe muito boa. Analisamos as demonstrações financeiras de quase 300 empresas. Os primeiros filtros foram um trabalho muito árduo”, relatou, acrescentando que foi muito gratificante construir esse “cesto de informações muito rico, valoroso, com as contribuições de todas as empresas participantes desse prêmio.” 

Em seguida, foi a vez de Farah comentar a qualidade do trabalho desempenhado pelos responsáveis pelo prêmio. Ele também explicou o critério aplicado para as eliminações iniciais: “Empresas cujas demonstrações tinham uma ressalva do auditor foram eliminadas”, exemplificou, esclarecendo que quaisquer indícios de falta de transparência acarretam a eliminação. “Das que restaram, selecionamos 30. Noto que a qualidade está melhorando e que as companhias estão aprimorando as informações para o mercado e para os stakeholders. Os relatórios são cada vez mais parecidos, mas é importante termos em mente que as demonstrações financeiras de uma empresa aberta são auditadas, então não nos cabe procurar erros”, prosseguiu. “A sensação de transparência é importante”, ressaltou. 

Destaque Categoria Receita Líquida abaixo de 5 Bilhões – Grupo Fleury

Depois de um certo suspense, em que a presidente Marta Pelucio brincou com as expectativas dos convidados, coube a Edison Simoni anunciar o primeiro destaque da noite: Grupo Fleury. Robson de Miranda, diretor Corporativo de Finanças da companhia, manifestou seu entusiasmo pelo reconhecimento e enalteceu o papel do time, que contornou uma crise desencadeada por um ataque cibernético e não atrasou um dia sequer a entrega das demonstrações financeiras. 

Clóvis Madeira anunciou o destaque seguinte: Lojas Renner. A exemplo do que já havia sido feito pelo time do Grupo Fleury, todos os integrantes das empresas que estavam na festa subiram ao palco e receberam o troféu das mãos da presidente Marta. O executivo Luciano Teixeira Agliardi fez um agradecimento especial à equipe e salientou que a companhia tem uma agenda ESG muito forte. 

Destaque Categoria Receita Líquida de 5 até 20 Bilhões – Lojas Renner

Destaque Categoria Receita Líquida acima de 20 Bilhões – Suzano

Por fim, o destaque da categoria com receita líquida acima de R$ 20 bilhões foi anunciado por Marta Pelucio: a companhia Suzano. Com o time todo no palco, o diretor João Vitor Zocca Moreira ressaltou a alegria de obter o reconhecimento e falou dos propósitos de “renovar” e “transformar”. Também homenageou o contador Arvelino Cassaro, que está há 39 anos na empresa e nunca deixou de inovar e se transformar no decorrer dessa trajetória. 

Vânia Borgerth e Eric Martins foram convidados pela presidente nacional Marta Pelucio a proferir algumas palavras finais. Martins falou sobre a importância de iniciativas que “colocam o Brasil no lugar que ele merece”, e Vânia ressaltou que nenhuma empresa que participa do certame é “perdedora”, porque foi muito difícil escolher as ganhadoras, dada a alta qualidade dos trabalhos apresentados. “Espero que, futuramente, estejamos olhando também as questões de sustentabilidade, para que sejamos transparentes em todos os sentidos”, ela declarou. 

Alexandre Garcia também fez sua despedida, na qual fez questão de “falar de contador para contador”, ou seja, em números: “Há mais de 300 empresas que poderiam estar aqui, mas meus parabéns a vocês 30, que se destacaram e mereceram estar aqui.” 

Marta Pelucio e Luís Artur Nogueira realizaram o fechamento do evento, registrando diversos agradecimentos e ressaltando que, em 2023, acontecerá a 27ª edição do Troféu Transparência. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.