Previous
Next

“É importante estar sempre aberto a novas experiências”, diz Arvelino Cassaro ao completar 40 anos na Suzano 

“Com minha experiência, percebi a importância da contabilidade como ferramenta fundamental para a gestão eficaz das empresas. A contabilidade não se limita apenas a cumprir obrigações regulatórias, fiscais e legais, mas também é uma importante aliada na tomada de decisões estratégicas, fornecendo informações precisas e confiáveis aos gestores”, relata Arvelino Cassaro, gerente executivo de controladoria na Suzano, ao completar 40 anos na empresa. 

Ao longo de sua carreira, ele buscou constantemente se atualizar e se manter informado sobre as novas tendências e tecnologias na área contábil. Isso permitiu a ele aplicar novos métodos e ferramentas para otimizar os processos contábeis e garantir a eficiência e eficácia do departamento contábil onde atuou. 

Cassaro acredita que a contabilidade desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa e está orgulhoso por ter contribuído para o avanço e desenvolvimento dessa área ao longo dos anos. “Espero continuar aplicando meus conhecimentos e experiências para aprimorar ainda mais a contabilidade dentro das organizações, ajudando a impulsionar o crescimento e a sustentabilidade dos negócios”, afirma. 

Sua história começou em 1993, com a emissão de American Depositary Receipts (ADRs) pela Aracruz Celulose, onde aprendeu muito em uma experiência desafiadora. Em 2008, a crise dos derivativos foi desencadeada pela quebra do banco de investimento Lehman Brothers, impactando globalmente diversos setores da economia e provocando uma queda drástica nos mercados financeiros. Um ano depois, a Aracruz Celulose faliu devido a operações especulativas com derivativos de câmbio, o que levou à sua incorporação pela Fibria, formando a maior empresa de celulose do mundo. 

Já em 2018, a Fibria se fundiu com a Suzano para criar a Suzano Papel e Celulose, fortalecendo ainda mais a posição da empresa no mercado global de celulose e papel. Neste período de tantas mudanças, ele conta que teve que se adaptar a novas culturas e líderes diferentes. 

Cassaro relata que todos esses anos na mesma empresa foram uma experiência incrível e gratificante, estar junto da empresa e fazer parte de seu crescimento por tantos anos. “Pude acompanhar de perto as mudanças, os desafios e as conquistas da organização e me sinto muito orgulhoso por ter contribuído, de alguma forma, para o seu sucesso. Fazer parte de uma equipe unida e comprometida, ver ideias se transformando em projetos bem-sucedidos e crescer profissionalmente junto com a empresa foram momentos marcantes e enriquecedores para minha carreira. É uma grande satisfação fazer parte de uma história de sucesso e participar ativamente do desenvolvimento e evolução da empresa ao longo dos anos”, explica. 

Ao concluir, ele enfatiza que sempre há algo novo para aprender e aprimorar. “É importante estar sempre aberto a novas experiências, conhecimentos e desafios, pois é assim que crescemos e evoluímos, tanto pessoal quanto profissionalmente. Nunca devemos nos acomodar com o que já sabemos, mas sim buscar constantemente nos desenvolver e nos superar”, finaliza. 

Arvelino Cassaro, gerente executivo de controladoria na Suzano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.