Previous
Next

Expandindo horizontes: a cada novo ciclo, um momento marcante  

Uma longa jornada na área contábil fiscal. A história profissional de Tatiana Gama Ricci, diretora de contabilidade internacional na regional ANEFAC Campinas e analista administrativo na gerência de controladoria com atribuições também de coordenadora dos trabalhos do Relatório de Sustentabilidade na Sanasa, iniciou lá atrás como estagiária, depois como empresária de contabilidade, concurseira, contadora pública e professora. “Cresci no pequeno escritório de contabilidade da família e como tinha uma letra bonita comecei a fazer escrituração fiscal das notas de entrada de uma farmácia, a empresa que mais tinha notas fiscais, nisso já comecei a entender de CFOP e ter noções de escrituração fiscal”, relembra. 

Ter foco nos seus objetivos, estudar e experimentar são algumas das determinações que moveram a vida de Tatiana. Cursando o último ano do doutorado profissional em Controladoria e Finanças Empresariais na Universidade Presbiteriana Mackenzie, mesma instituição que em 2015 finalizou o mestrado profissional, a oportunidade de fazer ambos os cursos, para ela, é uma experiência única e muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. “São cursos que nos fornecem conhecimentos profundos e nos fazem refletir sobre problemas práticos e em como solucioná-los, fazendo uma conexão entre teoria e prática”, pontua. 

Do outro lado, ela acredita ainda no compartilhamento de conhecimento como forma para se atualizar. Sua estratégia é participar de entidades que proporcionem conhecimento e, ao mesmo tempo, discussões sobre determinados temas relacionados ao seu dia a dia, bem como a participação em grupos de estudos e associações, pois muitas vezes aquele problema que é seu pode ser também de outra empresa. “Gosto de ir a Congressos e Convenções, essas participações me ajudam a refletir sobre os meus próprios desafios, além de enriquecer meu grupo de network e troca de experiências”, explica.  

Olhando para o futuro, Tatiana acredita que o profissional do futuro é aquele que consegue ter uma visão holística da empresa com conhecimento necessário para dar suporte na superação dos desafios diários da organização, sendo fundamental o trabalho em equipe. “Além disso, os profissionais de hoje, que já estão no mercado há algum tempo, precisam se preparar para receber a nova geração, conhecendo suas demandas e anseios, estimulando o conhecimento e a aprendizagem contínua. Outro fator importante é participar de eventos e se associar a entidades que possam também colaborar com o seu desenvolvimento profissional, não pensar apenas em cumprir regras de pontuação de educação continuada e sim levar em consideração como aquela instituição pode colaborar com seu aprendizado”, alerta.  

Ao ciar como exemplo, ela explica que o contador precisa se preocupar com habilidades de gestão de equipes e soft skills, pois muitas vezes essas habilidades no curso de graduação não são tão desenvolvidas. Desta forma, mesmo depois de formados, a busca por conhecimento precisa ser constante. “Neste ponto, buscar entidades que oferecem uma rede de conhecimento e apoio é fundamental e a ANEFC tem contribuído para isso”, diz.  

Uma profissão, um mundo de oportunidades 

Tatiana atualmente é analista administrativo na gerência de controladoria na Sanasa no setor de contabilidade fiscal e coordena os trabalhos de ESG, sigla em inglês para questões ambientais, sociais e de governança, sendo uma das responsáveis pelo Relatório de Sustentabilidade. No setor de contabilidade fiscal desenvolve trabalhos relacionados com escrituração fiscal, entrega de obrigações solidárias, atendimento a auditorias externas, conciliações entre outros. Relacionado com o ESG, o desafio está em organizar as informações não financeiras e demonstrar através do Relatório de Sustentabilidade os indicadores ambientais e sociais e como é realizada a governança desses indicadores com foco no desenvolvimento sustentável. 

A paixão por dados e indicadores, na vida de Tatiana veio de cedo. Sua primeira opção de estudo, foi o curso técnico em processamento de dados, quando passou no vestibulinho do Colégio Técnico Industrial (CTI) da Unesp de Bauru. No CTI descobriu um mundo novo, com aulas de contabilidade, administração e estatística, que juntamente com os conhecimentos de linguagem de programação ajudaram a formar sua base profissional. Neste período, fez alguns estágios, passando pela Caixa Econômica Federal (CEF) e Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) daquela cidade. 

