Previous
Next

Um olhar para o futuro  

Chegamos ao final do primeiro trimestre do ano. Períodos assim, onde ocorre o término de um ciclo, servem para fazermos balanços, reavaliarmos cenários e corrigirmos a rota. Aqui, na ANEFAC, completamos os primeiros meses da nossa diretoria à frente da entidade. Nesta edição trazemos vários conteúdos sobre as nossas estratégias e as transformações que estão acontecendo na entidade, bem como análises e avalições sobre os primeiros meses nas esferas econômicas e políticas.    

Esse período também nos faz pensar em futuro. Ao pensarmos na história da humanidade, vemos que mudanças sempre aconteceram, a diferença é que umas têm mais efeitos do que outras. Algumas têm efeitos profundos e duradouros na vida de milhões de pessoas, numa população inteira e até mesmo nas gerações futuras. 

O fato agora é que temos duas grandes mudanças acontecendo, uma relacionada a revolução tecnológica, que até parece vitrola furada, mas é verdade, pois a cada segundo surge alguma tecnologia capaz de impactar o mundo todo. Até pouco tempo não se falava em outra coisa a não ser o metaverso, agora não se fala em outra coisa a não ser o Chat GPT. 

A segunda grande mudança está relacionada as mudanças climáticas. O mundo agora está aquecendo mais rapidamente do que em qualquer outro momento registrado na história. É o resultado de anos de atividades humanas que afetam cada vez mais o clima e a temperatura da Terra, com enormes quantidades de gases de efeito estufa liberados na atmosfera, aumentando o efeito estufa e o aquecimento global.       

Sob essas duas perspectivas, a grande pergunta que ecoa no ecossistema corporativo é como alinhar a evolução necessária para o crescimento com um desenvolvimento sustentável? A resposta não é simples, mas ela é necessária de ser encontrada. Um ponto de equilíbrio talvez seja a chave.  

Por isso, o Congresso ANEFAC, que chega a sua 25ª edição e acontecerá de 17 a 20 de maio, no Vale Suíço Resort, em Itapeva/MG, traz como temática “Um novo olhar: por que agregar o foco socioambiental ao financeiro”. A programação inclui temas relacionados a relatórios de sustentabilidade e os objetivos de desenvolvimento sustentável, mercado de carbono, contabilidade 5.0, ChatGPT, entre outros. Nesta edição da Revista ANEFAC, você encontra algumas reportagens sobre esses assuntos, inclusive uma retrospectiva desses 25 anos do evento. 

Uma grande questão também neste contexto é o capital humano, que passa a ser o fio condutor para todas as mudanças necessárias. Nesta edição também estão os ganhadores do Prêmio ANEFAC Profissional do Ano, que tem como tema: “Executivos que enxergam além: transformando negócios e mudando vidas”.  

Por fim, um apanhado geral do que é tendência nas áreas de finanças/economia, administração, contabilidade, tributos, carreiras, liderança e muitos outros assuntos igualmente relevantes, abordados nas demais reportagens. 

Boa leitura! 

David Kallás – Presidente Nacional ANEFAC

 

 

Expediente

A Revista ANEFAC é uma publicação da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), que fica na Rua 7 de Abril, 125 – 4º andar – Cj. 405 – CEP 01043-000 – Centro – São Paulo/SP. Os telefones para contato são 11 2808-3200 / Fax: 11 2808-3232 e o site www.anefac.org.br.   

Presidente nacional: David Kallás 

Conselho Editorial: Conselho Editorial: Presidente Nacional, COO, Presidentes Regionais, Heads, VPs e Diretor Executivo de Associados   

Presidência Regional    

São Paulo:  Carlos Aragaki   

Rio de Janeiro: Edson Teixer    

Diretorias Regionais   

Paraná: Guilherme Paludo   

Minas Gerais: Douglas Cardoso   

Rio Grande do Sul: Carlos Assumpção   

Nordeste: Marcelo Gonçalves   

Centro Oeste: Marcos Grigoleto   

Litoral Paulista: Gildo Freire    

Campinas: Fabio Antonio   

Vale do Paraíba: Dimas Santos   

Bahia: Antomar Rios   

Pernambuco: Raniery Marques   

Argentina: Matias Bedacarratz   

Colômbia: Vivian Krebs   

ÁREA TÉCNICA   

Economia:  VanDyck Silveira   

Finanças:  Guilherme Dultra   

Administração:   Alexandre Velilla   

Tributos: Roberto Fragoso   

Contabilidade:  Vera Elias   

Empreendedorismo & Startups:  Lilian Primo Albuquerque   

Capital Humano:  Emerson Weslei Dias   

Governança Corporativa:  Luciana Bacci  

PME:  Eduardo Nunes   

ÁREA INSTITUCIONAL   

Administração e Finanças:  Marcio Silva   

Relações com o Mercado: Fabiana Coelho  

Conselho de Administração: Antonio Carlos Machado (presidente), Marta Pelucio, Milton Toledo, Amador Alonso Rodriguez, Andrew F. Storfer, Carlos Roberto Matavelli, Charles Barnsley Holland, Clóvis Ailton Madeira, Edmir Lopes de Carvalho, Gennaro Oddone, José Ronoel Piccin, Pedro Lucio Siqueira Farah, Roberto Vertamatti e Rubens Lopes da Silva     

Sede:  

COO:  Bolí Rosales   

Gestão de Relacionamento: Talita Dias  

Executiva de Relacionamento e Parcerias: Viviane Marques  

Analista de Projetos: Luciana Lima   

Estágiária de Projetos: Hellen Spessato

Associados:  Egidio Barbosa   

Designer: Callu Salles   

Financeiro/Facilities:  Maria Penha Costa   e Gabriel Mesquita

Jornalista responsável:  Suzamara Bastos (Mtb 45.822)   colaboração de Katherine Coutinho   

Fotógrafos:  Renato Souza e Caio Quiervo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.