Esta época do ano é sempre muito importante para a ANEFAC. É quando iniciamos um calendário de atividades que seguem até 2023, sendo a principal delas a Bandeira da Transparência, que começa com a divulgação das ganhadoras do Troféu Transparência e vai até julho do ano que vem. Esta Bandeira inclui uma série de eventos, circuitos, ações e conteúdo que estão contemplados inclusive o Portal da Transparência, importante meio de comunicação sobre as boas práticas de governança. É uma agenda pautada em promover a transparência nas organizações levando informação e conteúdo à toda a sociedade.
A 26ª edição do Troféu Transparência trouxe as 30 empresas mais transparentes em todo o Brasil na divulgação das suas informações por meio das demonstrações financeiras que você conhece nesta edição. Este ano, inclusive o processo de seleção das ganhadoras foi totalmente reformulado seguindo a evolução das boas práticas de governança corporativa. O prêmio chegou à marca de mais de 25 anos, cuja história você acompanha no e-book especial nesse link portaldatransparencia.org.br/e-book.
Dado o momento atual, em que as empresas estão sendo desafiadas a não apenas parecer, mas a ser transparente sobre todas as suas ações e operações em consonância com as práticas ESG, a premiação e a Bandeira da Transparência se fazem necessárias. Juntas visam promover um conjunto de atividades que retorçam uma das principais bandeiras da ANEFAC, a transparência corporativa.
Desenvolvida com o objetivo de contribuir para a melhoria da divulgação das informações das empresas por meio das demonstrações financeiras, mas principalmente incentivá-las a ser transparência, reúne temas fundamentais sobre os relatórios corporativos como clareza, automatização, compliance, ética, ESG, proteção de dados, sustentabilidade, adoção de princípios básicos (transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa) entre outros. A Bandeira da Transparência visa contribui para o desempenho sustentável das organizações por meio da geração e da disseminação de conhecimento das melhores práticas, visando uma sociedade melhor.
Ela busca ainda fomentar um ambiente de negócios sadio e valorizar as empresas, além de reforçar o compromisso da ANEFAC no combate à corrupção. Esperamos que a Bandeira da Transparência se torne um compromisso e seja um fórum permanente de diálogo e conhecimento até 2023. Abaixo os principais objetivos dela:
1. Promoção da transparência para melhoria do ambiente de negócios
2. Aprimoramento dos relatórios empresariais principalmente das demonstrações financeiras
3. Incentivo a divulgação dos indicadores que refletem as práticas ESG
4. Fortalecimento das práticas de compliance e combate à corrupção
Fique ligado no nosso site e redes sociais para conhecer todas as novidades da ANEFAC e da Bandeira da Transparência. Confira ainda nessa edição conteúdos e assuntos relevantes.
Boa leitura!
Marte Pelucio, presidente nacional na ANEFAC