Já quando chegou a agora de fazer a escolha da faculdade, apesar de ter contadores da família e seu pai ser professor em alguns cursos técnico de contabilidade na cidade, não teve influência deles e foi uma surpresa quando souberam que iria prestar Ciências Contábeis. Mesmo sem ter os recursos necessários para pagar uma faculdade, prestou vestibular e entrou na Instituição Toledo de Ensino (ITE) em Bauru, decidiu então encarar o desafio de ser empresária da área contábil assumindo, juntamente com seu irmão e pai, o pequeno escritório da família. Nessa época estava com 18 anos. Mesmo com o escritório conseguiu realizar estágio nos Correios na área de patrimônio durante a faculdade, pois tinha muita vontade de conhecer um ambiente profissional diferente do familiar. Terminou a faculdade no final de 2001.  

Depois de formada, fez uma especialização na PUC, em São Paulo, de Gestão Empresarial, um curso rápido de quatro meses, que foi bem interessante pelo fato de nunca ter saído da sua cidade natal, as aulas eram às segundas-feiras no período da noite, perto do terminal Barra Funda. Ela convenceu uma amiga para ir junto de ônibus toda semana para São Paulo e voltavam de madrugada para trabalhar no outro dia. “Ser empresária de contabilidade me proporcionou conhecer diversos tipos de empresas e entender o funcionamento de vários setores, desenvolvendo trabalhos desde a abertura até o encerramento o seu fechamento, bem como a elaboração de folha de pagamento, trabalhos de contabilidade e fiscal, além de experiência de gestão de recursos e de equipes”, avalia. 

Quatro anos depois de formada seu marido teve uma oportunidade importante de trabalho na cidade de Taubaté-SP, e Tatiana decidiu acompanhá-lo. A decisão difícil foi a de deixar o escritório e iniciar um novo desafio, o de estudar para concurso público. Em Taubaté, teve a oportunidade de se dedicar aos estudos em tempo integral. Este novo desafio não foi fácil, iniciou com algumas reprovações, mas com o passar do tempo e dedicação aos estudos foi possível entender as matérias, fazer melhor as provas, começando assim as aprovações, uma delas, em 2009, na Câmara Municipal da cidade como contadora pública. Lá desenvolveu trabalhos em contabilidade pública e iniciou uma Pós-Graduação da Lei de Responsabilidade Fiscal, conhecendo as regras de transparência da administração pública e o funcionamento da contabilidade pública na prática. 

Em 2011, uma nova transferência do marido, desta vez, os levava à Campinas-SP, onde prestou concurso para analista administrativo na Sanasa. A prova foi na mesma semana em que se mudou. Sendo um concurso com duas fases, no qual conseguiu a primeira colocação e, em 23 de maio de 2011, reiniciou sua carreira em uma nova empresa e cidade no cargo de analista administrativo no setor de contabilidade fiscal. Na cidade concluiu, em 2015, o mestrado profissional, o que abriu portas para iniciar na carreira acadêmica. Ministrou aulas para cursos de pós-graduação e cursinho para a exame de suficiência do CFC em algumas instituições da cidade (SENAC, Metrocamp e Unisal) entre os anos de 2015 e 2020, nas matérias de Contabilidade Pública, Planejamento Tributário e Custos.  

Em 2020, iniciou o curso de doutorado profissional e com a dedicação aos estudos do doutorado precisou abrir mão da rotina de ministrar aulas, porém contina com palestras, workshops ou como convidada para participar em algumas matérias de colegas que se mantêm na atividade acadêmica.  

“Na Sanasa, por ser uma empresa ligada diretamente com o meio ambiente, comecei a refletir sobre o impacto de outros capitais e não apenas o financeiro em suas atividades, tais como o capital natural e social. Iniciei estudos relacionados com o Relatório de Sustentabilidade e o Relato Integrado e como nós contadores podemos contribuir para as informações não financeiras e o desenvolvimento sustentável da empresa, desta forma tive a oportunidade de ser coordenadora do Grupo de Sustentabilidade e hoje ser uma das coordenadoras do Grupo Gestor de ESG, sendo a responsável pela utilização das normas de GRI e do Framework do IIRC para Relato Integrado no Relatório de Sustentabilidade”, avalia Tatiana. 

Ela acredita que a empresa pode ter sua continuidade prejudicada se não estiver levando os impactos ambientais e sociais para a tomada de decisões no seu negócio e os profissionais de contabilidade e finanças têm plena capacidade, habilidade e conhecimentos para auxiliar a empresa para o desafio de ESG e o seu desenvolvimento sustentável.   

“Adoro caminhar, andar de bicicleta, ler, ficar em casa com o marido com nossas plantas e pets. Gosto de viajar para Bauru para rever a família e amigos, local onde encontro meu porto seguro. Meu sonho é terminar o doutorado e conseguir conciliar a atividade profissional na empresa em que trabalho com a atividade acadêmica, para assim poder compartilhar experiências e conhecimentos. Ser professora é um grande privilégio e nos fornece uma grande oportunidade de aprendizado”, finaliza Tatiana.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.