Chegamos ao final do primeiro trimestre do ano. Períodos assim, onde ocorre o término de um ciclo, servem para fazermos balanços, reavaliarmos cenários e corrigirmos a rota. Aqui, na ANEFAC, completamos os primeiros meses da nossa diretoria à frente da entidade. Nesta edição trazemos vários conteúdos sobre as nossas estratégias e as transformações que estão acontecendo na entidade, bem como análises e avalições sobre os primeiros meses nas esferas econômicas e políticas.
Esse período também nos faz pensar em futuro. Ao pensarmos na história da humanidade, vemos que mudanças sempre aconteceram, a diferença é que umas têm mais efeitos do que outras. Algumas têm efeitos profundos e duradouros na vida de milhões de pessoas, numa população inteira e até mesmo nas gerações futuras.
O fato agora é que temos duas grandes mudanças acontecendo, uma relacionada a revolução tecnológica, que até parece vitrola furada, mas é verdade, pois a cada segundo surge alguma tecnologia capaz de impactar o mundo todo. Até pouco tempo não se falava em outra coisa a não ser o metaverso, agora não se fala em outra coisa a não ser o Chat GPT.
A segunda grande mudança está relacionada as mudanças climáticas. O mundo agora está aquecendo mais rapidamente do que em qualquer outro momento registrado na história. É o resultado de anos de atividades humanas que afetam cada vez mais o clima e a temperatura da Terra, com enormes quantidades de gases de efeito estufa liberados na atmosfera, aumentando o efeito estufa e o aquecimento global.
Sob essas duas perspectivas, a grande pergunta que ecoa no ecossistema corporativo é como alinhar a evolução necessária para o crescimento com um desenvolvimento sustentável? A resposta não é simples, mas ela é necessária de ser encontrada. Um ponto de equilíbrio talvez seja a chave.
Por isso, o Congresso ANEFAC, que chega a sua 25ª edição e acontecerá de 17 a 20 de maio, no Vale Suíço Resort, em Itapeva/MG, traz como temática “Um novo olhar: por que agregar o foco socioambiental ao financeiro”. A programação inclui temas relacionados a relatórios de sustentabilidade e os objetivos de desenvolvimento sustentável, mercado de carbono, contabilidade 5.0, ChatGPT, entre outros. Nesta edição da Revista ANEFAC, você encontra algumas reportagens sobre esses assuntos, inclusive uma retrospectiva desses 25 anos do evento.
Uma grande questão também neste contexto é o capital humano, que passa a ser o fio condutor para todas as mudanças necessárias. Nesta edição também estão os ganhadores do Prêmio ANEFAC Profissional do Ano, que tem como tema: “Executivos que enxergam além: transformando negócios e mudando vidas”.
Por fim, um apanhado geral do que é tendência nas áreas de finanças/economia, administração, contabilidade, tributos, carreiras, liderança e muitos outros assuntos igualmente relevantes, abordados nas demais reportagens.
Boa leitura!
David Kallás – Presidente Nacional ANEFAC
Expediente
A Revista ANEFAC é uma publicação da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), que fica na Rua 7 de Abril, 125 – 4º andar – Cj. 405 – CEP 01043-000 – Centro – São Paulo/SP. Os telefones para contato são 11 2808-3200 / Fax: 11 2808-3232 e o site www.anefac.org.br.
Presidente nacional: David Kallás
Conselho Editorial: Conselho Editorial: Presidente Nacional, COO, Presidentes Regionais, Heads, VPs e Diretor Executivo de Associados
Presidência Regional
São Paulo: Carlos Aragaki
Rio de Janeiro: Edson Teixer
Diretorias Regionais
Paraná: Guilherme Paludo
Minas Gerais: Douglas Cardoso
Rio Grande do Sul: Carlos Assumpção
Nordeste: Marcelo Gonçalves
Centro Oeste: Marcos Grigoleto
Litoral Paulista: Gildo Freire
Campinas: Fabio Antonio
Vale do Paraíba: Dimas Santos
Bahia: Antomar Rios
Pernambuco: Raniery Marques
Argentina: Matias Bedacarratz
Colômbia: Vivian Krebs
ÁREA TÉCNICA
Economia: VanDyck Silveira
Finanças: Guilherme Dultra
Administração: Alexandre Velilla
Tributos: Roberto Fragoso
Contabilidade: Vera Elias
Empreendedorismo & Startups: Lilian Primo Albuquerque
Capital Humano: Emerson Weslei Dias
Governança Corporativa: Luciana Bacci
PME: Eduardo Nunes
ÁREA INSTITUCIONAL
Administração e Finanças: Marcio Silva
Relações com o Mercado: Fabiana Coelho
Conselho de Administração: Antonio Carlos Machado (presidente), Marta Pelucio, Milton Toledo, Amador Alonso Rodriguez, Andrew F. Storfer, Carlos Roberto Matavelli, Charles Barnsley Holland, Clóvis Ailton Madeira, Edmir Lopes de Carvalho, Gennaro Oddone, José Ronoel Piccin, Pedro Lucio Siqueira Farah, Roberto Vertamatti e Rubens Lopes da Silva
Sede:
COO: Bolí Rosales
Gestão de Relacionamento: Talita Dias
Executiva de Relacionamento e Parcerias: Viviane Marques
Analista de Projetos: Luciana Lima
Estágiária de Projetos: Hellen Spessato
Associados: Egidio Barbosa
Designer: Callu Salles
Financeiro/Facilities: Maria Penha Costa e Gabriel Mesquita
Jornalista responsável: Suzamara Bastos (Mtb 45.822) colaboração de Katherine Coutinho
Fotógrafos: Renato Souza e Caio Quiervo