Previous
Next

Grendene: As informações divulgadas nas demonstrações financeiras devem se conectar com o propósito 

Para a Grendene S.A., receber o Troféu pela 5ª vez (2015, 2016, 2017, 2019 e 2023) demonstra que o caminho adotado para a transparência na elaboração das Demonstrações Financeiras está correto, facilitando e disponibilizando ao leitor e ao mercado as informações da companhia de forma mais compreensível e acessível, de maneira íntegra e simples, alinhada com seus Pilares Estratégicos, que incluem Rentabilidade, Pessoas, Consumidor, Sustentabilidade e Inovação. Gisele Carina Pistore Pereira, Gerente de Controladoria da empresa, destaca ainda esse alinhamento com o Protagonismo e a Colaboração entre todas as pessoas que fazem a diferença. 

Segundo ela, a forma de comunicar e disponibilizar as informações ao mercado de maneira transparente está diretamente ligada à responsabilidade com funcionários, fornecedores, clientes, comunidade e stakeholders. “Comunicamos abertamente o nosso modo de gerenciar com a governança corporativa da companhia, as políticas e os comitês, a fim de continuar garantindo a integridade das nossas informações e ações. Adicionalmente, a colaboração e o aprendizado contínuos são aplicados diariamente para apresentarmos informações mais objetivas e claras ao mercado”, diz ela. 

As demonstrações financeiras de 2022 da Grendene apresentaram um novo layout, integrando políticas corporativas e contábeis em cada nota explicativa, vinculando a governança e conectadas com as normas legais e societárias, e associando o pilar Societário/Legal ao pilar Negócios. Ou seja, apresentaram as normas internacionais de contabilidade conectadas aos negócios, especialmente no setor de moda e calçados da Grendene S.A. Adicionalmente, a constante colaboração entre a equipe, com análises críticas e estudos, se reflete na atualização e inovação, servindo como direcionadores para as mudanças necessárias que percebemos como essenciais para a transparência, simplicidade e acessibilidade das demonstrações financeiras. 

Para 2023 e 2024, os planos da Grendene focam na aprendizagem contínua e na conexão das práticas internas aos negócios da empresa. Pereira ressalta a importância de entender as diferentes normas contábeis e como elas se aplicam aos negócios da companhia. Além disso, a Grendene busca integrar a diversidade de seus colaboradores e da comunidade em suas ações, com um olhar atento à sustentabilidade e ao meio ambiente. 

“Por fim, nossas Demonstrações Financeiras, além do Relatório da Administração, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado, Notas Explicativas e Relatório dos Auditores Independentes, precisam se conectar com o propósito da Grendene, que é “Fazer moda acessível e sustentável, de forma criativa, valorizando as relações”, finaliza Pereira. 

Gisele Carina Pistore Pereira, Gerente de Controladoria da Grendene

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.