Novidades
Previous
Next

ESG, cultura da felicidade, metaverso e tendências econômicas e políticas conduziram o 24º Congresso ANEFAC 

Evento, que é o maior congresso de executivos do Brasil, ocorreu no formato presencial com muita interatividade

Marta Pelucio, presidente nacional da ANEFAC

De 19 a 22 de maio, aconteceu em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, o Congresso ANEFAC. O evento não era realizado no formato presencial desde 2019. Com o tema “De volta para o futuro”, a discussão girou em torno de como as empresas e os executivos devem lidar com a complexidade de um mundo em transformação e buscar ideias e soluções para pavimentar a jornada para o futuro. A abertura oficial foi realizada pela presidente nacional, Marta Pelucio. “Embora a pandemia ainda não tenha terminado, o avanço da medicina e as vacinas nos permitem hoje estarmos aqui para compartilhar bons momentos nesse congresso”. 

A primeira palestra, do dia 20 de maio, abordou como integrar o ESG à cultura corporativa com a participação de Carolina da Costa, partner & head of ESG Investiment da Mauá Capital, Raquel Coutinho, carbon quantification and transparency manager da Petrobras, e Aline Louise, executiva de ESG e responsabilidade social da Eneva. Para elas, cada um deve olhar para dentro e traduzir essa agenda de acordo com o negócio.  

Em seguida, aconteceu o painel sobre as tendências econômicas e políticas, apresentado por Carlos Melo, cientista político do Insper, e VanDyck Silveira, CEO da Trevisan, e mediação de Guilherme Dultra, diretor de finanças pessoais da ANEFAC. O debate tratou sobre os possíveis cenários para o Brasil em 2022 e 2023. Para os especialistas, independente do cenário político que se desenvolver esse ano, o próximo ano será muito difícil para o país devido a conjuntura macroeconômica internacional.  

Para encerrar a programação de conteúdo técnico desse dia, aconteceu o painel sobre metaverso, um dos temas mais falados do momento com Thammy I. Marcato, Co-founder da Leap e sócia diretora da KPMG, Vanessa Donnianni Aguirra, CEO da Multifaces Comunicação, e Tassio Gil, CEO da SofTrends. Os especialistas trouxeram algumas perspectivas e alguns desafios que estão se desenrolando com a chegada do metaverso, mas o maior deles é entender como cada negócio pode ou não estar dentro desse novo ambiente.  

Já no dia 21, a manhã de conteúdo técnico começou de forma muito especial, com o painel dos executivos ganhadores do Prêmio ANEFAC Profissional do Ano, Andrea Almeida, do Santander, Gustavo Couto, do Grupo Vamos, e Vania Borgerth, board member, além da mediação de Gennaro Oddone, conselheiro da ANEFAC.  

Dentre os principais conceitos abordados, o de que a liderança é um caminho que deve ser construído dentro das competências de cada um. Diante de um mundo em transformações, entender a cultura da empresa que está inserido, além dos impactos que o ambiente traz aos negócios diariamente é extremamente importante. 

Em seguida, ocorreu o painel felicidade corporativa com Luciene Magalhães, head of Human Capital and Insurance Partner da KPMG Brasil, Sandra Teschner, chief happiness officer do Instituto Happiness do Brasil, e Emerson W. Dias, vice-presidente de capital humano da ANEFAC, e mediação de David Kallas, vice-presidente de administração da ANEFAC. Olhar para as pessoas com a finalidade de transformá-las de acordo com as suas capacidades e necessidades é uma forma de contribuir para a felicidade delas dentro das organizações.  

O enceramento do conteúdo técnico foi realizado pela presidente nacional da ANEFAC, Marta Pelucio, que agradeceu a participação dos presentes. Durante o evento ainda foram realizadas várias atividades interativas, como a Copa ANEFAC Grupo SBF de Futebol. Entre as empresas que patrocinaram a 24ª edição do Congresso ANEFAC, BDO, Crowe, Eneva, FECAP, Fucape Bussiness School, Grupo SBF, KPMG, Magna Contabilidade, Movida, Omni11, Petrobras e Governo Federal, Praesum, Russell Bedford, Tech6 Group, Valor Econômico e Yazo.  

Nos quatro dias de evento foram realizados painéis técnicos e atividades imersivas, com destaques como o Metaverso, o ESG e as principais tendências econômicas, políticas e tecnológicas para os próximos anos. 

Cerimônia Prêmio ANEFAC Profissional do Ano 

Com o tema, “Líderes do presente que inspiram o futuro”, a cerimônia do Prêmio ANEFAC Profissional da Ano aconteceu dia 20 de maio no Congresso ANEFAC. Os ganhadores premiados foram em Finanças: Andrea Almeida, vice-presidente de Finanças e Estratégia do Santander Brasil; em Administração: Gustavo Couto, CEO do Grupo Vamos; em Contabilidade: Vania Borgerth, board member. 

Há quase quatro décadas, o Prêmio ANEFAC Profissional do Ano escolhe anualmente os melhores executivos levando em conta sua participação, dedicação e liderança profissional. Não à toa, se firmou como uma das mais consolidadas e importantes premiações profissionais, sendo respeitada, aclamada e motivo de orgulho aos escolhidos. 

Emocionados, Andrea, Gustavo e Vania se disseram muito honrados e felizes por estarem sendo premiados pela ANEFAC e agradeceram as suas famílias, amigos e equipes. 

Homenagens e participações  

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSP), José Aparecido Maion, representou as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo na abertura do evento. Ele parabenizou a presidente Marta Pelucio, os presidentes regionais, diretores e toda equipe da ANEFAC pela organização do evento. 

“A ANEFAC, do alto dos seus 54 anos de existência, nos apresenta neste evento o lema – “De volta para o futuro” – que não poderia ser mais apropriado ao período em que vivemos porque agora estamos realmente começando a nos permitir pensar e planejar o futuro novamente”, destacou o presidente do CRCSP. 

José Aparecido Maion, presidente do CRCSP

Na cerimônia do Prêmio ANEFAC Profissional do Ano, a entidade homenageou o conselheiro Charles Holland, que está há muitos anos na ANEFAC e que completou 80 anos durante o Congresso. Antonio Carlos Machado, presidente do conselho de administração da ANEFAC, entregou uma placa ao homenageado. 

Já Ariovaldo dos Santos, professor da FEA-USP, recebeu uma homenagem de Antonio Carlos Machado e Marta Pelucio, pelos 25 anos de sua atuação com o Troféu Transparência. “Com certeza foi uma grande jornada essa do Troféu Transparência, que pude coordenar por todos esses anos, inúmeros foram os profissionais que estiveram com a gente nesse processo e temos muito que agradecer a todos”, disse.  

Interação por meio de plataforma gamificada 

Para reforçar o engajamento entre os participantes, foi utilizada a gamificação no APP ANEFAC. Ao interagir nas plenárias e entre si, os inscritos ganharam pontos e na festa de encerramento receberam um prêmio.  

Atividades extras 

Durante o evento foram realizadas várias atividades de interativa e relacionamento, como o bingo e Copa ANEFAC Grupo SBF de futebol que entrou um troféu ao time vencedor, ao artilheiro e ao melhor goleiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.